Publicado 29/05/2020 - 10h15 - Atualizado 29/05/2020 - 10h15

Por Maria Teresa Costa

Entrega virtual ocorreu na quarta para Planalto de Viracopos II

Carlos Bassan/PMC

Entrega virtual ocorreu na quarta para Planalto de Viracopos II

A Prefeitura de Campinas entregou anteontem 106 matrículas de lotes para famílias do Núcleo Residencial Jardim Planalto de Viracopos II. Foi uma entrega simbólica, feita de forma virtual pelo prefeito Jonas Donizette (PSB). Com o título de propriedade, as pessoas terão segurança jurídica e poderão contrair um financiamento nos bancos, como a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para fazer melhorias nos imóveis, ampliar e deixar como herança para os filhos.
Além de resolver uma questão social, a concessão de títulos de propriedades também tem impacto na economia, segundo o presidente da Cohab, Vinicius Riverete. Ele afirmou que cálculos da empresa indicam que se cada família que receber a sua matrícula investir R$ 20 mil para reformar a casa, que agora passa a ser dela, R$ 400 milhões serão injetados na economia local.
Programa de Regularização Fundiária de Campinas está na segunda-fase. Na primeira foram entregues cerca de 20 mil títulos de posse e a meta, segundo o prefeito Jonas Donizette, é entregar aproximadamente 20 mil matrículas até o final do ano em todas as regiões da cidade. Jonas lembrou ontem que Campinas já foi conhecida como a capital das invasões. “Conseguimos estancar aquela situação e começamos a trabalhar na regularização do passivo e os resultados são esses que estamos apresentando”.
O Núcleo Residencial está na região do Aeroporto Internacional de Viracopos e resulta de uma ocupação ocorrida em 1990 por famílias que vieram do Paraná, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
O bairro conta com rede de abastecimento e esgoto, passaram a reivindicar a instalação de energia elétrica, asfalto, galerias de águas pluviais, limpeza urbana, transporte coletivo e serviço dos Correios e Telégrafos.

Escrito por:

Maria Teresa Costa