Publicado 10/05/2020 - 10h40 - Atualizado 10/05/2020 - 10h46

Por Da Agência Anhanguera de Notícias

Pós-graduado em música popular pela Unicamp, Goio já tocou com Ivan Lins, João Donato e Paulo Jobim

Divulgação

Pós-graduado em música popular pela Unicamp, Goio já tocou com Ivan Lins, João Donato e Paulo Jobim

O saxofonista, compositor, arranjador e educador campineiro Goio Lima lança seu primeiro CD duplo, que leva seu nome, para comemorar seus 35 anos de carreira. São dezenove músicas que refletem sua pesquisa sobre diferentes ritmos brasileiros como choro, marcha, frevo, balada, valsa e samba-jazz.
O músico e pesquisador, que já havia gravado dois CDs com a banda Havana Brasil, escolheu entre as suas composições aquelas que refletem suas principais influências e fazem um apanhado de sua carreira como compositor, arranjador e instrumentista.
Nesse projeto, Goio Lima toca sax tenor, sax soprano, flauta e flauta em sol e está acompanhado dos músicos Evaldo Guedes ao contrabaixo, Paulinho Vicente na bateria, Edmundo Cassis ao piano acústico e elétrico, Rubinho Antunes e João Lenhari ao trompete e flugelhorn, Jorge Savedra na bateria e Gabriel Gaiardo ao piano acústico e elétrico.
No CD 1, estão as músicas: Um abraço no Donato, Nivaldo, como está o tempo em BH?, Valsa do Natal, Pro Getz, Gauche, Spok, vamos tomar um chopps no Frevinho?, Uma rosa pra Fátima Guedes, Gota de choro e Juriti (valsa pra tia Celinha). E no CD 2, Relativo Prazer, Tema pro Ivan Lins, Ato, Esperando Maria, Skate Board, Mingus no forró, Tema pro Johnny Alf, Marcha Estradeira, Sul de Minas e Mais um samba pro Toninho. Todas são de autoria de Goio Lima.
O álbum foi composto, arranjado e produzido por Goio Lima e foi gravado ao vivo no Estúdio Arsis em São Paulo por Adonias Junior. O CD está nas plataformas digitais desde o dia primeiro de maio.
Goio Lima é pós-graduado em música popular pela Unicamp e saxofonista profissional com 35 anos de carreira. Alternando-se entre o sax alto, o tenor, o soprano e a flauta, trabalhou ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional. Como professor, ministrou aulas de saxofone, flauta, teoria musical e improvisação em escolas e faculdades pelo Brasil. Também apresenta, em suas vídeoaulas, métodos simples e objetivos que abrangem os principais problemas apresentados pelo estudo de saxofone, indicando caminhos para a solução de todos esses problemas de modo prático e eficiente.
Em sua carreira acadêmica já lecionou nas universidades federais de São Carlos e Uberlândia e nas particulares Unisantanna e Unaerp. Participou de inúmeros grupos de música instrumental de diversos estilos como Mojave e Havana Brasil. Músico eclético, atuou em grupos de jazz, salsa e pop, mas tem na música brasileira seu principal foco. Já atuou ao lado de nomes como João Donato, Ivan Lins, Paulo Jobim, entre outros.
Vagale lança novo EP nas plataformas digitais
A banda campineira Vagale anuncia o lançamento de seu mais recente EP, Ruído Negro, disponível nas plataformas digitais desde o dia 8 de maio. Com três faixas inéditas, o novo trabalho faz o contraponto com o último álbum lançado em setembro de 2019: Ruído Branco.
A antítese não está somente ligada ao título, mas sim em todo o conceito que compõe o novo EP. Se em Ruído Branco, o quarteto fez jus ao conceito e manteve as faixas na mesma frequência sonora, que foram conectadas por elementos eletrônicos. Cada frequência foi representada por uma cor e, assim, surgiu o desenho da capa do disco.
Já em Ruído Negro a ideia é fazer justamente o oposto. “Resolvemos fazer esse contraste com o álbum anterior e retirar tudo, mantendo exclusivamente elementos eletrônicos”, explica o guitarrista Lucas Duarte.
O resultado deu origem a três faixas: Leve, Universa-me e Ondular, que serão apresentadas em duas lives. A primeira ocorreu ontem. A próxima será na segunda, 11, às 19h, na Band.
Vagale é uma banda campineira formada por amigos na época do colegial. Após algumas mudanças, o grupo segue firme e forte pela cena independente desde 2016, quando lançou o álbum de estreia: Puro. Em 2019, Bruno Carlini (Voz e Guitarra); Lucas Duarte (Guitarra); Frederico Brühmüller (Baixo) e Wilian Nunes (Bateria) lançaram o álbum Ruído Branco e seguem produzindo e fazendo shows. (AAN)

Escrito por:

Da Agência Anhanguera de Notícias