Publicado 16/02/2021 - 14h48 - Atualizado 16/02/2021 - 14h49

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular

Luiz Roberto Saviani Rey

Importação

Luiz Roberto Saviani Rey

Há grande movimentação em torno do Complexo Ferroviário de Campinas nos escaninhos da EMDEC, por conta da implantação do Trem Intercidades (TIC), que ligará Campinas a São Paulo. O presidente da EMDEC, Ayrton Camargo e Silva, tem recebido inúmeras visitas de especialistas, e tem colocado em pauta a discussão sobre o futuro da cupação da área do complexo ferroviário, a fim de que ocorra de forma qualificada, propiciando uma boa revitalização urbana da área, abandonada pela União.
Atrasado e utópico
Governos federal e estadual teriam formado parceria para destravar o TIC e realizar o velho sonho de um trem de alta velocidade ligando Campinas a São Paulo. A composição teria, basicamente, a função de transportar cargas e aliviar as rodovias entupidas de caminhões. Seria, ainda, uma alternativa para levar passageiros. Nos meios ferrroviários, no entanto, interrogações... Afinal, há quatro décadas o trem percorre trilhos só de papel.
"É intolerável e inaceitável qualquer pressão injurídica sobre o Judiciário", Edson Fachin, ministro do STF
CARINHO AO MESTRE
O secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, viveu ontem pela manhã momento saudoso e emotivo, ao visitar a Escola Municipal “Professor André Tosello”. Figura de destaque na etapa de fundação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da qual o secretário foi reitor, Tosello foi grande amigo.
CARINHO AO MESTRE 2
Tadeu Jorge conheceu o trabalho da escola - modelo na transmissão de conhecimentos de forma remota, em tempos de pandemia. Em meio aos elogios à sua direção, ele discorreu sobre a memória de André Tosello, seu professor e orientador de Mestrado e Doutorado na Faculdade Engenharia de Alimentos da Unicamp.
****
A voz do secretário de Educação tremeu e embargou ao falar de seu mestre. Tadeu deu à direção da escola um exemplar do livro “Muitos”, contendo a biografia de André Tosello.
FRATERNIDADE
A Arquidiocese de Campinas lança amanhã a Campanha da Fraternidade, com uma coletiva à imprensa. Voz relevante para a sociedade, é aguardada com expectativas.
VIOLÊNCIA INFANTIL
Difundir orientações sobre como denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes por órgãos públicos e nos ônibus de transportes coletivos de Campinas é o objetivo do projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal, de autoria do vereador Permínio Monteiro (PSB).
ANO DO CÃO
Descobriu-se, recentemente, que o governo chinês ignorou em duas oportunidades o pedido de Jair Bolsonaro para a troca de seu embaixador no Brasil. Os pedidos ocorreram após bate-boca com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), no ano passado, segundo a Folha. Os chineses não acharam bom negócio.
MISTER POSTMAN
Assim como a classe política de Campinas cobra o retorno do Poupa Tempo na região cetral, em Sumaré, há uma luta contra o fechamento de postos dos Correios e Telégrafos.
****
O vereador Digão (DEM) fez aprovar na Câmara de Sumaré moção de repúdio aos Correios pelo fechamento de suas unidades nos distritos de Matão e Nova Veneza.

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular