Publicado 01/08/2020 - 13h52 - Atualizado // - h

Por Da Agência Anhanguera

Riguetti, encarnando seu palhaço Café Pequeno, em apresentação

Celine Billard/Divulgação

Riguetti, encarnando seu palhaço Café Pequeno, em apresentação

O Instituto Cultural Escola Livre de Palhaço (Eslipa) traz a proposta pioneira do curso Palhaças, Palhaçes, Palhaços e Brincantes no Brasil, circunscrito ao campo refletivo e teórico da linguagem da palhaçada e das brincadeiras populares. O curso é oferecido a todo o território nacional, via plataforma remota com recursos para web conferências integrado ao ambiente virtual de ensino remoto da Eslipa.
Para ministrar as aulas, a Eslipa conta com uma equipe qualificada e diversa na sua formação, regiões e gerações, sendo: doutores e pesquisadores acadêmicos da Unicamp, Unesp e UFBA, como Ermínia Silva e Mario Bolognesi; e artistas/professores com experiência prática nos picadeiros, nas ruas, nos palcos e nas plataformas digitais como, MariaGomide, Jessé Cabral e Richard Riguetti, respectivamente dos grupos Carroça de Mamulengo, Sol sem Dó, Grupo Off-Sina.
O curso tem início no dia 12 de agosto e término no dia 16 de outubro, com duas aulas semanais, às 4ªs. e 6ªs. das 16h às 18h, ao vivo, pela plataforma Zoom, somando 40 horas/aula, no total. A forma de pagamento será pelo sistema contribuição sugerida (valores e mais informações pelo e-mail: institutoeslipa.gestor@gmail.com). As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/ioD4ZfFwwjwHP7f1A.
Além desse curso inédito, o ator, palhaço e produtor Richard Riguetti, campineiro radicado no Rio de Janeiro, abre também em agosto, o Curso de Gestão Cultural – Arte em ação, on-line ao vivo, pela plataforma Zoom. A turma módulo 2, começa dia 10 de agosto, com aulas às 2ªs. e 4ªs. das 20h às 22h; e módulo 1, a partir de 11 de agosto, às 3ªs. e 5ªs. das 10h às 12h. O curso terá 10 encontros virtuais.
“No meu entender Gestão Cultural é uma forma criativa, inventiva que nos impulsiona a organizar os processos de trabalho de artistas, trupes, companhias, espaços culturais, entre outros, considerando as forças produtivas e criativas em busca de resposta organizacional às condições ambientais”, diz Riguetti. O endereço para fazer o cadastro na plataforma é: www.zoom.us. Links do formulário de inscrição para. O pagamento é por contribuição consciente.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera