Publicado 15/02/2021 - 14h11 - Atualizado 15/02/2021 - 14h15

Por Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular

Luiz Roberto Saviani Rey

Importação

Luiz Roberto Saviani Rey

Nunca o patrimônio histórico de Campinas esteve tão vilipendiado e esquecido. Contudo, simples iniciativas podem resgatar elementos simbólicos e dão a devida relevância ao que constitui raíz da cidade. Nesta data, em que a Revista Metrópole, do Grupo RAC, transforma um aparente singelo projeto de construção de um obelisco para assinalar a visibilidade do Marco Zero de Campinas, o prefeito Dário Saadi reúne esforços para dar função ao icônico, mas abandonado prédio da Cervejaria Colúmbia.
Preservando a memória
Ontem, Dário visitou o prédio da antiga cervejaria, na quadra da Andrade Neves abaixo da Estação Cultura. Construção datada de 1873, abrigou a primeira fundição da Companhia McHardy, na Campinas ainda cafeeira. A partir de 1906, abrigou a cervejaria, propiciando considerável número de empregos para a incipiente Campinas moderna. A instalação de uma creche em seu interior representa não só atribuir função ao prédio, como preservar a história.
"Percorrer a cidade é fundamental para planejar ações e iniciativas", Dário Saadi, prefeito de Campinas
URBANIZAÇÃO
O périplo do prefeito ontem pela manhã incluiu visitas a vários prédios pertencentes ao Município de Campinas, com vistas a um projeto de maior dimensão.
URBANIZAÇÃO 2
Além da ocupação desses próprios com órgãos, setores e departamentos da Prefeitura, o objetivo é levar à realização de obras de revitalização de áreas no entorno da região central, deterioradas nas últimas décadas por sucessivas construções de vias, avenidas e interligações.
EUCALIPTO
O pedido do deputado estadual Rafa Zimbaldi para agilizar a criação do 5.° Batalhão de Polícia Florestal em Campinas, não apenas conta com projeto aprovado, como já tem destinados dois prédios para sua ocupação.
EUCALIPTO 2
O novo batalhão ambiental estará em área da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, órgão estadual localizado na avenida Brasil, na transição para a Estrada dos Amarais. Uma área que soma mais de três mil metros quadrados.
SEGURANÇA
Na mesma linha da segurança e proteção, uma indicação à Prefeitura pede a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros e outra da Polícia Miliar no Distrito Ouro Verde. O autor é o vereador Marcelo da Farmácia (Avante).
CONTEMPORIZA
Ao contrário da opinião de Tasso Jereissati, senador pelo Ceará e principal cacique tucano em nível nacional, e também de João Doria, governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite joga espuma na fogueira e diz não haver forma plausível para o PSDB fazer oposição sistemática a Jair Bolsonaro.
CONTEMPORIZA 2
Tasso deu seu recado, dizendo que seu PSDB não apoia o governo. Na contramão, Eduardo Leite sinaliza com a pacificação em relação a Bolsonaro, e começa a aplainar seu caminho rumo à legenda tucana para disputar a Presidência.
CONTRA-ATAQUE
Com a bola sete quase encaçapada, por conta dos posicionamentos do STF em relação a julgamentos da Lava Jato em Curitiba, seu ex-coordenador Deltan Dallagnol dispara, afirmando que há reação política contra as condenações e uma apatia em relação à volta de envolvidos em corrupção ao cenário eleitoral. 

Escrito por:

Luiz Roberto Saviani Rey/ Correio Popular