Publicado 17/01/2021 - 13h22 - Atualizado 17/01/2021 - 13h22

Por Da Agência Anhanguera

O Enem 2020 come?ou neste domingo (17)

Importação

O Enem 2020 come?ou neste domingo (17)

Tensão, ansiedade e muita expectativa. Essas foram apenas algumas das sensações apresentadas pelos estudantes que se reuniram no começo da tarde deste domingo, no Campus II da Universidade Paulista (Unip), em Campinas, para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em todo País, cerca de 5,8 milhões de pessoas se inscreveram para fazer a prova, que oferece vagas em universidades públicas e privadas. Só em Campinas, são 22.276 candidatos.
Com medo de encontrarem os portões fechados, praticamente todos os estudantes chegaram bem cedo na universidade. O aluno da Oficina do Estudante, Henrique Nakamura, por exemplo, chegou com mais de meia hora de antecedência em relação ao horário de fechamento dos portões.
Ele conta que tenta uma vaga no curso de engenharia mecatrônica na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). “Eu espero conseguir realizar a maioria das questões. Me prepararei muito bem e confesso que estou ansioso para ver como vai ser a redação”, disse ele.
Quem também vai prestar o exame como aluno da Oficina do Estudante é o Rubens Roncato, que é candidato a uma vaga no curso de estatística. Ele conta que espera uma prova com bastantes questões relacionadas ao assunto da pandemia. “Estudei bastante ao longo de todo o ano, me sinto preparado e espero ir bem”, afirmou.
Primeiro dia de prova
Neste domingo, os candidatos respondem a 45 questões de ciências humanas e 45 de linguagens. Além disso, terão que elaborar uma redação. Ao todo, eles terão cinco horas e trinta minutos para concluír a prova, que se encerra às 19h. Os portões foram abertos às 11h30 e os estudantes puderam acessar os locais de prova até às 13h.
Próximo domingo
O exame continua no próximo domingo, dia 24, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de matemática. O Enem 2020 terá a versão impressa, hoje e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera