Publicado 18/10/2020 - 09h01 - Atualizado 18/10/2020 - 09h07

Por Luís Cesar de Souza Pinto

O novo Camaro adota nível avançado de conectividade, com Wi-Fi nativo, OnStar, app myChevrolet e MyLink com projeção sem fio

Divulgação

O novo Camaro adota nível avançado de conectividade, com Wi-Fi nativo, OnStar, app myChevrolet e MyLink com projeção sem fio

Quase um ano e meio depois de ser apresentado nos Estados Unidos, o Camaro reestilizado chega ao Brasil. A maior novidade, além da atualização do visual, é o pacote de conectividade tanto do cupê quanto do conversível, oferecidos em versão única de acabamento SS, que é equipada com motor V8, transmissão automática sequencial de dez marchas e controle de largada.
Também houve uma modificação na tradicional gravatinha estampada na grade dianteira. Segundo a GM, o superesportivo ganha frente inspirada no conceito Camaro Shock, com a gravata Black Bow Tie agora reposicionada para a grade superior e a barra central do para-choque pintada na cor do veículo. A ideia foi voltar ao visual original do carro.
O Camaro também dá um salto em tecnologia ao adotar o nível 4 de conectividade em seu estágio mais avançado. Traz Wi-Fi nativo, OnStar, myChevrolet app e MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O veículo já era equipado com sistema de carregamento de smartphone por indução magnética.
 
O sistema Wi-Fi nativo da Chevrolet conta com antena amplificada e sinal até 12 vezes mais estável, proporcionando uma experiência em 4G por muito mais tempo.
O superesportivo traz a mais atual geração do OnStar. O sistema de telemática permite que sistemas eletrônicos do veículo sejam atualizados de forma remota, ou seja, sem a necessidade do comparecimento à oficina.
O OnStar oferece ainda diversos serviços conectados, entre eles os de auxílio em caso de emergências, o que inclui resposta automática em caso de acidente mais grave, auxílio na recuperação em caso de roubo e socorro mecânico do Road Service da Chevrolet.
O condutor pode a partir de então comandar diversas funções do carro por meio do aplicativo myChevrolet app. Entre elas, acionar a ignição à distância para ir climatizando a cabine ou consultar informações do computador de bordo - nível do combustível, pressão dos pneus, consumo médio, indicador da vida útil do óleo, etc.
De série, o esportivo da marca da gravata traz faróis dianteiros de LED, monitor de pontos cegos, Head-UP Display (HUD), sistema de som premium Bose, bancos dianteiros com ajustes elétricos, refrigeração e aquecimento, alerta de tráfego cruzado na traseira e retrovisor interno com câmera de vídeo.
Cavalaria debaixo do capô impressiona
O Camaro tem motor 6.2 V8 de 461 cv de potência e 616 Nm de torque. O câmbio é automático de dez marchas (o mesmo do rival Ford Mustang). O V8 permite desligar quatro cilindros para economizar combustível. O superesportivo também conta com ‘launch control’, que permite queimar pneu na largada e pode ser customizado de acordo com preferência do piloto. Os pneus são 245/40 ZR20 (dianteira) e 275/35 ZR20 (traseira), do tipo Run Flat.
Importado dos Estados Unidos, o novo lote do Camaro chega em cinco opções de cores: Vermelho Tinto, Azul Egípcio, Laranja Imperial, Branco Summit e Preto Global. O Camaro já teve mais de 6 mil unidades emplacadas no País desde 2010. O preço passa a ser de R$ 377.900 (antes era R$ 366.890).

Escrito por:

Luís Cesar de Souza Pinto