Publicado 11/09/2020 - 16h41 - Atualizado 11/09/2020 - 16h41

Por AFP


A Marinha iraniana afirmou nesta sexta-feira que um avião-patrulha e dois drones americanos se aproximaram de uma área de exercícios militares, no segundo dia de manobras navais de grande escala no Mar de Omã, área estratégica e objeto de tensões entre os dois inimigos.

"Um avião P-8 e dois drones MQ-9 e RQ-4" entraram na zona de identificação da defesa aérea e foram detectados pelos radares da Força Aérea iraniana, disse o Exército em seu site.

Um drone iraniano os perseguiu depois que a aeronave dos EUA "ignorou os avisos dos sistemas de defesa iranianos para ficar longe da área de exercícios militares", acrescentou a mesma fonte, que disse que eles então deixaram a área.

Um dos dois drones americanos, o RQ-4, era um modelo semelhante ao que o Irã abateu em junho de 2019 ao alegar que havia violado seu espaço aéreo, o que Washington negou.

O Estreito de Ormuz, que liga o Mar de Omã ao Mar do Golfo, é uma área estratégica para o comércio mundial de petróleo.

A área tem sido um centro de tensão, especialmente desde que os Estados Unidos abandonaram unilateralmente o acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano em 2018 e impuseram sanções à República Islâmica.

amh/mdz/vg/bc/jz/mr

Escrito por:

AFP