Publicado 21/06/2020 - 11h14 - Atualizado // - h

Por Luís Cesar de Souza Pinto

O Jeep Compass deve chegar ao Brasil em 2021

Divulgação

O Jeep Compass deve chegar ao Brasil em 2021

Com previsão de chegada ao Brasil no ano que vem, o novo Jeep Compass acaba de ser apresentado na Europa. Além de um discretíssimo tapa no visual, o utilitário esportivo traz como inédito motor 1.3 turbo, da família FireFly, com duas opções de potência: 130 cv e 150 cv e o câmbio automatizado de dupla embreagem – por aqui o modelo deve adotar a transmissão continuamente variável (CVT).
Visualmente as mudanças são quase imperceptíveis. A icônica grade sete fendas foi deslocada levemente para cima e a entrada de ar inferior agora é uma peça independente, ao contrário do modelo atual, em que parte dela está unida ao para-choque. Na traseira, as lanternas ganharam desenho interno mais refinado e nova assinatura de led; o para-choque traseiro também teve visual retocado.
Na Europa estarão disponíveis seis modelos diferentes de rodas (um específico para cada acabamento e rodas Gloss Black exclusivas de 19 polegadas para o modelo Night Eagle), além de cinco novas cores para a carroceria, todas disponíveis em combinação com um teto preto.
As dimensões do Compass continuam as mesmas: 4,41 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,64 m de altura, 2,63 m de entre-eixos e porta-malas com capacidade para acomodar 410 litros de bagagem.
Do lado de dentro, o utilitário esportivo Jeep passa a utilizar a central multimídia Uconnect Services, que utiliza telas de 7 ou 8,4 polegadas, trabalhando com serviços integrados com o aplicativo no celular, smartwatch e até pelo site. Possui funções como travar e destravar as portas, enviar um destino para o GPS do veículo, receber alertas em tempo real sobre o trânsito ou previsão do tempo e mais.
Versão híbrida chega ainda este ano
Na Europa, além do motor 1.3 turbo, o novo Jeep Compass traz o bloco 1.6 Multijet II a diesel de 120 cv. Ainda neste ano, será iniciada a produção do Compass híbrido, que utiliza o mesmo motor 1.3 turbo, mas em combinação a uma unidade elétrica que move as rodas traseiras, entregando 240 cv e prometendo um rendimento de até 47,6 km/litro.
Em relação a segurança, o Compass traz sistemas de aviso de colisão frontal e de aviso de saída LaneSense, de série em toda a linha, controle eletrônico de estabilidade com Sistema de capotagem ERM (Electronic Roll Mitigation) e seus airbags: dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina.
 
 
O Jeep Compass foi o utilitário esportivo mais vendido do Brasil em 2017 e 2018, com 49.187 e 60.284 emplacamentos, respectivamente, e vice-líder em 2019 com 60.361 vendas, atrás apenas do Jeep Renegade, que fechou o ano com 68.726 unidades.

Escrito por:

Luís Cesar de Souza Pinto