Publicado 17/02/2021 - 15h51 - Atualizado 17/02/2021 - 15h52

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular

Luiz Roberto Saviani Rey

Importação

Luiz Roberto Saviani Rey

No retorno às sessões ordinárias pós-Carnaval, as bancadas da Câmara Municipal têm hoje prova de fogo para revelar ao público o peso de cada uma na balança pró ou contra o governo Dário Saadi. Os vereadores votam o requerimento de autoria de Nelson Hossri (PSD) que pede a convocação da secretária municipal de Assistência Social, Vandecleya Elvira do Carmo Silva Moro, para que dê explicações em plenário sobre o episódio do menino acorrentado e preso em um barril há duas semanas.
A quem de direito
Há, no entanto, consenso entre parte dos vereadores de que, embora a presença de Vadecleya na Câmara possa trazer luzes ao caso do menino do tambor, não seria dela que extrairiam as informações mais fortes e contundentes sobre o descaso de órgãos e entidades. A visão é de que a secretária tem pouco mais de um mês no cargo, e que as responsabilidades recaem com maior impacto sobre o ConselhoTutelar, cujos conselheiros deveriam ser ouvidos.
"O comando de Pazuello não acreditou na vacinação como saída para a crise", Glademir Aroldi, da Confederação dos Municípios.
ZUM-ZUM-ZUM
Os meios políticos de Campinas passaram por um ligeiro e breve tremor de terra ontem à tarde, com a circulação da informação ou mera especulação de que o deputado estadual Rafa Zimbaldi teria, de antemão, definido sua candidatura a deputado federal em 2022. Sustos...
ZUM-ZUM-ZUM 2
Definição precoce, teria criado um rastilho de pólvora entre as várias siglas partidárias da cidade, em especial a dos tucanos. Isso porque, ao optar pela disputa de uma vaga à Câmara Federal, Rafa Zimbaldi estaria se solocando na linha de combate ao deputado Carlos Sampaio.
***
Para analistas, no entanto, pareceu mais coisa do futebol na entresafra, com clubes e jogadores em férias: “quando não tem notícia, nóis inventa”.
BRONCA
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) pediu a saída do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, considerando ter havido falhas gritantes no sistema de vacinação contra a covid-19 em todo o país. Entre os componentes da CNM, prefeitos de todos os matizes e ideologias.
TRANSPARËNCIA
A Câmara Municipal de Campinas vota hoje a criação de sistema de rastreamento das doses e dentificação da população vacinada contra a covid-19. O projeto é de autoria dos vereadores Paulo Bufalo e Mariana Conti, ambos do PSOL.
MICO
Jair Bolsonaro botou a boca no mundo e reclamou horrores porque não consgue receber fotos de notas fiscais de compra de combustíveis e outras imagens no Facebook. Ameaçou tributar ainda mais as big techs. Pudera, usa configuração que impede a transferência desses materiais...
ASSÉDIO NUNCA MAIS
Também na pauta da Câmara de Campinas desta quarta-feira de Cinzas, votação do projeto de lei do ex-vereador Jota Silva para a criação de programa de combate ao assédio sexual nos transportes urbanos.
INTERINO
A condição de saúde do prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini - internado na capital por conta da covid-19 -, levou a Câmara da cidade a afastá-lo temporariamente do cargo. O município é dirigido pelo vice-prefeito José Nazareno Zezé Gomes (PL).

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular