Publicado 15/11/2020 - 08h08 - Atualizado 15/11/2020 - 08h08

Por Maria Teresa Costa


O candidato a prefeito Dário Saadi (Republicanos) teve mais um pedido de cassação do registro da chapa majoritária protocolado pelo Ministério Público Eleitoral. Dessa vez, por uso da máquina pública. A representação, impetrada pela promotora Simone Rodrigues Horta Gomes, afirma que o uso de um e-mail da Cohab, enviado pelo presidente da autarquia, Vinicius Riverete, convidando funcionários para uma reunião na sede do PSB com o candidato configura uso da máquina pública, o que é proibido.
Sem relação jurídica
A defesa de Dário Saadi afirmou, em nota, que não há qualquer relação jurídica da campanha da Coligação Prontos pra Campinas para com os atos das entidades da administração direta e indireta. “Esse pretenso evento nunca constou da agenda do candidato. Dário não é responsável pelos atos administrativos das empresas estatais, especialmente realizados a sua revelia”, disse o advogado Marcelo Pelegrini.
Votos
Os Boletins de Urna (BUs) das Eleições Municipais de 2020 começarão a ser emitidos a partir das 17h deste domingo, data do primeiro turno do pleito. A partir desse horário, serão divulgados os resultados das votações para todos os cargos, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções verificadas.
Prefeito
O prefeito Jonas Donizette (PSB) disse que o julgamento de seu primeiro mandato foi feito, que foi reeleito, mas que não pensa em voltar a ser prefeito. Ele lembra que teve oportunidades de ocupar cargos nos governo federal e estadual, mas que nunca pensou em renunciar ao mandato para aceitar um dos convites.
Reeleição
O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, deve ser reeleito hoje. A última pesquisa divulgada, da Data News Brasil, indica que ele tem 59,4% dos votos. Registrada no TSE com o número SP-07648/2020, a coleta de dados ocorreu dias 10 e 11, e mostra que os demais candidatos têm menos de 10% nas intenções de votos.
Disputa
Em Artur Nogueira, a última pesquisa da AR7 Pesquisa de Opinião e Consultoria Estatística, registrada sob número SP-02830/2020 no TSE, realizada nos dias 7 e 8, mostra Lucas Sai Rissato (PSD) com 29,9% das intenções de voto, o prefeito Ivan Vicensotti (PSB), 19,1%, e os demais candidatos, menos de 10%, na pesquisa estimulada. Mas há 11,5% dos eleitores indecisos.
Avaliação
Onze prefeitos da Região Metropolitana de Campinas terão, hoje, seus mandatos avaliados pela população. São candidatos à reeleição os prefeitos de Pedreira, Hortolândia, Artur Nogueira, Cosmópolis, Indaiatuba, Paulínia, Itatiba, Jaguariúna, Sumaré, Morungaba e Valinhos.
Festa
A véspera da eleição em Campinas foi de muito bandeiraço, especialmente no Centro, com caminhada de candidatos, carreatas em várias regiões e contatos com eleitores nas ruas, na última chance de convencer os indecisos. 
Ainda indefinidos
Dois vereadores candidatos à reeleição, mas que tiveram o registro da candidatura indeferidos em primeira instância, estarão hoje com seus nomes nas urnas eletrônicas, mas os votos deles não serão considerados se, após o julgamento do último recurso, o juiz decidir que existe alguma irregularidade com os registros. Campos Filho (Podemos) e Aurélio Cláudio (PDT) tiveram o registro indeferido por contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) quando presidiram a Câmara de Campinas.
 

Escrito por:

Maria Teresa Costa