Publicado 27/12/2020 - 15h25 - Atualizado 27/12/2020 - 15h25

Por Francisco Lima Neto

Restaurante Trincheira, com cozinha mineira e arquitetura exclusiva

Divulgação

Restaurante Trincheira, com cozinha mineira e arquitetura exclusiva

A cidade de São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, além das belezas naturais, do turismo de aventura e do roteiro cultural, que já foram destacados na publicação do último dia 20 de dezembro, sob o título “Um belo destino para ser explorado”, ainda possui um roteiro enogastronômico que se ressalta cada vez mais. A culinária da região utiliza ingredientes frescos, naturais, de produção própria ou de parceiros da região, como a truta e cogumelos.
Opções de bons restaurantes para mergulhar nos sabores da Serra da Mantiqueira e também na tradicional cozinha mineira não faltam, já que a cidade fica na divisa com Minas Gerais. Um dos destaques é o Restaurante Trincheira, que fica na Pousada do Quilombo e também atende não-hóspedes. Construído em cima de uma trincheira original da Revolução de 32, a arquitetura e a decoração do restaurante são um charme à parte. Tudo pensado para criar um ambiente aconchegante e acolhedor. Além da Pedra do Baú, o cliente pode observar as charmosas montanhas da região através da varanda envidraçada. O cardápio apresenta opções de massas, carnes, assados, aves e peixes, tudo preparado com receitas especiais para proporcionar aos clientes mais sabor durante sua estadia na Serra da Mantiqueira. Há anda opções para vegetarianos e pratos sem glúten ou lactose. https://www.pousadadoquilombo.com.br/restaurante Estrada do Quilombo, nº 1403, (12) 3971-2688, (12) 99781-6982.
O Restaurante e Pizzaria Sabor da Serra apresenta a legítima culinária mineira, com pratos servidos em um belo fogão à lenha. O restaurante existe desde 2001 e fica em um casarão de tijolos à vista e emoldurado por madeiras, que confere um ar rústico e elegante. O estabelecimento tem 350 lugares e se consolidou como uma opção para eventos, confraternização e casamentos. https://www.facebook.com/sabor.daserra, Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, nº 128, (12) 3971-1772 e (12) 99638-7564.
O Bistrô RCS Vinhos Finos, fica em um charmoso prédio roxo, de esquina. O ambiente é acolhedor e romântico. Inaugurado em 2017, o estabelecimento tem menu à la carte, com destaque para a cozinha autoral. https://www.rcsvinhosfinos.com.br/, Praça Adhemar de Barros, nº 03, Centro, (12) 99663-3019.
O município também conta com o Brazin Burger, uma hamburgueria artesanal, em um ambiente descontraído. O menu conta com vários tipos de carnes, molhos, pães, e opções vegetarianas, sempre com destaque para o sabor. Os petiscos, como anéis de cebola empanados e fritos, são uma ótima opção. @brazinburger, Rua Major Miguel Chiaradia, (12) 99715-6685.
Um local que deve ser experienciado é o Chá e Charme, casa de chá. O café da manhã é servido em uma mesa com linda decoração, apresentando uma infinidade de opções e sabores, que privilegiam ingredientes naturais, cultivados diretamente no quintal. Começar o dia nesse ambiente e com produtos feitos com tanto capricho, não tem comparação. https://www.facebook.com/chaecharmesbs, Rua Vereador José Lopes de Lima, nº 129, Nossa Senhora Aparecida (Vila do Serrano), (12) 99784-5426.
ONDE FICAR
Pousada Chalés da Estalagem
Localizada próximo ao centro, é um lugar simples, tranquilo e que conserva a sensação de estar no campo. Com belas paisagens e uma vista exuberante, a pousada é um espaço aconchegante num lugar inesquecível. Rua Eng. José Donato Carneiro 04 Jardim Sta. Terezinha, (12) 3971-1924 e (12) 99642-5077. https://pousadachalesdaestalagem.com.br/.
Frescor da Mantiqueira
Hospedagem, experiências, produtos naturais e orgânicos. Estrada Vereador Benedito Cândido Ribeiro, km 4 Quilombo, (12)99645-8206. https://instagram.com/frescordamantiqueira?igshid=t1wfbz69df8b.
Quinta dos Colibris
