Publicado 18/10/2020 - 09h00 - Atualizado 20/10/2020 - 12h39

Por Da Redação da Metrópole

O Dia do Médico é comemorado no dia 18 de outubro

iStock

O Dia do Médico é comemorado no dia 18 de outubro

MUST University
Cursos profissionalizantes on-line na área da saúde
Desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, os profissionais de saúde têm sido exigidos de forma intensa. No início, com a veloz disseminação da Covid-19, a ampliação das instalações e equipamentos dos hospitais teve de ocorrer rapidamente para dar conta da demanda crescente por atendimento. Toda essa operação exigiu agilidade por parte das equipes médicas e competência logística por parte dos gestores em saúde dos hospitais brasileiros para dar as condições e equipamentos indispensáveis para o tratamento dos doentes.
Conforme evoluía, a pandemia foi obrigando muitas pessoas a mudarem sua rotina e novos hábitos foram sendo incorporados a outro estilo de vida imposto pela crise na saúde. O isolamento social fez com que a maior parte das atividades passasse a ser realizada on-line, como aulas, reuniões, palestras, encontros sociais e familiares, entre outros. Experiente em cursos on-line e profissionalizantes, principalmente na área de saúde, desde março passado, a MUST University, Universidade Americana licenciada pela Comissão de Educação Independente (CIE) do Departamento de Educação da Flórida, em Boca Raton, no Sul da Flórida (EUA), teve um aumento de mais de 80% na procura por cursos on-line.
“Tivemos uma campanha de bolsa de saúde especial para esses profissionais e foi bem aceita, inclusive alguns estavam em fronteiras. Oferecemos aos brasileiros que residem no Brasil e em outros lugares do mundo programas de mestrado de forma 100% on-line”, diz a diretora do campus na Flórida, Giulianna Carbonari Meneghello. Fundada em 2017 pelo Professor Antonio Carbonari Netto, fundador do grupo Anhanguera Educacional SA, a MUST University conta com diversos cursos na modalidade a distância em três idiomas: português, inglês e espanhol. 
O mestrado em Gestão de Cuidados da Saúde foi desenvolvido para fornecer aos profissionais da área o conhecimento, o conjunto de competências, e as habilidades necessárias para serem eficientes gestores e administradores de saúde. “A demanda por profissionais nessa área tem apresentado um rápido crescimento nos Estados Unidos e no mundo, uma mudança que se intensificou no século 21. Desta forma, as responsabilidades dos administradores e gestores de saúde têm sido constantemente redefinidas”, comenta a diretora.
Segundo Giulianna, nesse ambiente dinâmico, as empresas precisam administrar o aperfeiçoamento constante e manter a flexibilidade para superar os obstáculos modernos. “Isso ressalta a necessidade permanente de profissionais de saúde para acompanhar os novos conhecimentos e obter novas habilidades”, completa Giulianna. Além disso, a MUST University promove uma educação sem fronteiras, oferece um diploma americano, que pode ser reconhecido no Brasil. “Isso, certamente, aumenta a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho e, até mesmo, de valorização do trabalho e da remuneração”, completa a publicitária. Além dos programas de mestrado serem totalmente on-line, podem ser feitos dentro do tempo necessário para cada aluno.
Onde? 
MUST University - Florida USA
100% online program - Português :: Inglês :: Espanhol
WhatsApp Brazil (19) 99684 2939 -Netto
WhatsApp USA +1 (786) 223 3486 - Silvio
info@mustedu.com
Clínica Camila Dutra
Reforço no atendimento humanizado
Frente à pandemia do novo coronavírus, a rotina dentro e fora dos consultórios odontológicos foi reforçada desde a chegada do Covid-19. Com o foco no trabalho humanizado, desde o início, a clínica Camila Dutra estudou e fiscalizou atentamente cada departamento para desenvolver suas atividades com o máximo de segurança e conforto aos pacientes. “Mesmo em situações como a que estamos vivendo, a atenção à saúde bucal é fundamental, além dos frequentes casos de urgência. Além de toda a preocupação com biossegurança, o desafio foi estar pronto e disponível para todos os atendimentos, independentemente do cenário mundial. O compromisso de cuidar do próximo deve ser diário”, diz a cirurgiã-dentista Camila Dutra, proprietária da clínica que leva seu nome.
“A pandemia nos trouxe também a certeza de como todos os profissionais da saúde são importantes e como o trabalho em equipe só traz benefícios para os pacientes. Neste momento vimos médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e muitos outros profissionais se doando ao máximo. O sentimento de gratidão é muito grande e reforça a importância de todos os profissionais da saúde para a população”, pondera.
Segundo Camila, hoje, todas as pessoas passaram a ter um pouco mais de conhecimento sobre medidas de biossegurança e controle de infecção. Entretanto, a preocupação com a saúde e segurança de seus pacientes sempre foi e será a prioridade. Assim, os equipamentos de proteção individual (EPI), desinfecção e esterilização de instrumentos e superfícies, lavagem das mãos e álcool em gel, entre muitas outras medidas, sempre fizeram parte da rotina da clínica de maneira rigorosa.
“A base da odontologia executada com excelência é o cuidado e respeito à saúde, tanto da equipe quanto dos nossos pacientes”, comenta a profissional. A rotina da clínica não teve grandes alterações, mas todas as medidas que já faziam parte do dia a dia foram reforçadas. Além disso, todos os membros da equipe se mantêm frequentemente atualizados e cientes de sua responsabilidade em desenvolver os tratamentos com o máximo de responsabilidade e respeito. Os horários e atendimento continuam de maneira espaçada, trazendo ainda mais conforto e segurança para todos.
Além dos casos de urgência, muitos tratamentos não podem ser interrompidos, ou ainda, têm o tempo certo para serem executados com sucesso. Desta forma, tanto profissionais quanto pacientes precisam estar atentos aos cuidados, sem deixar de lado a promoção da saúde bucal. “Sabe-se cada vez mais que a saúde bucal está intimamente ligada à saúde geral, inclusive em casos de infecção e doenças sistêmicas como diabetes e problemas cardiovasculares. Diante deste cenário de pandemia mundial, mantemos e fortalecemos nossa missão de cuidar de nossos pacientes com toda a excelência que a tecnologia e o atendimento humanizado nos permitem”, diz Camila.
O atual momento deixou muitos pacientes emocionalmente alterados e 2020 foi um ano difícil para muitos. “Quando eles procuram a clínica para saber se é seguro fazer um tratamento estético e mostramos o quanto é seguro e saudável, o que estamos observando no final do tratamento é uma melhora significativa na autoestima das pessoas! Afinal, o sorriso ainda é nossa melhor arma para vencer os desafios”, diz Camila.
A clínica odontológica comandada por ela foi eleita recentemente a mais lembrada pelos campineiros em pesquisa de mercado realizada pelo Correio Popular, que a levou a ser agraciada com o prêmio Marcas de Sucesso. “Receber esse reconhecimento em meio a uma pandemia de Covid-19, que trouxe muitos desafios para toda a sociedade e principalmente para quem trabalha diretamente com o público e tem por objetivo promover saúde, mostra que os pacientes entendem que vale a pena todo nosso investimento”, diz Camila.
Onde?
Clínica Camila Dutra
Rua Cônego Nery, 477 - Jardim Guanabara
Tel: (19) 3242-0181
Clínica Alecrim - Dra. Jerusa Alecrim
Dores de cabeça aumentam com o estresse da pandemia
Desde que o novo coronavírus chegou ao Brasil, as mudanças na rotina, alimentação, sono e novidades geradas com a pandemia são fontes de estresse e ansiedade, fortes gatilhos para as crises de enxaqueca. A necessidade do isolamento social gerou condições favoráveis para o surgimento ou intensificação das dores de cabeça.
Por isso é preciso prestar atenção em hábitos prejudiciais. Com uso dos conhecimentos mais recentes da neurociência, o foco do trabalho da Clínica da Dra. Jerusa Alecrim é justamente resgatar ao máximo a qualidade de vida de pessoas com dores, usando menos medicamentos e mais recursos não farmacológicos. “Desde o início da pandemia, muitas pessoas tiveram uma piora no quadro de enxaqueca e outros começaram a sentir dores de cabeça”, comenta a médica Jerusa Alecrim, que se dedica há 25 anos ao tratamento de pessoas com dores de cabeça e enxaqueca.
 
Causas
A especialista explica que existem vários fatores para a piora das dores de cabeça. A exposição excessiva aos equipamentos eletrônicos (celulares, computadores e televisão) é um importante fator de geração de dor de cabeça. A luz azul emitida por esses aparelhos pode gerar crises de enxaqueca e distúrbios do sono. “As pessoas ficaram muito ligadas em celulares e notebooks, devido ao home office e pelo aumento do consumo de notícias. A luz azul reduz a produção do hormônio do sono, a melatonina. Dormindo menos, a pessoa fica mais vulnerável a dores em geral e crises de enxaqueca”, explica a médica.
O recomendado é restringir o uso, optando por momentos de lazer e práticas de outras atividades, como ler um livro, meditação e exercícios físicos. Também, devemos estar atentos à importância da postura. Ela interfere tanto na coluna lombar quanto na coluna cervical, podendo desencadear dores no pescoço, nas costas e na cabeça. “É importante as pessoas se movimentarem. O movimento é imprescindível para um bom funcionamento do corpo. Até a imaginação do movimento tem uma ação restauradora do funcionamento do sistema nervoso”, comenta.
Na Clínica Alecrim os pacientes inicialmente passam por avaliação minuciosa em consulta médica. Em seguida, são estruturados planos de tratamento que contemplam técnicas de neuromodulação com estímulos elétricos (eletroneuromodulação periférica percutânea), orientações sobre a dor apresentada pelo paciente, orientações nutricionais e de atividades físicas. As técnicas de neuromodulação regulam o sistema nervoso e, na última década, pesquisas vêm consolidando o uso desse recurso no tratamento de pacientes com dores crônicas (neuropatias, enxaqueca, cefaleia em salvas) e depressão.
Onde?
R. Rafael Sampaio, 428 - Guanabara, Campinas-SP.
Telefone e WhatsApp: (19) 99516-8476
E-mail: atendimento@alecrim.med.br
https://alecrim.med.br/
Oncocamp
Tratamento oncológico deve seguir na pandemia
“Nosso mundo mudou, todos nós não poderíamos imaginar que um organismo invisível mudaria nossas vidas de forma quase inédita, estando presente em todos os cantos do nosso planeta. Esta enorme crise sanitária que continua a ceifar vidas está ainda longe de ser controlada, embora as fases estejam mudando suas cores, mas a segurança sem dúvida chegará somente quando as vacinas eficazes forem disponibilizadas para toda população”, destaca o oncologista clínico da Oncocamp, Juvenal Antunes de Oliveira Filho.
Essa fala diz muito da luta e da trajetória do oncologista, que é um dos fundadores da Oncocamp. Em deferência ao Dia do Médico, comemorado em 18 de Outubro, ele relembra da importância dos profissionais de todas as especialidades. “E neste momento difícil temos que lembrar daqueles que estão à frente do combate, nas UTIs, nas alas hospitalares e nos ambulatórios de triagem de todo País. Também vale lembrar de especialidades como a Oncologia, cujos especialistas sempre estiveram à frente no combate a uma das mais letais doenças, que afetam todos os níveis da população. Mesmo neste período de pandemia, os pacientes oncológicos devem seguir seus tratamentos sempre sob as orientações básicas para tentar evitar o contágio do coronavírus”, destaca Juvenal.
Ele ainda comenta que as posturas como manter o distanciamento social, na medida do possível, evitar sair de casa sem necessidade, usar máscaras, manter a higienização das mãos e punhos, usar álcool em gel são hábitos já integrados no nosso dia a dia e devem ser mantidos. Abraçar e receber apertos de mão, costumes tão comuns na nossa sociedade, devem neste momento ser evitados.
Outro ponto fundamental diz respeito aos tratamentos oncológicos, tão necessários para a contenção e cura da doença, que não devem ser interrompidos. “Na Oncocamp estamos trabalhando normalmente, atendendo os pacientes que estão recebendo quimioterapia, casos novos e seguimentos, e oferecendo os cuidados com as possíveis intercorrências que possam acontecer”, ressalta.
Cuidados sanitários
O médico lembra que todas as recomendações da OMS e Vigilância Sanitária são seguidas para deixar o ambiente ainda mais seguro para todos. “Usamos máscaras, atendemos no horário marcado, não deixamos que se formem aglomerações na nossa recepção, obedecendo a regra de manter o distanciamento social. Todas as medidas de proteção foram intensificadas para a proteção de todos”, lembra.
Além da equipe oncológica e hematológica, a clínica segue seu trabalho com infectologista, médicas especialistas em dor, nutricionista, fisioterapeuta, dentistas e psicóloga. A equipe multidisciplinar continua trabalhando normalmente, sem interrupção.
“Mantemos um celular de plantão quando a clínica está fechada para tirar as dúvidas dos pacientes e familiares, ajudando a informar as pessoas que passam por tratamento oncológico e que se sentem inseguras nesse contexto da pandemia. É muito importante que o paciente e sua família se sintam bem seguros diante do desafio do enfrentamento do novo coronavírus durante o tratamento oncológico. E em casos de sintomas suspeitos da Covid-19 como febre, tosse ou falta de ar sugerimos conversar com o seu oncologista antes de se dirigir a um dos nossos hospitais de referência”, finaliza.
Onde?
Rua Padre Joaquim Gomes, 149, Jardim Guanabara
Telefone: (19) 3213-4444
WhatsApp Recepção: (19) 9 9235-6301
Grupo Sabin
Compromisso com a qualidade há 36 anos
A pandemia do novo coronavírus mudou a vida das pessoas ao redor do mundo. O medo de um vírus completamente desconhecido, em meio ao alto índice de contaminação, provocou pânico em grande parte da população e fez centenas de empresas procurarem por soluções e meios de auxiliar as pessoas. Com seis unidades em Campinas e há 36 anos fazendo história no setor de medicina diagnóstica nacional, o Grupo Sabin superou em 2019 a marca de cinco milhões de pessoas atendidas em todas as regiões do Brasil.
14/10/2020 -  CADERNO -Caderno Dia do Médico  Caderno Dia do Médico Sabin  Foto: Divulgação
Referência em medicina diagnóstica, o grupo está presente em mais de cinquenta cidades brasileiras e conta com serviços que são grandes diferenciais, como um portfólio com mais de 3,5 mil opções de serviços, que incluem vacinas, testes e exames, além dos modelos de atendimento que oferecem conforto e segurança aos pacientes, como as coletas em domicílio, exames no modelo drive thru, e atendimento diferenciado nas unidades estruturadas com o que há de mais moderno e inovador no mercado.
O compromisso com a excelência de seus serviços é justamente uma das grandes qualidades da empresa, que é uma das poucas do País a obter a acreditação do College of American Pathologists (CAP) e integrar o seleto grupo de companhias que atendem aos mais rigorosos padrões mundiais de qualidade e excelência em saúde. Durante a pandemia, a instituição também não mediu esforços para realizar diversas ações em todo País em prol de seus clientes.
14/10/2020 -  CADERNO -Caderno Dia do Médico  Caderno Dia do Médico Sabin  Foto: Divulgação
Somente em Campinas foram adotadas iniciativas para poder ampliar os canais de atendimento e garantir total comodidade aos que buscam pelos serviços diagnósticos com a marca Sabin de qualidade, como um atendimento no sistema drive-thru para coleta do Covid-19, o que, de acordo com o Gestor do Grupo Sabin na região, o médico patologista, Alex Galoro, surtiu efeitos positivos.
 
14/10/2020 -  CADERNO -Caderno Dia do Médico  Caderno Dia do Médico Sabin  Foto: Divulgação
“Investimos continuamente em inovação no nosso atendimento, aliado sempre às melhores práticas de gestão de saúde na região. Enfrentamos diversos desafios com a pandemia e foi preciso remodelar algumas formas de atendimento por causa das restrições impostas. Reforçamos, por exemplo, a coleta domiciliar e o drive-thru uma iniciativa que deu muito certo. Essas foram algumas das formas que encontramos para poder continuar com os atendimentos de forma mais prática e segura”, disse ele.
Onde?
Rua Romeu Tórtima, 235, no distrito de Barão Geraldo
Avenida Francisco Glicério, 1.894, Centro
Avenida Doutor Moraes Salles, 2.505, Nova Campinas
Avenida Senador Antonio Lacerda, 454, Jardim Campos Elíseos
Avenida Heitor Penteado, 1.334, Taquaral
Avenida Brasil, 868, Jardim Guanabara
Site: www.sabin.com.br
Faculdade São Leopoldo Mandic
Tecnologia de ponta combinada a uma formação humanizada
Referência nacional no ensino de medicina e de odontologia, a Faculdade São Leopoldo Mandic comemora o Dia do Médico prezando pela importância da qualidade na formação do aluno e humanização do profissional, deixando-o pronto para atuar no mercado de trabalho, com qualificação para atender todos os níveis nos sistemas público e privado da área da saúde.
“Nosso curso é focado no aluno, conta com tecnologia de ponta e oferece oportunidade para o aluno com os laboratórios mais modernos do Brasil. O corpo docente conta com médicos que são referência, sempre com profissionais e professores qualificados com experiência na docência”, destaca Dr. Guilherme Succi, coordenador do curso de Medicina da faculdade.
A pandemia da Covid-19 promoveu mudanças no dia a dia da Mandic e foram necessárias apenas 24 horas para a faculdade fazer a transição do ensino presencial para o remoto. Nesse período, a faculdade treinou os professores e intensificou o uso de uma plataforma on-line em todas as aulas.
“Foi um momento terrível, mas serviu para que toda sociedade valorizasse o profissional de saúde, não só o médico. A aprendizagem multiprofissional se tornou muito presente, todo mundo viu isso com muita ênfase, fortaleceu a qualidade do curso, dos alunos e foi muito bom vencer essa crise junto com as famílias e os professores. Ainda é um desafio, mas estamos muito fortes, mostrando valor e potencial’, enfatiza Succi.
No retorno presencial das aulas para os alunos do curso de medicina, em agosto, a faculdade criou um aplicativo que apresenta um questionário diário que deve ser respondido antes de entrar no campus. Se a avaliação for vermelha, a pessoa é atendida imediatamente na clínica-escola, enquanto a resposta verde libera a realização das atividades necessárias.
Todas as pessoas da comunidade acadêmica e visitantes recebem máscara, óculos de proteção e protetor facial ao chegar à faculdade. Os alunos também têm direito a luva e avental, o distanciamento social é respeitado, as turmas foram reduzidas a 40% e todos os ambientes contam com protetor de acrílico, separando o público e os funcionários durante o trabalho.
Durante a pandemia, a faculdade também realizou a doação de equipamentos dos laboratórios para hospitais públicos no auxílio à montagem de leitos. A maioria dos aparelhos teve como destino o hospital-escola da faculdade, que é filantrópico e atende o SUS.
A Faculdade São Leopoldo Mandic conta com estrutura completa, formada por hospital e clínica-escola, unidade básica de saúde que também funciona como escola, ampla rede de saúde com atendimento público pelo SUS e atendimento particular, com o objetivo de oferecer ao aluno a oportunidade de estudar e aprender em todos os momentos a partir de atividades práticas e teóricas.
Onde?
Rua Dr. José Rocha Junqueira, 13, Ponte Preta, Campinas
Avenida Dona Renata, 71, Centro, Araras
Telefone:
Unidade Campinas: (19) 3211-3600
Unidade Araras: (19) 3508-0700
DMS Burnier
Testes de última geração para diagnóstico da Covid-19
A pandemia do novo coronavírus mudou a vida da população e, em meio ao alto índice de contaminação, houve aumento na procura por testes diagnósticos da doença. Referência no mercado em atendimento e qualidade nas análises, o DMS Burnier, com unidades em sete cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), oferece três tipos de testes para a Covid-19. O laboratório celebra o Dia do Médico e se solidariza com os profissionais da saúde por sua incansável dedicação aos pacientes acometidos pela doença.
PCR
Destinado a pessoas que apresentam sintomas da doença, o RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.
Esse teste é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19. Sua confirmação é obtida por meio da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada. Realizado mediante solicitação médica, o teste PCR é feito com material coletado da nasofaringe.
A coleta pode ser realizada do primeiro até o décimo dia após o início dos sintomas. Isso porque passado esse período, a quantidade de RNA tende a diminuir.
Sorologia IgA/IgG
O teste de sorologia é realizado através da coleta de sangue e verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Ele detecta a presença de anticorpos das classes IgA e IgG, possibilitando o diagnóstico de uma infecção aguda (IgA reagente) ou a identificação daqueles que tiveram contato com o vírus, com ou sem sintomas (IgG reagente).
É importante ressaltar que realizar o teste fora do período necessário para a produção de anticorpos pode resultar em um falso negativo. Por isso, para realizar o exame é necessário o pedido médico. Um resultado negativo não exclui o diagnóstico da Covid-19, podendo ser indicada a repetição do exame em paciente com quadro clínico compatível a critério médico.
Teste rápido IgM/IgG
Assim como o IgA/IgG, o teste rápido IgM/IgG faz a detecção de anticorpos e não a presença do vírus no organismo, como acontece no RT-PCR. Os testes rápidos são de fácil realização e no mesmo dia é possível ter o resultado. Ele também é realizado mediante coleta de sangue do paciente e não requer solicitação médica.
O exame deve ser feito a partir do sétimo dia do início dos sintomas ou a qualquer momento na ausência deles. Sua realização fora do período necessário para a produção de anticorpos também pode resultar em falso negativo sendo necessária a realização de contraprova.
Para garantir a segurança e comodidade dos pacientes, os testes podem ser realizados tanto nas unidades da DMS (apenas sorologia IgA/IgG e teste rápido), por meio de coleta veicular com sistema drive thru, ou ainda coleta domiciliar com a unidade móvel do laboratório indo até as casas. Para essa última é necessário o agendamento prévio.
Onde?
Laboratório DMS Burnier
Unidades em Campinas, Hortolândia, Monte Mor, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo
Site: dmsburnier.com.br
Grupo UniEduK
UniFAJ implanta processo seletivo on-line para medicina
O ano de 2020 marcado pela pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios, sobretudo na área da saúde. Na data em que se comemora o Dia do Médico, em referência ao padroeiro São Lucas, é imprescindível destacar a importância deste profissional que atua na linha de frente do combate ao novo Coronavírus. Mas, quais são os desafios daqueles que querem, em meio à pandemia, iniciar a graduação em Medicina?
Gabriela Marques é uma das alunas de Medicina do Grupo UniEduK (UniFAJ), que sonham desde criança com a profissão. Ela foi uma das candidatas que prestaram o primeiro processo seletivo a distância do curso de Medicina de Jaguariúna ocorrido no primeiro semestre de 2020.
Para ela, o processo seletivo on-line possibilitou o início da concretização do sonho de se tornar médica, pois ela estava na Irlanda na época. “É um processo que engloba e dá muita oportunidade para muita gente, pessoas que, às vezes, estão mais velhas e pensam que não vão mais conseguir ou até para mim, tenho 23 anos, mas estava em outro país, eu me via numa bolha: como vou voltar para o Brasil para estudar e prestar uma prova? ”, indaga a estudante.
A resposta veio pelo Grupo UniEduK. “Foi perfeito, as coisas se encaixaram de uma forma que nunca vi. Comecei a estudar e fiz a prova a distância e foi perfeito. Foi tão respeitoso como uma prova normal (presencial) com papel e caneta. Para fazer a redação, na minha opinião foi ainda melhor, porque com papel e caneta precisa ficar rabiscando e no computador a gente consegue deixar organizada a redação. O processo seletivo foi incrível”, elogia Gabriela.
Carolina Magoga Franciscon também é estudante da UniFAJ e embora as atividades do curso de Medicina e demais cursos do Grupo UniEduK estejam sendo retomadas gradualmente, ela iniciou a graduação de forma remota, conhece bem os desafios de estudar em meio a pandemia e reconhece todo o empenho da instituição para oferecer o melhor para os alunos. “Os professores e coordenadores fazem de tudo para que possamos aprender do mesmo jeito que seria presencialmente!!!”, enfatiza.
O vestibular de medicina do Grupo Unieduk será no dia 24 de outubro próximo. O valor da inscrição é de $ 200,00 em boleto bancário ou cartão de crédito. O edital do processo seletivo e mais informações podem ser obtidas no site: https://vestibularmedunieduk.amigoedu.com.br/.
Os cursos de Medicina da UniFAJ e UniMAX estão entre os 5% melhores cursos do Brasil de acordo com o Ministério da Educação. Além disso, possuem parceria com instituições nacionais e internacionais como o Hospital Sírio-Libanês, a Universidade do Minho (Portugal).
Onde?
www.faj.br/medicina
www.unimax.edu.br/medicina

Escrito por:

Da Redação da Metrópole