Publicado 17/09/2020 - 11h18 - Atualizado 22/09/2020 - 11h29

Por Gilson Rei/AAN


Matheus Pereira / AAN

Os filmes em salas de cinema de Campinas voltaram a ser exibidos ontem em Campinas, depois de quase cinco meses de paralisação, devido à pandemia por Covid-19.
A rede Moviecom, que atende as salas do Shopping Unimart retomou as atividades. Já a rede Cinepólis, responsável pelos complexos do Galleria Shopping e do Campinas Shopping vão reabrir hoje, quinta-feira. Todos dentro das normas de segurança em função da Covid-19, definidas pela Prefeitura de Campinas.
As redes de cinema decidiram aderir ao festival "De Volta Para o Cinema", do movimento #JuntosPeloCinema. O festival oferece uma seleção de filmes de vários gêneros que já foram sucesso nas telinhas, como “ET O Extraterrestre” e “De Volta Para o Futuro”, dentre outros.
Raphael Frossard, da rede Moviecom, destacou que para manter a arte do cinema foi decida a exibição de grandes sucessos no Shopping Unimart. "O cinema é atemporal e há filmes que merecem ser revistos na tela grande. O critério são filmes amados pelo público, que muitos terão a oportunidade de ver pela primeira vez. Tudo isso até os novos filmes estrearem", revelou.
No Galleria Shopping, por exemplo, o público poderá conferir os filmes “O Roubo do Século”, “Scooby – O Filme”, “Agentes Selvagens” (estreia), “Fuga de Pretória”, “Magnatas do Crime”, “Apocalipse Now” e “O Segredo – Ouse Sonhar”. Os horários podem ser conferidos no site www.cinepolis.com.br.
Os organizadores da rede Cinépolis disseram que foram amplamente debatidas as melhores práticas e protocolos de segurança e bem-estar para a retomada. A reabertura será, por exemplo, com horário reduzido e com rígidas medidas de cuidado e atenção.
Nas dependências do cinema no Galleria e no Campinas Shopping é obrigatório o uso da máscara para clientes e funcionários. O local mantém banners com os protocolos de segurança; adesivos no chão indicando o distanciamento seguro entre espectadores; álcool gel em diversos pontos; limpeza e higienização das salas entre a sessões; e incentivo de compra de ingressos online. Além disso, nos terminais de autoatendimento existe aferição de temperatura dos colaboradores diariamente e redução da capacidade de ocupação.
Histórico
As salas de cinema estão liberadas para funcionar desde o dia 4 de setembro, conforme prevê o decreto municipal, publicado dia 2 de setembro. Vale lembrar que a reabertura permite a entrada de 40% da capacidade total do local, com agendamento de hora e assentos marcados.
As pessoas que decidirem ir às salas de cinema devem seguir regras. O consumo de alimentos e bebidas não-alcoólicas nas salas de cinema só será permitido quando a pessoa já estiver sentada na poltrona reservada antecipadamente. Não será permitido o consumo nos espaços de venda e nem em pé, e o distanciamento entre os espectadores deverá ser de um raio de 1,5m.
As poltronas das fileiras da frente, de trás e das laterais deverão permanecer desocupadas, e a exceção dessa regra só vale para pessoas do mesmo núcleo familiar ou que tenham comprado os ingressos juntas. Além disso, o uso de máscaras é obrigatório e só é permitida a retirada durante o consumo de alimentos e bebidas.
O protocolo de atendimento permite entrada de 40% da capacidade total; exige controle de fluxo de pessoas para adentrar e sair das salas do cinema; prevê agendamento de hora e assentos marcados; e define que a ocupação dos assentos deve ser com 1,5m de distância.
Os estabelecimentos devem também ter higienização constante de todas as áreas; disponibilização de álcool em gel em locais diversos; e recomendação do uso de cartões para pagamento e compras via internet.

Escrito por:

Gilson Rei/AAN