Rua Sargento José Lourenço, 34, Centro, (12) 99175-5198. https://instagram.com/pousadaquintadoscolibris?igshid=mea9ew1t7y6x.
Pousada Villa da Montanha
Rua Cândido José da Silva, 504, Barra Funda, (12) 3971-1268. https://villadamontanha.com.br/.
Pousada Vovó Hilda
Rua Coronel Ferreira Júnior, 119, (12) 99681-3834.
Villa Santa Maria, vinhos premiados e elegância
Vinícola Villa Santa Maria: complexo enogastronômico aconchegante
A história da vinícola mescla sonho, resiliência e empreendedorismo. Entre 2000 e 2001, a família Carbonari chegou ao Vale do Baú e começou a planejar o plantio de uvas, com o sonho de um dia ter uma vinícola. Era uma ideia bastante arrojada, uma vez que ninguém jamais tinha tentado esse tipo de cultivo em São Bento do Sapucaí.
Assessorados pelo especialista Murillo Albuquerque Regina, e com orientação da enóloga Isabela Peregrino plantaram, foram plantadas cerca de 4.500 mudas de uvas bordalesas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Syrah. O terroir (palavra francesa sem tradução, que significa a relação mais íntima entre o solo e o micro-clima particular, que concebe o nascimento de um tipo de uva) passou a ser melhor conhecido. Depois de cinco anos de cuidados intensos com a plantas, a vinificação teve início. Entre 2011 e 2012, mais de 25.000 pés, foram plantados, totalizando 20 hectares ao todo. Sendo introduzidas as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc, que se adaptaram muito bem. Em 2018, o vinhedo foi ampliado com o plantio de mais 40.000 pés. Ocasião em que também foi introduzido o plantio da uva Viognier. Hoje, ao todo, são 60 mil pés, das quais 30 mil produzindo.
A Villa Santa Maria é um complexo enogastronômico que reúne vinhos, gastronomia, turismo e lazer. Tudo em meio à natureza em espaços sofisticados e com cenários deslumbrantes. A Bruschetteria da Villa é um aconchegante restaurante, disposto ao longo de varandas de vistas privilegiadas. Oferece pratos modernos que unem a cozinha italiana à internacional, de maneira despojada e irresistível. Nesse espaço elegante é possível fazer a degustação dos vinhos Brandina, com uma breve introdução enológica da vinícola. Nos 90 hectares estão jardins, cachoeira, gramados e lago. Há a possibilidade de fazer caminhadas, trilhas e piqueniques. O atendimento acontece apenas mediante reserva. https://villasantamaria.com.br/, Est.Municipal José Theotônio da Silva, s/n Bairro do Baú, (12) 99649-2728. A vinícola tem loja física e também e-commerce.
Produção de azeite é destaque da região
Azeites extravirgens OLIQ: a cada ano blends e sabores únicos
São Bento do Sapucaí, além de todos os atrativos, também tem se destacado pela produção de azeite. No alto da Mantiqueira, as fazendas Santo Antônio e São José do Coimbra cultivam oliveiras e processam os azeites extravirgens OLIQ. São mais de 10 mil oliveiras, de diversas variedades, cujos frutos processados na fazenda resultam em azeites extravirgens especiais. Aproveitando a diversidade dos produtos da Serra, são produzidos também azeites aromatizados, geleias, doce de leite e café.
As primeiras safras e testes começaram em 2009. Em 2014, a marca OLIQ chegou ao mercado. A cada ano, são elaborados blends e monovarietais com sabores únicos. Na OLIQ ainda é possível fazer passeios guiados, prova de azeites, conhecer o processo de cultivo e produção. A OLIQ ainda conta com restaurante de menu sazonal e criativo, instalado em um espaço com arquitetura de beleza ímpar. Atende sob reserva. https://oliq.com.br/, Estrada para o Cantagalo, km 8, (35) 99988 9926. O estabelecimento tem loja física e e-commerce.
Mercedes-Benz apresenta nova família GLC com MBUX e motor a diesel
A reportagem viajou e conheceu todas as belezas de São Bento de Sapucaí a bordo do novo GLC 220 d
