Publicado 14/01/2021 - 08h29 - Atualizado 14/01/2021 - 08h29

Por Maria Teresa Costa


A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), presidida pelo ex-prefeito Jonas Donizette, se reúne hoje, virtualmente, com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para cobrar calendário de vacinação contra a Covid-19, planejamento, organização e logística de aquisição e distribuição de insumos. O prefeito Dário Saadi participará do encontro remoto. Jonas, que comandará a entidade até maio, estará em Brasília e participará presencialmente da reunião com o ministro.
Zé Carlos está com Covid
O presidente da Câmara de Campinas, Zé Carlos (PSB), está com Covid-19. Ele testou positivo na última quinta-feira e antes disso já se mantinha em isolamento domiciliar. É que seu filho foi diagnosticado com a doença, teve o estado agravado e precisou ser internado em unidade de terapia intensiva — ele deixou a UTI na terça-feira. O parlamentar disse que não teve os sintomas clássicos da doença, que está bem e seguirá em isolamento até domingo.
Reclassificação
O governador João Doria antecipou para amanhã a reclassificação das regiões do Estado no Plano SP, e a região de Campinas não deve retroceder, mas também não vai avançar para a fase verde, porque os parâmetros exigidos por 100 mil habitantes de novos casos (180), óbitos (5,2) e internações (37,2) estão acima do estabelecido. A região está com 316,4 novos casos, 5,2 óbitos e 37,2 novas internações por 100 mil habitantes.
Leitos para Covid
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, garantiu ao deputado Rafa Zimbaldi (PL), que o Estado não vai deixar faltar nenhum leito de UTI para atendimento de pacientes com Covid-19. Rafa se reuniu com ele na terça-feira, para solicitar medidas urgentes do Estado, diante da suspensão de atendimentos eletivos e pronto-socorro da Unicamp e PUC-Campinas, pela alta demanda de atendimento de pessoas com Covid.
Ocupação
O Estado, no entanto, precisa agir rápido, porque a situação de leitos de UTI para pacientes com Covid em Campinas é preocupante. Ontem, dos 230 da rede pública e particular, 166 estavam ocupados, taxa de 80,87%. No SUS municipal havia apenas sete livres e no SUS estadual, nenhum. Hoje começam a funcionar mais dez leitos de UTI contratados pela Prefeitura na Santa Casa.
Ironia
Governador João Doria (PSDB) lamentou a declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre a vacina do Butantan que, em tom irônico perguntou a um seguidor se “essa de 50% é uma boa”. Nas redes sociais, Doria rebateu: “Enquanto brasileiros perdem vidas e empregos, Bolsonaro brinca de ser presidente”.
Negociante
A deputada estadual Valeria Bolsonaro (sem partido), aproveitou a deixa e atacou Doria. “Lamentável é você, seu negociante da China, gastar mais que o dobro de todas as outras vacinas pra apresentar essa eficácia absurda. Toma vergonha e tenha respeito com a população de São Paulo”, afirmou, nas redes sociais.
Transporte por aplicativo
O vereador Otto Alejandro (PL) protocolou projeto para que a Prefeitura de Campinas crie pontos para embarque e desembarque de passageiros que utilizam transporte por aplicativos. A medida, segundo ele, é demanda dos motoristas que, por falta de locais específicos de embarque e desembarque, acabam sendo multados. Se aprovado e sancionado, no entanto, tirará dos passageiros um dos fatores de comodidade: o de não ter que deslocar para algum ponto específico para esperar o motorista e de descer na frente do lugar aonde vai.

Escrito por:

Maria Teresa Costa