Publicado 03/04/2021 - 17h25 - Atualizado 03/04/2021 - 17h25

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular


A carta assinada por seis políticos graduados em apoio à preservação da democracia -, às vésperas do 31 de março -, traz, em suas mal traçadas linhas, algo muito além de simples manifestação cívico-ideológica. Entre as folhas pautadas da missiva, Henrique Mandetta, João Doria, Luciano Huck, Ciro Gomes, João Amoedo e Eduardo Leite, aparentam estar, em verdade, montando frente de candidatos à Presidência para tentar barrar a polarização entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, em 2022.
Toda força para a vacina
O vereador campineiro Nelson Hossri propôs medida interessante à Mesa Diretora da Câmara Municipal: ele quer que os recursos financeiros que vierem a ser economizados pelo Legislativo em 2021, sejam revertidos aos cofres da Prefeitura para a compra de doses de vacina anti-covid-19. “Esse dinheiro é do povo e deve ser revertido a ele, na forma de proteção à saúde”. Nas redes sociais, Nelson Hossri é ferrenho defensor da Cloroquina.
"O momento é o de unir forças e ir atrás de mais vacinas e leitos hospitalares", Vereador Zé Carlos, presidente da Câmara de Campinas
NOVA INVESTIDA
O êxito alcançado com a visita ao Ministério da Saúde, há um mês, incentivou o presidente da Câmara Municipal de Campinas, Zé Carlos (PSB), a reunir, na quinta-feira, outros oito presidentes de câmaras da RMC para nova investida em busca de apoio sanitário.
NOVA INVESTIDA 2
A reunião serviu para o estabelecimento de uma agenda de novos encontros e cronograma de reivindicações a serem encaminhadas a Brasília. A intenção é buscar novos leitos de UTI, respiradores e vacinas.
PUNIÇÃO EXEMPLAR?
A Assembleia Legislativa de São Paulo, finalmente, decidiu por punição mais severa ao deputado estadual Fernando Cury, flagrado pelas câmeras do plenário em assédio sexual. Cury foi afastado do cargo por 180 dias, período que favorece sua substituição por suplente. Ele foi gravado em clara atitude de abuso contra a deputada Isa Penna.
PUNIÇÃO EXEMPLAR? 2
Anteriormente, a Comissão de Ética e Decoro da Alesp havia imputado a Fernando Cury o afastamento de 119 dias, punição que o manteve em atividade, recebendo seu soldo religiosamente. Além disso, os funcionários de seu gabinete também serão afastados e perderão o direito aos salários.
***
Apesar de recebida como punição exemplar pelos parlamentares, e como uma resposta à sociedade, entidades feministas não se contentaram. Há quem defenda processo e prisão contra Cury.
TECNOLOGIA DIDÁTICA
O vereador Paulo Bufalo apelou esta semana à Secretaria Estadual de Educação para que seja fornecido o chip 3G a alunos do Programa de Ensino Integral e aos professores orientadores. O chip é fundamental para o acesso ao Centro de Mídias de Educação do Estado de São Paulo.
FAZENDO GRAÇA
O presidente Jair Bolsonaro admitiu ontem receber as doses da vacina anti-covid 19, não sem antes construir frase de efeito. “Eu já contraí o vírus e, talvez, eu me vacine, mas só após toda a população brasileira, se sobrar vacina”.
INVESTIDO NO CARGO
Desde a manhã de quinta-feira, Hortolândia tem como prefeito o advogado José Nazareno Zezé Gomes (PL). Desde 1.° de fevereiro. com a internacão de Angelo Perugini, vinha atuando como interino.
***
Presidente da Comissão Eleitoral da OAB-Campinas, Zezé, como é seu apelido nos meios políticos, é professor de Direito na Unimetrocamp. Hortolândia tem luto oficial por sete dias.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular