Publicado 05/01/2021 - 09h01 - Atualizado 05/01/2021 - 09h01

Por Maria Teresa Costa


O Conselho de Administração elegeu ontem, por unanimidade, o economista Manoelito Guimarães presidente da Sanasa. Manoelito foi a escolha do prefeito Dário Saadi (Republicanos) para o comando da empresa, que registrou lucro líquido de R$ 179,1 milhões em 2019 — o balanço de 2020 ainda não foi divulgado. Dia 13, haverá reunião para definir os integrantes do novo conselho. A coluna apurou que o ex-presidente da Câmara de Campinas, Marcos Bernardelli (PSDB), poderá integrar o conselho.
Lista de projetos
Na primeira reunião do ano com o secretariado, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) pediu a sua equipe de governo projetos criativos, viáveis, sem onerar os cofres públicos e deu uma semana para que apresente uma lista de ações possíveis de serem executadas nos próximos cem dias. Ele também pediu projetos de médio e longo prazo para serem implementados durante o mandato. Dário reuniu os 32 integrantes do primeiro escalão no Salão Vermelho.
Nomeações
O deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL), derrotado na disputa a prefeito de Campinas em novembro, escreveu nas redes sociais que está muito assustado com algumas nomeações em Campinas. Mas ele não citou, no entanto, quais nomeações.
Líder
O vereador Luiz Rossini (PV) deverá seguir líder do governo na Câmara Municipal, segundo comentários que circulam no Legislativo. Ele foi líder do ex-prefeito Jonas Donizette (PDB) nos últimos dois anos. Com perfil moderador, sua permanência na função é dada como certa.
Liderança
A liderança da bancada do PL na Câmara de Campinas ficará com Jorge Schneider, líder, e Juscelino da Barbarense, vice. Já o PSB terá Permínio Monteiro como líder, e Carlinhos Camelô, vice. O PL e o PSB formam as maiores bancadas na nova legislatura, com quatro parlamentares cada um.
Disputa
Uma nova disputa vai começar na Câmara de Campinas para definir os integrantes das comissões permanentes da Casa, que são responsáveis pelas análises dos projetos e por pareceres levados ao plenário. O presidente da Câmara, Zé Carlos (PSB), marcou reunião dia 19 para definir as composições.
Comissões
A comissão mais disputada será a de Constituição e Legalidade, uma das mais importantes da Câmara. A escolha segue critérios de proporcionalidade dos partidos na Casa.
Vacina
A vereadora Inês da Saúde (MDB), de Vinhedo, protocolou projeto ontem para que a Prefeitura possa formalizar convênio com a rede farmacêutica da cidade, de forma a ampliar os locais disponíveis para a vacinação contra a Covid-19.
Segue o baile
Na Câmara de Campinas, vereadores começaram o mandato com sete protocolados. Entre eles, pedem cascalho em uma rua, autorização para uso de praça, crachás para conselheiros de saúde, canalização de córrego, entre outros. E segue o baile.
Multas começam a chegar
Infratores das leis de trânsito que pensaram estar livres das multas desde março podem preparar o bolso, porque elas vão chegar rapidinho. A Emdec está retomando as notificações este mês. São mais de 500 mil autuações que serão desengavetadas. A suspensão das notificações a partir de 19 de março ocorreu por decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran). Elas ficaram represadas por causa da pandemia. Os donos dos veículos autuados terão prazo para recurso e identificação de condutores.

Escrito por:

Maria Teresa Costa