Publicado 05/04/2020 - 10h02 - Atualizado 03/04/2020 - 15h16

Por Daniela Nucci

A barba virou símbolo de polêmica durante a pandemia do novo coronavírus

Divulgação

A barba virou símbolo de polêmica durante a pandemia do novo coronavírus

Símbolo de masculinidade e estilo, a barba virou um dilema com a disseminação do novo coronavírus. Muitas celebridades do meio esportivo e cultural resolveram apará-la ou mesmo tirá-la por completo pelo medo de ficarem mais expostos às gotículas de saliva contaminadas que poderiam se alojar nos pelos e se transformar em focos de contágio. Porém, infectologistas afirmam que não há necessidade de tirar toda a barba, apenas para quem é de grupo de risco.
“O ideal é dar uma aparada na barba até setembro, principalmente, quem tem barba longa, porque ali pode ser um reservatório de vírus porque muitos costumam passar a mão nela após espirrar”, explica a infectologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Raquel Silveira Bello Stucchi.
Segundo ela, a pessoa que precisa usar máscara por ter um quadro respiratório e ser da área de saúde não pode ter barba porque os fios não deixam a máscara vedar as gotículas infectadas, que podem passar entre o espaço da barba e a máscara. “Quem precisar usar máscara não pode usar barba. Aqueles que não precisam devem pelo menos aparar porque não dá para ficar lavando a barba toda hora numa pia, como deve ser feito com as mãos”, explica a Infectologista.
O cabeleireiro e barbeiro Juliano Culkin estava com barba grande e achou melhor aparar os pelos. “A gente pode espirrar na mão ou cotovelo e ficar um pouco na barba e por isso é bom aparar. Deixei a minha mais baixinha e diminui o volume”, diz ele, que fez um passo a passo com dicas de como diminuir o volume.
Muitos que seguiram à risca os cuidados não aprovaram muito o resultado, porém fizeram em nome do amor aos entes queridos e à própria saúde como o tecnólogo em logística, Mauro Alves Junior, de 30 anos. “Uso barba há seis anos e como moro com meus pais, de 61 e 65 anos, que são do grupo de risco, resolvi aparar agora porque estava de férias e volto ao trabalho nesta semana. É numa distribuidora de peças para o Brasil e América Latina e é essencial. É melhor evitar o pior. Foi com dó no coração que tirei, e minha noiva não gosta que apare a barba. Mas foi necessário”, diz Junior, cliente do hairstylist especialista em barbas e cabelos masculinos Felipe Reginatto, também favorável à redução do volume da barba.
“Tenho alguns clientes que já baixaram a barba e outros que tiraram toda, apesar do arrependimento. Faz três semanas que estou parado porque não estou atendendo para evitar algum contato com os clientes”, diz Reginatto. 
Famosas radicalizam para se prevenir
Gusttavo Lima também tirou a barba, assim como o apresentador do The Noite, Danilo Gentili, o jornalista Felipe Andreoli, o cantor Marcos, da dupla com Belutti, e o jogador de vôlei Bruno Rezende.
 
 
 
 
Passo a passo para aparar a barba
O cabeleireiro e barbeiro Juliano Culkin mostra como aparar os pelos
1 - Primeiro passe o pente 2 de uma máquina em toda barba
2 - Passe o pente e a tesoura para aparar os pelos que faltaram
3 - Segure a barba com o pente e corte com uma tesoura o que sobrou
4 - Veja qual o formato da preferência e passe a lâmina onde quer mais curto
5 - Com a ponta do pente um pouco abaixo dos lábios, vá subindo em direção ao lóbulo da orelha para ir aparando
6 - Barba aparada e com estilo

Escrito por:

Daniela Nucci