Publicado 23/05/2020 - 09h00 - Atualizado // - h

Por Henrique Hein

Em Campinas, foi registrado 15,5 graus, durante a madrugada, mas depois esquentou e abriu ainda mais

Leandro Ferreira/AAN

Em Campinas, foi registrado 15,5 graus, durante a madrugada, mas depois esquentou e abriu ainda mais

A chegada de uma frente fria causará uma redução nas temperaturas neste final de semana e deverá provocar chuvas em alguns bairros de Campinas. De acordo com informações divulgadas ontem pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para hoje não são esperados volumes elevados de precipitação, mas há chances de chuvas isoladas fortes na cidade. As temperaturas devem cair em relação às registradas durante a semana e ficar entre 17 e 23 graus, enquanto os ventos devem atuar com intensidades moderada e forte a partir da tarde. No domingo, a condição é de céu parcialmente nublado pela manhã, passando para claro ao longo do dia, com temperaturas ainda mais baixas, entre 12 e 23 graus. Na segunda-feira, o predomínio deverá ser de sol, mas com os termômetros estagnados na faixa de 10 a 23 graus.
Segundo o Cepagri, a frente fria - que até ontem atuava entre os estados de Santa Catarina e Paraná - causará em São Paulo um aumento da nebulosidade a partir de hoje. A previsão aponta para altas chances de temporais isolados, com trovoadas e rajadas de vento, no centro-oeste paulista, onde se encontram cidades como Bauru, Marília e Presidente Prudente. Por lá, devem ser registrados os maiores volumes de precipitação no final de semana. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), no entanto, a situação será um pouco diferente. “Teremos mais frio do que chuva”, explica Ana Ávila, pesquisadora do instituto.
Nesta sexta-feira, as vinte cidades que compõem a RMC amanheceram sob condição de céu nublado, com alguns períodos de sol entre nuvens. A temperatura mínima registrada em Campinas pelo Cepagri ontem foi de 15,5 graus, durante a madrugada, por volta das 5h. Até às 7h, a temperatura era de 16 graus, com sensação térmica de 14. O restante do dia permaneceu instável, com nebulosidade variável, alternando entre céu nublado e sol entre nuvens. A temperatura não subiu tanto quanto o previsto e sequer passou dos 29 graus ao longo de toda à tarde.

Escrito por:

Henrique Hein