Publicado 23/02/2021 - 16h06 - Atualizado 23/02/2021 - 16h38

Por Correio Popular

Painel criado pelo muralista brasileiro Eduardo Kobra expressa a esperança na produção da vacina contra a covid 19

Reprodução

Painel criado pelo muralista brasileiro Eduardo Kobra expressa a esperança na produção da vacina contra a covid 19

Hoje, data em que o Instituto Butantan completa 120 anos, a TV Cultura leva ao ar, às 22h45, um documentário em homenagem à instituição.
Enquanto isso, a Brasil Jazz Sinfônica realiza um concerto no Memorial da América Latina com transmissão pela internet. Produzido pela TV Cultura, o Instituto da Vida conta a história da fundação do Butantan, em 1901, e apresenta as principais frentes de atuação do órgão, como a produção de soros e vacinas e divulgação científica.
O documentário foca também em outros temas, como os avanços trazidos pelo Instituto em relação ao enfrentamento à pandemia de covid-19, como a Coronavac, e as perspectivas para o futuro, mostrando como exemplo a nova fábrica de vacinas em construção. A produção também conta com depoimentos de personalidades como Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan; Giuseppe Puorto, diretor cultural da instituição; Lilia Schwarcz, historiadora e antropóloga; e Marco Antonio Villa, historiador.
Música
A partir das 20h de hoje, a Brasil Jazz Sinfônica, orquestra da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, se apresenta no Auditório Simón Bolívar, com todos os protocolos de segurança sanitária observados. O concerto será regido pelos maestros Ruriá Duprat e Mauricio Galindo, com participação do cantor Renato Braz. Será transmitido pelas redes sociais e canais da TV Cultura, Memorial da América Latina e Instituto Butantan no Youtube.
Durante uma hora, a orquestra vai executar um repertório eclético. Na primeira parte do concerto, a Jazz Sinfônica interpretará músicas instrumentais sob a batuta de Galindo. Na segunda parte, Ruriá Duprat conduzirá o grupo numa seleção musical com foco em superação, cura e esperança. Para o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, esse é um momento de grande importância. "Todos nós temos de estar unidos em torno da vacinação em massa do nosso País. Esse dia, portanto, será de festa. A Brasil Jazz Sinfônica homenageia o Instituto Butantan, responsável por praticamente 100% das vacinas que são feitas e aplicadas no Brasil", comenta Maluf.
Celebração à vida
O presidente do Memorial da América Latina, Jorge Damião, acrescenta que "mais do que nunca, os 120 anos do Instituto Butantan são uma celebração à vida. A excelência do centro de pesquisa é reconhecida por todos no Brasil e no Exterior. O trabalho exemplar desenvolvido pelo instituto contribui diariamente para a valorização da ciência. "
No início deste mês, a Brasil Jazz Sinfônica gravou um clipe, Estão Voltando as Flores, na sede do Instituto, em homenagem ao Butantan - uma das principais instituições a liderar a produção de vacinas no País -, à vacinação e a esperança de combater a pandemia no mundo.
Inspirado na esperança
O conhecido muralista brasileiro Eduardo Kobra entrega hoje dois painéis, cada um com 1,80m x 1,80m, inspirados no desenvolvimento das vacinas. Um painel será entregue ao Instituto Butantã pela data comemorativa e o outro para a Fiocruz. “Produzi essas duas telas no começo do ano passado, quando estávamos ainda no início dessa terrível pandemia. As obras expressam a esperança na produção de uma vacina. E agora, em 2021, passei a pensar sobre qual destino deveria dar para essas duas obras. Resolvi homenagear todos os cientistas brasileiros e duas grandes entidades que estão lutando dia e noite em prol da vida. Estou me referindo ao Instituto Butantan, que esta semana celebra 120 anos, e a Fiocruz, no Rio de Janeiro, para que fiquem expostos nas sedes das instituições como uma lembrança e homenagem permanente a todos os funcionários e cientistas que trabalham arduamente em prol da vida”, diz o artista.
Saiba Mais
Instituto da Vida - Documentário em homenagem aos 120 anos do Instituto Butantan, exibido hoje, às 22h45, pela TV Cultura
Concerto Brasil Jazz Sinfônica - Auditório Simón Bolívar para convidados hoje, às 20h, com transmissão pelas redes sociais e canais do Memorial da América Latina, TV Cultura e Instituto Butantan no Youtube.

Escrito por:

Correio Popular