Publicado 06/12/2020 - 11h36 - Atualizado // - h

Por Da Agência Anhanguera

A expansão faz parte da estratégia da empresa de continuar a capacitar profissionais com olhar atualizado

Divulgação

A expansão faz parte da estratégia da empresa de continuar a capacitar profissionais com olhar atualizado

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a nova integrante do Samsung Ocean, programa de inovação da companhia. O objetivo é oferecer capacitação tecnológica à comunidade acadêmica e fomentar a criação de empresas de base tecnológica (startups).
O programa oferece gratuitamente treinamentos técnicos combinados com temas voltados ao empreendedorismo, além do contato com especialistas da empresa e do mercado. Mais de 86 mil pessoas já passaram pelo programa e cerca de 3.700 sessões de treinamentos, workshops e eventos foram realizados pela iniciativa. A USP e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) já fazem parte do programa.
Já está à disposição um espaço físico no polo de inovação da universidade, com infraestrutura completa para as atividades que, neste primeiro momento, serão realizadas no formato online por conta do distanciamento social. Os cursos, palestras e workshops oferecidos estarão integrados com as Universidades de São Paulo (USP) e Estadual do Amazonas (UEA), em Manaus, que já possuem parceria com a iniciativa da Samsung.
A nova unidade do Ocean fica localizada no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. O programa da Samsung oferece capacitação tecnológica à comunidade e fomenta a criação de empresas de base tecnológica (startups). Com instalações modernas, o programa oferece gratuitamente treinamentos técnicos combinados com temas relacionados à usabilidade e ao empreendedorismo, além do contato com especialistas da empresa e do mercado. Mais de 86 mil pessoas já passaram pelo programa e cerca de 3.700 sessões de treinamentos, workshops e eventos foram realizados pela iniciativa.
“É com satisfação que anunciamos o Ocean Unicamp como a mais nova unidade do projeto. Estrategicamente, será um ponto de referência para atender à demanda de Campinas e região, que têm vocação muito forte em inovações tecnológicas. O espaço físico do programa está preparado para atividades presenciais e, também, online, com integração entre as unidades. A expansão faz parte da estratégia da Samsung em continuar a cumprir sua missão de capacitar profissionais com um olhar atualizado para as demandas do mercado de trabalho”, afirmou Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.
“É uma alegria para a Unicamp poder fazer parte do grupo de universidades que têm uma unidade do Ocean, um modelo inovador de oportunidades em diversas áreas tecnológicas. O Ocean Unicamp estará próximo às nossas unidades de ensino e pesquisa, e em contato com as empresas incubadas e filhas da Unicamp, e certamente agregará mais valor a um ecossistema que vem cada dia mais se fortalecendo em torno de nossa universidade. Esperamos que as atividades do Ocean, integradas com as outras unidades, possam trazer muitos benefícios para todos os atores de inovação da região”, destaca o reitor Marcelo Knobel, coordenador do projeto.
Intelligence of Things Week (IoT Week)
Entre 30 de novembro e 3 de dezembro, a Samsung promoveu a Intelligence of Things Week (IoT Week), com palestra e workshops gratuitos e online promovidos pelo Ocean em parceria com as Universidades de São Paulo (USP) e Estadual do Amazonas (UEA). Todas as atividades têm como foco Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Tecnologias Digitais, com abordagem voltada para tendências do mercado. As inscrições podem ser feitas pelo site. As vagas são limitadas.
SP se adaptou para oferecer atividades
Desde abril a Samsung unificou os cursos do Ocean Manaus e São Paulo e se adaptou à nova realidade para promover ciclos mensais de cursos, palestras e oficinas no formato online, com programações variadas que dão destaque a temas que são tendência no mercado de tecnologia, como Blockchain, Bixby (assistente virtual criada pela companhia), Internet das Coisas, Python, Unity, entre outros. Em dezembro, está ocorrendo a nona onda de cursos. As inscrições podem ser feitas pelo site ou via aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera