Publicado 22/10/2020 - 06h16 - Atualizado 22/10/2020 - 06h16

Por Maria Teresa Costa


O Ministério Público recomendou ontem ao presidente da Câmara, Marcos Bernardelli (PSDB), que adie a votação, marcada para hoje, de dois projetos que alteram a lei que criou a APA-Campinas e estabelece regras para o uso e ocupação do solo. É que várias emendas, segundo o MP, propõem alterações substanciais aos projetos originais, sem que tenham sido discutidas em audiência pública. Bernardelli disse que a votação está mantida e que só adiará se houver uma decisão judicial.
Candidaturas deferidas
Até a tarde de ontem, a Justiça Eleitoral havia deferido o registro de 674 candidatos a vereador em Campinas, entre eles, 17 parlamentares que concorrem à reeleição — outros 12 vereadores aguardam julgamento do pedido de registro. Quatro parlamentares não concorrerão à reeleição na Câmara: André Von Zuben (Cidadania) e Pedro Tourinho (PT) concorrerão a prefeito e Antonio Flores (sem partido) e Tenente Santini (PP) decidiram não disputar.
Cerimônia
Vários candidatos a vereador em Campinas acompanharam a visita do presidente Jair Bolsonaro, ontem, na cerimônia de abertura da primeira linha de Luz Sirius, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Tentavam momento para uma foto ao lado dele.
Alinhados
O candidato a prefeito de Campinas, Artur Orsi (PSD), recebeu do presidente Jair Bolsonaro, desejo de boa sorte na disputa. “Sou de Campinas, prazer em conhecê-lo, boa sorte”, disse Bolsonaro. E Orsi respondeu: “Obrigado presidente. Estamos alinhados”.
Patriotas
O presidente Nacional do Patriota, Adilson Barroso, o presidente municipal, Renato Santana e o candidato a prefeito de Campinas, Wilson Matos, também tiveram alguns momentos com o presidente.
Segue o baile
A Câmara tem sessão remota hoje, e entre os projetos que serão analisados, há três que concedem diplomas a pessoas da cidade, três que dão nomes a espaços públicos, um que institui data comemorativa e outro que reconhece a música Gospel e eventos relacionados como manifestação cultural de Campinas. E segue o baile.
Camprev
Na pauta da sessão de hoje está também a suspensão dos pagamentos das contribuições previdenciárias patronais e dos acordos de parcelamentos da dívida ao Instituto de Previdência do Município (Camprev) até o final do ano. A estimativa é que o valor chega a R$ 94 milhões, que será pago no próximo ano.
Ponto facultativo
O prefeito Jonas Donizette (PSB) transferiu o ponto facultativo do Dia do Funcionário Público, comemorado todo dia 28 de outubro, para o dia 30. Ele informou que nesse mesmo dia será depositado o salário do mês e também o vale-alimentação.
Cálculo renal
O prefeito Luiz Dalben passou por nova avaliação médica e, segundo sua assessoria, foi diagnosticado com cálculo renal e ficará em tratamento por cinco dias. 
Encontro protocolar
O prefeito Jonas Donizette (PSB) se encontrou ontem com o presidente Jair Bolsonaro no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Foi um encontro protocolar. Jonas disse que o cumprimentou, entregou o brasão da cidade a ele, e disse que era a 1ª vez que visitava Campinas como presidente, cidade que ele nasceu, e que estava lá como representante do Município. Jonas falou ao presidente o quanto o Sirius é importante para o Brasil e Campinas. Jonas acompanhou Bolsonaro na visita, ouviu seu discurso e foi embora.
Maria Teresa Costa, jornalista.

Escrito por:

Maria Teresa Costa