A reportagem viajou e conheceu todas as belezas de São Bento de Sapucaí a bordo do novo GLC 220 d. A terceira geração do utilitário esportivo médio da marca chega ao Brasil com uma nova motorização, conta com tecnologias inéditas na família e apresenta novidades no seu visual, agora ainda mais esportivo e robusto. Oferecido nas versões Off-Road e Enduro, ambas a diesel, o lançamento garante o máximo de conforto, versatilidade e desempenho dentro e fora das estradas.
A nova geração do GLC chega na rede de concessionários de todo o País com a inédita motorização 220 d nas duas versões, que contam com transmissão 9G-TRONIC, 194 cv de potência e velocidade máxima de 215 km/h controlado eletronicamente. O modelo faz de 0 a 100 km em apenas 7,9 segundos e oferece, pela primeira vez em um SUV da marca, a tecnologia MBUX – Mercedes-Benz User Experience.
A reportagem viajou e conheceu todas as belezas de São Bento de Sapucaí a bordo do novo GLC 220 d
O novo GLC ganhou elementos que reforçam seu design esportivo no interior e no exterior do veículo, além de trazer uma atualização em sua configuração que garante ainda mais conectividade, dinamismo e segurança na direção. A renovação visual do SUV agregou maior robustez ao modelo, que impressiona com suas linhas mais agressivas que a última geração do utilitário.
Do ponto de vista técnico, o novo GLC se destaca pelo alto nível de segurança e tecnologia, já característico da marca, apresentando sistemas de assistência ainda mais sofisticados que aqueles presentes na família até então.
Duas versões para todos os gostos e necessidades
A reportagem viajou e conheceu todas as belezas de São Bento de Sapucaí a bordo do novo GLC 220 d
O Mercedes-Benz GLC 220 d é apresentado em versões: Off-Road e Enduro, ambas a diesel, e com propostas que vão ao encontro das principais necessidades e gostos de clientes que precisam do espaço e potência de um SUV, mas não abrem mão do conforto e da sofisticação presentes nos veículos da marca.
Trazendo destaque em sua suspensão, a versão Off-Road do novo GLC conta com câmera de ré que auxilia o condutor nas manobras em vagas, além do pacote de estacionamento. Ambas as versões do novo SUV contam com faróis full led, já a versão Enduro, vem equipada com pacote de estacionamento com câmera 360°, frisos com a inscrição “Mercedes-Benz” iluminados, acabamento interno em madeira preta fosca e som Burmester® surround sound system.
Design externo com visual dinâmico e um toque de off-road
Moderno, forte e versátil: estes são os atributos principais do novo GLC. A linguagem do modelo segue a filosofia sensual purity da família e ressalta a interação perfeita entre estética, agilidade e inteligência. Com aparência mais esportiva, a nova geração do SUV apresenta acabamentos com elementos cromados desde a extremidade dianteira até a traseira, e o espírito off-road é evidenciado pelas linhas marcantes e superfície robusta presentes nas duas versões.
Mais segurança e praticidade dentro e fora da estrada
O novo GLC 220 d traz assistentes que elevam o nível de segurança e conforto do modelo e estabelecem uma nova forma de condução, mais ágil e conectada. O modelo conta, nas duas versões, com o pacote de estacionamento e a tecnologia HANDS-FREE ACCESS que, em sinergia ao KEYLESS-GO, permite a abertura e fechamento da tampa do porta malas a partir do movimento de um dos pés a uma distância de 30 centímetros da superfície inferior do compartimento, entre os dois sensores de abertura.
As versões Off-Road e Enduro do novo GLC garantem o máximo de segurança dentro e fora das estradas. Elas trazem assistentes que tornam a condução estável e confiante. A tecnologia Blind Spot Assist, que alerta o condutor sobre a presença de outros veículos em regiões periféricas ao seu campo de visão; o Active Lane Keeping Assist, que avisa ao motorista quando ele deixa, acidentalmente, a faixa, a fim de evitar colisões laterais com outros veículos em trânsito e Airbag para os joelhos do motorista compõem a lista de itens que tornam o novo SUV da Mercedes-Benz inquestionavelmente seguro.

Escrito por:

Francisco Lima Neto