Publicado 26/09/2020 - 13h08 - Atualizado // - h

Por Da Agência Anhanguera

Concerto especial de 1986 apresenta O Guarani, de Carlos Gomes

Divulgação

Concerto especial de 1986 apresenta O Guarani, de Carlos Gomes

Uma gravação histórica da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), de 1986, será apresentada na série Clássicos, da TV Cultura, neste sábado, 26, às 23h30. Sob a batuta do maestro Benito Juarez (1933-2020), os músicos interpretam a famosa ópera O Guarani, de Carlos Gomes (1836-1896).
A apresentação foi um marco, na época, dos 150 anos de nascimento do icônico compositor campineiro. O concerto foi realizado no Teatro Carlos Gomes. O registro marca outra data expressiva da música ocidental: os 150 anos de estreia de O Guarani, no Teatro Alla Scalla de Milão, na Itália. A ópera, baseada na história de amor entre Ceci e Peri do livro homônimo de José de Alencar, foi o primeiro sucesso de uma obra musical brasileira no exterior.
Além do concerto, durante esta semana, nos intervalos da programação, a TV Cultura exibiu o vídeo da Protofonia de O Guarani gravada pelos músicos, diretamente de suas casas, em respeito à quarentena. O diferencial desse trabalho foi em relação à gravação sobreposta à versão original da abertura da ópera, de um concerto da Sinfônica, que teve a regência do maestro Victor Hugo Toro. Essa apresentação serviu de base para a criação.
A edição do vídeo levou 58 horas de trabalho, e foi realizada pelo músico Walter Barthmann, que atuou como violoncelista da Sinfônica por 10 anos, entre as décadas de 1970 e 1980.
E neste domingo, a Sinfônica apresenta o Concerto da Primavera - As Flores Estão Voltando, em homenagem aos profissionais da saúde das redes pública e privada, que têm atuado na linha de frente do combate à Covid-19. A apresentação, fechada para 100 profissionais ocorre neste domingo, dia 27, às 18h, na Concha Acústica do Taquaral, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB).
Ao destacar a "importância da singela homenagem aos trabalhadores da saúde", o prefeito garantiu, para a apresentação, rigor na execução de todos os protocolos sanitários exigidos em razão da pandemia. Sob a batuta do maestro Victor Hugo Toro, o concerto terá a participação especial do violinista Alejandro Aldana, como solista. No repertório, duas obras do período Barroco: As Quatro Estações, de Vivaldi, e a Ária em Ré Maior da Suíte para Orquestra nº 3, de Bach.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera