Publicado 07/01/2021 - 08h20 - Atualizado 07/01/2021 - 08h20

Por


O filme é da década de 80, mas situação é bem atual.
No Brasil chegamos a 200 mil mortos por COVID-19, e o pior está por vir, a variante descoberta em dezembro, no sudeste da Inglaterra, já chegou em nosso pais; veja o estrago que ela fez, e está fazendo na Europa!
Esta cepa é 70% mais contagiosa do que o vírus que circulava inicialmente, na Escócia esta nova variante responde por quase metade dos novos casos no país, e por aqui o número de casos não para de crescer, ameaça de lockdown e todos se perguntam?
— Teremos vacina?
— Quando inicia a vacinação?
— Por que na Inglaterra e EUA já estão na 2ª dose e aqui nem a primeira?
— Por que na vizinha Argentina, no Chile, Costa Rica, México a vacinação já começou e por aqui nenhuma notícia?
— Qual ou quais vacinas teremos disponíveis?
— Teremos seringas e agulhas, caso tenhamos vacina?
— Por que na Europa e EUA que tem agências reguladoras rigorosas e sérias como o FDA americano e EMA europeu as vacinas já foram liberadas e aqui na tupiniquim ANVISA a enrolação continua?
— Fiocruz diz que vai produzir, Adolfo Lutz também, mas cadê as vacinas?
— O Ministro da Saúde sumiu, onde estará?
— O presidente está nadando nas praias do Litoral paulista, quando ele voltará a Brasília?
— O Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde declarou que os estados iniciaram uma negociação paralela para adquirir doses da vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Pfizer.
— O governador voltou de Miami porque o vice "COVIDOU", e se não tivesse ficado doente, ele voltaria?
— O assunto em Brasília é a eleição dos presidentes da Câmara e Senado, não tem Covid lá?
— Os hospitais chegando aos 90% de ocupação, onde estão os hospitais de campanha que ano passado foram montados a preços de ouro? Pacaembu vai sediar o jogo do Campeonato ou será hospital de campanha novamente?
— Fase vermelha fecha, amarela abre, está piscando mais que semáforo, e ninguém sabe, o que abre e o que fecha, quem vai e quem vem?
— E as escolas voltam as aulas ou não?
— O que fazer com meus filhos, tenho que ir trabalhar, deixar com quem?
— A vizinha mandou tomar Ivermectina, mas não é remédio para sarna e piolho? Serve para COVID? Uns dizem que sim, outros que não, qual a posição da comunidade acadêmica e científica do Brasil?
— Fica em casa, fica em casa! Mas as festas estão correndo solto, baladas, e mais baladas, as praias lotadas, as máscaras se tornaram adereço em baixo do queixo, em cima da cabeça, pendurada no retrovisor do carro, só não estão no lugar que deveriam estar, onde colocar a máscara?
Sempre dizemos para os pais, as crianças só obedecem se os cuidadores estiverem presentes, dando ordens, colocando regras e limites.
Sabemos, cada um em seu local de trabalho, que devemos seguir as regras da empresa, fazer o que o chefe pediu, temos hora para chegar e para sair, temos que obedecer a escala de comandos.
E no País, o que dizer?
O que lembrei de imediato foi a comédia satírica de catástrofe que assisti há décadas, mas tornou-se muito atual nos dias de hoje: meus amigos "apertem os cintos, o piloto sumiu!
Seja o que Deus quiser!
Tadeu Fernando Fernandes, médico pediatra, é presidente da regional Campinas da Sociedade Brasileira de Pediatria

Escrito por: