Publicado 14 de Maio de 2020 - 17h36

Por Da Agência Anhanguera

Melissa Mejitarian, integrante do grupo

Divulgação

Melissa Mejitarian, integrante do grupo

Quatro psicólogas de Campinas e Bragança Paulista decidiram unir forças durante a pandemia do novo coronavírus para oferecer atendimentos gratuitos de forma on-line para profissionais da área da saúde que estão na linha de frente do combate à doença. Juntas, elas criaram um projeto voluntário, na qual batizaram de Grupo de Acolhimento Emergencial Psicológico (Gaep), com o objetivo de diminuir o estresse vivenciado pela categoria durante a pandemia. As sessões estão sendo realizadas individualmente, de forma psicoterapêutica, e seguem todas as determinações do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

De acordo com o projeto, cada profissional está tendo direito de fazer até três atendimentos por videochamada, via Skype ou WhatsApp, com duração de 50 minutos por sessão. O grupo está atendendo profissionais da saúde de todo o País. “Nosso propósito é utilizar do acolhimento psicológico como estratégia de acesso aos cuidados de saúde mental, auxiliando na redução do estresse agudo vivenciado pelos profissionais que estão trabalhando na pandemia. Dessa forma, tentamos evitar ou minimizar o surgimento de possíveis transtornos psicopatológicos decorrentes desse momento, visando à prevenção e promoção de saúde mental”, explica uma das especialistas do grupo.

Para os profissionais que precisam de mais do que três sessões, o grupo oferece um encaminhamento para psicoterapia ou outras opções de cuidados necessários. Quem não é profissional da saúde e procurar por atendimento no Gaep será encaminhado para outros projetos psicológicos que fazem atendimento ao público em geral. Os profissionais que precisarem de atendimento só precisam preencher a ficha de triagem disponibilizada no link: http://forms.gle/RoJZaaD2XSgC3mjBA. Mais informações sobre o projeto desenvolvido pelas psicólogas de Campinas e Bragança Paulista podem ser obtidas no Instagram do GAEP em: http://www.instagram.com/gaep.psi.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera