Publicado 09/01/2021 - 10h09 - Atualizado // - h

Por


Aprovação rápida
O prefeito Dário Saadi (Republicanos) pretende implantar, em Campinas, projeto semelhante ao Aprova Rápido, da Capital, que permite aprovação rápida de projetos de edificações e emissão de alvarás entre 75 e 130 dias. Os alvarás são emitidos por via eletrônica. Ele quer facilitar a vida dos empreendedores, especialmente da construção civil, setor de alta empregabilidade e dar agilidade às demandas. A demora nas aprovações sempre foi reclamação do setor.
À espera de resposta
Dário ainda espera resposta do governo do Estado para a demanda de implantação de mais 29 leitos de UTI para atendimento de pacientes graves de Covid no sistema estadual de saúde. Ele disse em live, ontem, que teve uma informação, extraoficial, de que a Unicamp vai implantar mais 13 leitos, elevando para 30 a disponibilidade atual. O prefeito pediu ao Estado incremento nos leitos para chegar, pelo menos, na metade do que havia no pico da pandemia.
Lideranças
O PT definiu a vereadora Guida Calixto para líder e Paulo Miguel, líder e vice-líder da bancada. O Republicanos será liderado por Fernando Mendes e terá como vice-líder Higor Diego, enquanto o PCdoB terá Gustavo Petta.

Um só
Dez partidos da Câmara de Campinas têm a definição mais tranquila para a liderança de bancadas. Eles elegeram apenas um vereador, que liderarão eles mesmos. Na lista estão Avante, Cidadania, MDB, Novo, PCdoB, Podemos, PP, PSDB, PSL e PV.

Covid
O presidente da Câmara de Americana, Thiago Martins (PV), entrou em isolamento domiciliar após receber o resultado positivo do teste para o novo coronavírus. Ele ficará isolado por uma semana, e trabalhará em home office.

Providências
O presidente da Câmara de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), acionou o Ministério Público, a Defensoria Pública Estadual e a Secretaria Estadual de Saúde, cobrando providências para o corte de 6,5% no orçamento do Hospital Estadual de Sumaré.

Corte
O corte, disse o parlamentar, pode provocar cerca de 100 demissões, suspensões de pelo menos 7 mil exames, 17 mil consultas e 4,5 mil cirurgias ambulatoriais, além dos fechamentos do serviço de oftalmologia, da enfermaria e urgência referenciada de pediatria.

Parceria
Em parceria com a Unicamp, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lança na, segunda-feira, o projeto “Delivery Seguro”, que possui o mote “A saúde e a vida dos entregadores importam” e tem como objetivo promover ações de saúde e segurança a entregadores de Campinas.

Teste
Os entregadores receberão informações e orientações sobre prevenção de acidentes, direção defensiva, primeiros socorros, além de poderem realizar gratuitamente testes de Covid-19 dos tipos rápido e RT-PCR, realizados pela Unicamp.
Novo reitor na Basílica
O padre Rogério Canciam foi empossado ontem pelo arcebispo de Campinas, d. João Inácio Muller, reitor da Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Campinas. A posse é parte de mudanças e transferências de párocos, administradores paroquiais e vigários paroquiais definidas no final do ano pelo arcebispo. O cônego Jeronymo Furian, que comandava a Basílica, assumiu a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Nova Europa, em Campinas. Canciam era pároco em Valinhos.

Escrito por: