Publicado 25/11/2020 - 08h06 - Atualizado 25/11/2020 - 08h06

Por Henrique Hein

Técnicos verificam radar em avenida de Campinas: medidores aprovados recebem laudo com validade para um ano

Wagner Souza/AAN

Técnicos verificam radar em avenida de Campinas: medidores aprovados recebem laudo com validade para um ano

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou ontem uma verificação metrológica em quatro radares de Campinas. A ação durou pouco mais de uma hora e ocorreu nos dispositivos instalados nas avenidas Guilherme Campos (próximo da Avenida Wagner Samara), na José Bonifácio (próximo da Sorveteria Colorê) e na José de Souza Campos — a popular Norte-Sul —, próximo da Rua Coronel Silva Telles. Além deles, o radar da Rua Eliseu Teixeira de Camargo, próximo ao Condomínio Residencial Bella Flora, também foi testado. 
Perfeitas condições
De acordo com o Ipem-SP, todos os radares verificados ontem estavam em perfeitas condições. Diariamente, a entidade realiza a verificação metrológica dos radares em todo o Estado de São Paulo. Conforme prevê a Portaria Inmetro 544/2014, a verificação é obrigatória em todos os radares pelo menos uma vez por ano ou quando o equipamento passar por reparo.
Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento da vistoria também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.
As verificações metrológicas são sempre realizadas com a utilização de uma viatura oficial do Ipem-SP, dotada de um medidor de velocidade de alta precisão e previamente calibrado. Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes.
Laudo
Depois da passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo órgão.
Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. No entanto, se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.

Escrito por:

Henrique Hein