Publicado 30/06/2020 - 09h36 - Atualizado 30/06/2020 - 09h36

Por Henrique Hein

Denominada de U-Áudio, ferramenta permite a gravação durante viagem

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Denominada de U-Áudio, ferramenta permite a gravação durante viagem

A Uber lançou ontem em Campinas uma ferramenta que permite com que seus usuários e motoristas possam gravar áudios dentro da plataforma durante uma viagem e usá-los para reportar acontecimentos nos quais tenham se sentido desconfortáveis. A iniciativa tem como objetivo auxiliar a empresa no processo de tomada de decisão para a desativação do motorista ou do usuário que praticar interações inadequadas durante uma corrida. O arquivo de áudio poderá ser usado pela empresa para ajudar em investigações junto às autoridades, de acordo com o devido processo legal.
Denominada de U-Áudio, a ferramenta, que foi lançada como projeto-piloto em algumas cidades brasileiras em fevereiro deste ano, já está disponível em Campinas por meio dos recursos de segurança que aparecem no aplicativo durante a viagem. Após o encerramento da corrida ou, por meio do histórico, tanto o usuário quanto o motorista podem anexar o arquivo para depois relatar o incidente à empresa. Segundo a Uber, o conteúdo é criptografado, permanece armazenado no dispositivo de quem fez a gravação e não pode ser acessado por mais ninguém.
A empresa informou ainda que só poderá ter acesso ao áudio se ele for compartilhado pelo usuário ou motorista como parte do relato. Uma vez enviada aos agentes de atendimento, a gravação é analisada e usada para ajudar a entender do que se trata o incidente reportado. O conteúdo permanece no celular por sete dias e depois é deletado automaticamente. A Uber destaca que a "proteção da privacidade dos envolvidos é levada muito a sério" e que todos os seus usuários e motoristas receberão avisos de que estão sujeitos à gravação de áudio.

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Henrique Hein