Publicado 24/11/2020 - 11h06 - Atualizado 24/11/2020 - 11h06

Por Henrique Hein

Fachada do Hemocentro da Unicamp

Divulgação

Fachada do Hemocentro da Unicamp

Amanhã é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Nessa data, o Hemocentro da Unicamp completa 35 anos com a realização de uma coleta festiva: um dia especial com música e alegria em reconhecimento aos doadores, além de homenagem, às 10h, no prédio da unidade, com a presença do ator Luciano Szafir, o "padrinho" da campanha de doação deste ano. A entidade convida a população a doar e ressalta que está preparada para receber todos em condições seguras.
Em Campinas, os bancos de sangue enfrentam a pior crise dos últimos cinco anos. Somente no Hemocentro, seis dos oito tipos disponíveis de sangue estavam em estado crítico ou de alerta no fim de outubro. Em setembro, por causa do baixo número de doadores, a unidade teve de entrar em contato com a hemorrede estadual e nacional em busca de socorro. Só não faltou sangue, porque algumas unidades, como das regiões de Botucatu e Ribeirão Preto, encaminharam uma quantidade satisfatória de bolsas.
O Hemocentro fica na Rua Carlos Chagas, 480, na Cidade Universitária, Barão Geraldo. O local funciona como posto de coleta das 7h30 até às 15h. A coleta também é realizada no Hospital Municipal Doutor Mario Gatti, no Hospital de Sumaré e no Hemonúcleo de Piracicaba. Para agendar um horário de doação ou saber mais informações sobre os pontos de coleta basta acessar o site: http://agendamento.hemocentro.unicamp.br.

Escrito por:

Henrique Hein