Publicado 08/08/2020 - 09h44 - Atualizado // - h

Por Maria Teresa Costa

Apesar da data especial, os cemitérios de Campinas não estarão abertos à visitação amanhã, no Dia dos Pais

Cedoc/RAC

Apesar da data especial, os cemitérios de Campinas não estarão abertos à visitação amanhã, no Dia dos Pais

As igrejas de Campinas podem retomar missas e cultos a partir de hoje, que estavam suspensos pela Justiça desde que a cidade ingressou, no mês passado, na fase vermelha, mais restritiva do Plano São Paulo. O Ministério Público entendeu que a retomada de celebrações, naquela fase, colocava os fiéis em risco de contaminação pelo novo coronavírus.
Com a progressão, a partir de hoje, para a fase amarela, o secretário de Assuntos Jurídicos, Peter Panutto, entende que a decisão judicial se torna nula, porque a liminar estabelecia que as celebrações só poderiam ocorrer na fase amarela do plano. Ele informou que ontem encaminharia petição pedindo a nulidade do processo.
Com a liberação, as igrejas poderão ter cerimônias presenciais com presença limitada a 40% da capacidade e estão autorizadas a funcionar seis horas por dia. O prefeito Jonas Donizette (PSB) retirou a proibição de presença de pessoas com mais de 60 anos e passou a recomendar que não frequentem as igrejas.
O vigário-geral de Campinas, José Eduardo Meschiati, observou que desde que ingressou na fase laranja, há duas semanas, as igrejas já tinham liberdade para voltar com as celebrações e agora não será diferente, e por isso continuarão com o retorno das celebrações presenciais. Algumas paróquias situadas em regiões com grande população de idosos tinham optado por não celebrar missas.
O protocolo de retomada, elaborado pela Arquidiocese de Campinas, já permite celebrações como batizados e casamentos, além de missa, mas segundo o vigário-geral, será sempre subordinado às determinações da autoridade civil.

Cemitérios
Os cemitérios públicos e particulares seguirão fechados amanhã, no Dia dos Pais, em razão da pandemia. A data é a terceira em movimentação nos cemitérios, segundo a Companha de Serviços Técnicos (Setec) — a primeira é Finados, seguida do Dia das Mães. De acordo com a Setec, os três cemitérios públicos, recebem em média, nesta data, cerca de 30 mil visitantes.
Os Cemitérios estão fechados para visitação desde o dia 24 de março. Até o fechamento desta edição não havia programação especial para os cemitérios públicos para a data. Já para os três cemitérios particulares, a Comunidade Religiosa Santa Rita de Cássia, que administra Cemitérios Flamboyant, Aleias e Acácias, realizará missa on-line, às 10h30, diretamente da Capela de Todos os Santos, no Flamboyant, sem público.
Durante a missa, segundo a administração local, imagens dos três cemitérios serão mostradas. Os links para missa www.facebook.com/comunidadesantaritadecassiacampinas/live, pelo YouTube https://youtu.be/fXQPzwXvRT8ou através da Rádio Brasil AM 1270. Para colocação de flores dos jazigos, contatos pelos WhatsApp das floriculturas: Aleias e Flamboyant - (19) 97414-8878; Acácias - (19) 97405-6315.

Escrito por:

Maria Teresa Costa