Publicado 09/03/2021 - 16h40 - Atualizado 09/03/2021 - 16h41

Por Kátia Fonseca/ Correio Popular

Sem lona, Palhaço Tubinho lança temporada de circo-teatro on-line

Divulgação

Sem lona, Palhaço Tubinho lança temporada de circo-teatro on-line

Já dizia Bob Fosse no seu excelente filme All That Jazz, de 1979: o show deve continuar. Seguindo essa máxima, a família do Circo Teatro Tubinho se reinventou e vai lançar a temporada on-line de seus espetáculos nesta sexta-feira (dia 12) e seguirá até dia 7 de abril. O evento celebra os 20 anos da companhia circense, que é referência do circo-teatro brasileiro. O projeto tem apoio do Edital de Fomento ao Circo - Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Atualmente, esta é uma das raras companhias de família tradicional de lona e de circo-teatro (senão a única) que continuam nas estradas brasileiras, ininterruptamente pelo Estado de São Paulo ao longo de todo esse tempo. Atualmente, 40 artistas integram o grupo.
"Antes da pandemia, levávamos à cena, todas as noites, um espetáculo diferente para cerca de 400, 500 pessoas. Desde março de 2020, estamos sem trabalhar na lona e a arrecadação por bilheteria, que nos mantém em atividade, está suspensa", conta o artista Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho.
A temporada 2021, que deveria ocorrer na cidade de São Paulo, mergulha no universo on-line trazendo 12 espetáculos-lives, gratuitos e ao vivo, pelo canal do YouTube e página do Facebook da trupe. Cada atração será reprisada uma vez, totalizando uma agenda com 24 exibições.
A programação acontece no período de datas importantes: Dia Mundial do Teatro, Dia do Circo (ambas no dia 27 de março) e do ano em que o Circo Teatro Tubinho completa 20 anos. A comemoração será no encerramento da temporada, em 7 de abril, com um bate-papo em formato virtual, pelas redes sociais do Centro de Memória do Circo.
Clássico e atual
O repertório do Circo Teatro Tubinho é composto tanto por peças tradicionais, levadas à cena nos circos brasileiros desde o início do século XX, quanto por adaptações e textos escritos pelo próprio Pereira França Neto, o palhaço Tubinho, além de outros autores contemporâneos. Serão exibidos clássicos da companhia, como as comédias Tubinho, O médico à Força, Tubinho, o Capitão da Tropa de Elite, o infantil Pinocchio - O Boneco Que Queria Ser Gente e o drama O Céu Uniu Dois Corações (este voltado ao público adulto).
"Com este formato, o público em casa terá uma experiência análoga a que possibilitamos em nossa lona: a cada dia um espetáculo diferente", salienta Tubinho, citando, ainda, a possibilidade do fomento às novas plateias por meio de um "plano de ação continuada, que não se restringe a um evento, mas, sim, propõe a apresentação de uma temporada de espetáculos teatrais."
Circo-teatro brasileiro
O Circo de Teatro Tubinho é um circo diferente e faz parte de uma tradição muito popular das décadas de 1920 a 1970 e que está praticamente extinta nos dias de hoje. No lugar das apresentações de malabares, trapézio, acrobacias e globo da morte, entra em cena o circo itinerante de lona, que apresenta um espetáculo teatral diferente a cada noite. Em seu repertório estão mais de cem peças.
O reconhecimento da companhia junto ao público foi confirmado com o recebimento do Prêmio Governador do Estado de São Paulo, na Categoria Circo, por votação popular, para Pereira França Neto, em 2011, e para o Circo Teatro Tubinho, em 2017.
Ao longo dos anos, o Circo de Teatro Tubinho transitou entre os mais diversos meios de comunicação e empreendimentos, de modo que Tubinho lançou CD, livro de piadas, ganhou seu próprio boneco e uma série de histórias em quadrinhos, estrelou um programa semanal na televisão e chegou aos cinemas por meio da produção independente Tubinho, O Filme.
MARQUE NA FOLHINHA
Circo de Teatro Tubinho - Temporada on-line de 12 espetáculos
De sexta-feira (dia 12/3) a 7/4: sextas e sábados, às 20h, e domingo, às 16h (espetáculo infantil).
Agende-se
Sexta (dia 12), 20h
Tubinho, O Açougueiro
(comédia adulto / classificação 14 anos)
Sábado, 20h
Tubinho, O Médico à Força
(comédia adulto / classificação 14 anos)
Domingo, 16h
O Ursinho Pimpão
(espetáculo infantil / classificação livre)

Escrito por:

Kátia Fonseca/ Correio Popular