Publicado 27/11/2020 - 09h59 - Atualizado 27/11/2020 - 09h59

Por Maria Teresa Costa


Os dois candidatos a prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL), se enfrentam hoje no último debate antes do segundo turno das eleições. O encontro dos dois será na EPTV, logo após a novela Força do Querer. Os debates entre eles, até agora, vêm sendo marcados por acusações mútuas de corrupção e ofensas pessoais. Sem contar que judicializaram a campanha eleitoral, com ações para obter indeferimento do registro de candidatos.
Fim da campanha
Termina hoje a propaganda eleitoral de rádio e TV para o segundo turno das eleições. O último bloco de propaganda será exibido às 20h30 e as últimas inserções devem ser exibidas até 23h. Para boa parte dos eleitores será um alívio, cansados de ver uma campanha belicosa. Amanhã, os candidatos têm até as 22h para fazer propaganda eleitoral com amplificadores de som, distribuição de material gráfico, caminhadas, carreatas ou passeatas.
Campanha
O prefeito Jonas Donizette relembrou ontem, nas redes sociais, as campanhas de 2012 e 2016, quando disputou a Prefeitura com Márcio Pochmmann (PT). "O debate era grande, porém, sempre ficou no campo das ideias. Havia respeito mútuo e, principalmente, com a população. Desejo que o último debate seja bom, principalmente para a população", afirmou.
Pesca
O projeto do vereador Marcelo Silva (PSD), que liberava a pesca esportiva na Lagoa do Taquaral, foi retirado da pauta da sessão de ontem da Câmara de Campinas, a pedido do líder de governo, Luiz Rossini (PV). O parlamentar quer liberar a pesca, que está proibida desde 2003, por ser área de risco para a febre maculosa, pela presença de carrapatos.
Posse
O presidente da Câmara Marcos Bernardelli (PSDB) se reúne na terça-feira com a vereadora mais votada, Mariana Conti (PSOL), para começar a definir como será a cerimônia de posse dos eleitos na Câmara, já que, durante a pandemia, não poderá haver aglomerações. A ideia inicial é que cada vereador possa levar um ou dois convidados e que o Legislativo trabalhará com o mínimo de assessores no dia 1º de janeiro.
Vigilantes
O vereador Carlão do PT protocolou ontem projeto que inclui na grade curricular de empresas privadas e outras organizações que oferecem curso de formação de vigilante e de reciclagem a disciplina de direitos humanos.
Atleta
O atleta de vôlei Caio Vinícius Rodrigues vai assumir a Secretaria de Esportes de Artur Nogueira, em 1º de janeiro. Ele aceitou o convite do prefeito eleito, Lucas Sia (PSD). Ele já atuou como chefe de esportes na Prefeitura da cidade.
Equipe
A Prefeita eleita de Valinhos, Capitã Lucimara (PSD), definiu os primeiros nomes do primeiro escalão do futuro governo. Carina Missaglia assumirá a Secretaria da Saúde, Felipe Zani a Secretaria de Esportes e Lazer e o vice-prefeito, Major Osvaldo Rocco, será o Chefe de Gabinete.
Atualização do Plano SP
O governador João Doria (PSDB) já analisa retomar restrições ao lazer em algumas regiões do Estado que apresentam tendência de avanço na pandemia nas últimas semanas. O governador atribui a alta de infectados, principalmente envolvendo jovens, a atividades de campanhas eleitorais. Na segunda-feira ele fará a atualização do Plano SP de flexibilização das atividades, que definirá regiões que avançam ou regridem. O prefeito Jonas Donizette (PSB) diz que em Campinas não está havendo tendência de aumento de casos.
Maria Teresa Costa, jornalista.

Escrito por:

Maria Teresa Costa