Publicado 26/02/2021 - 14h40 - Atualizado 26/02/2021 - 14h43

Por Kátia Fonseca/ Correio Popular

“Drama”, vídeo-espetáculo da Cia 22:22,  com Ana Clara Amaral. Estreia amanhã, às 22h22. Pode ser assistido  até dia 20 de maio pelo site da companhia (https://www.cia2222.com)

Divulgação

"Drama", vídeo-espetáculo da Cia 22:22, com Ana Clara Amaral. Estreia amanhã, às 22h22. Pode ser assistido até dia 20 de maio pelo site da companhia (https://www.cia2222.com)

O solo de dança-teatro Drama, com Ana Clara Amaral, tem estreia on-line neste sábado, às 22h22. O vídeo-espetáculo da Cia 22:22 de Teatro e Dança, que será exibido no site do grupo, ficará disponível até dia 20 de maio. O solo partiu de estudos gestuais e coreográficos sobre fotografias de grandes atrizes que fazem parte da história do teatro brasileiro. Ana é responsável também pela idealização desse projeto, pesquisa e coreografia.
Ambientado na paisagem de um camarim, Drama busca explorar os limites espaciais e imaginários entre a coxia e o palco. "Evidenciando os rastros do drama na vida do corpo e vice-versa, buscamos explorar coreograficamente a poética do drama emergente no gesto teatralizado e as implicações e reverberações do corpo artista na complexa trama arte-vida: um corpo em crise sobre os limites entre ficção-realidade, entre palco e rua", explica Ana Clara Amaral.
As imagens que fizeram parte da pesquisa para este espetáculo, que alia a dança ao teatro, são das atrizes Cacilda Becker, em A dama das camélias (1951), Entre quatro paredes (1950), Pega-fogo (1950) e Esperando Godot (1969); Tônia Carrero, em Uma certa cabana (1964); Maria Della Costa, em Depois da queda (1953); Bibi Ferreira, em Gota d'água (1975); e Cleyde Yaconis, em
A Nonna (1980); entre outras.
Drama integra o repertório da Cia 22:22 que se dedica à pesquisa de linguagem em teatro-dança desde 2014. O espetáculo conta com a direção, pesquisa de imagens, cenografia e iluminação de Eduardo Brasil, que, ao lado de Ana Clara Amaral, fundou a companhia e realiza a produção dentro do Projeto Drama, contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC 03/2019, de Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Dança de 2019, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A produção executiva é de Wannyse Zivko, da Arte & Efeito Produções Artísticas.
Em tempos de pandemia
Inicialmente, o projeto previa a criação e circulação de um espetáculo solo de teatro-dança, além da realização de ações formativas presenciais. Frente ao contexto da pandemia e a necessidade de distanciamento social, a Cia reformulou suas propostas para a promoção de atividades remotas.
No lugar da estreia em espaço físico, a Cia 22:22 lança este seu primeiro vídeo-espetáculo. “Em tempos pandêmicos, nos quais os teatros foram obrigados a fechar suas portas, a filmagem e exibição de Drama nos ofereceu a possibilidade de trabalhar com a sensação do teatro vazio, o que nos aproximou da metalinguística da vida, que corre entre as pernas dos teatros", afirmam os fundadores da Cia 22:22 de Teatro e Dança.
Em 2020, a companhia realizou a Mostra Virtual de Videodramas como resultado do processo de suas ações formativas à distância. Quarenta artistas residentes do Estado de São Paulo foram selecionados para participar de oficinas, resultando em obras inéditas produzidas especialmente para a Mostra.

Escrito por:

Kátia Fonseca/ Correio Popular