Publicado 04/09/2020 - 08h21 - Atualizado // - h

Por Francisco Lima Neto

O Honeywell UV System possui braços de luz UV-C que se estendem sobre a parte superior dos assentos

Divulgação

O Honeywell UV System possui braços de luz UV-C que se estendem sobre a parte superior dos assentos

A Azul, a partir deste mês, amplia os seus protocolos de higiene ao adotar o sistema de raio ultravioleta da Honeywell (NYSE: HON) na limpeza do interior de suas aeronaves. O novo sistema, segundo a companhia, é capaz de eliminar bactérias e vírus, incluindo os da "família" corona. A companhia é a primeira empresa aérea da América Latina a trazer essa tecnologia.
O UV Cabin System, da Honeywell, é capaz de higienizar o interior de uma aeronave em menos de 10 minutos. Essa inovação representa uma camada a mais de segurança que será gradualmente introduzida na frota da Azul. Todos os demais protocolos de limpeza e higienização requeridos pelas autoridades continuam sendo aplicados.
"Desde o início dessa pandemia, temos buscado as melhores soluções de higiene e processos para oferecer aos nossos clientes e tripulantes um ambiente seguro para voar, afinal, segurança é nosso primeiro valor". O UV Cabin System da Honeywell, garantiu, aprimora os já rigorosos protocolos de segurança. "Incluem limpeza aprimorada, verificações diárias de temperatura dos tripulantes e máscaras ou coberturas faciais necessárias para todos os membros da tripulação e clientes ", disse John Rodgerson, presidente da Azul. "Nossos clientes estão sempre exigindo mais da melhor companhia aérea do mundo e é isso que pretendemos entregar", finaliza Rodgerson.
O Honeywell UV Cabin System tem aproximadamente o tamanho de um carrinho de bebidas utilizado no serviço de bordo e possui braços de luz UV-C que se estendem sobre a parte superior dos assentos, varrendo a cabine para higienizar as superfícies da aeronave. Segundo estudos clínicos, quando aplicadas corretamente, as luzes UV-C são capazes de reduzir vários vírus e bactérias, incluindo SARS-CoV e MERS-CoV. Os resultados podem variar de acordo com a dosagem e aplicação da luz UV.
A Azul receberá quatro dispositivos UV Cabin System, que serão colocados em uso em aeroportos de todo o Brasil até o final deste mês.
"Como parte de nosso esforço para apoiar nossos clientes nesta região, estamos muito satisfeitos por ter a Azul como a companhia aérea pioneira a receber e começar a usar o UV Cabin System na América Latina", disse Mike Madsen, presidente e CEO da Honeywell Aerospace. "Estamos aumentando nossa produção do sistema e continuamos focados em fornecer uma gama de soluções para ajudar a aumentar o conforto dos passageiros em viagens aéreas durante estes tempos desafiadores".

Escrito por:

Francisco Lima Neto