Publicado 03/04/2020 - 11h23 - Atualizado 03/04/2020 - 14h00

Por Daniel de Camargo

Leitos de isolamento têm 17 pacientes

Wagner Souza/AAN

Leitos de isolamento têm 17 pacientes

Dezessete pessoas, sendo cinco crianças com até quatro anos, estão internadas em leitos de isolamento com suspeita da Covid-19 no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A informação foi dada na manhã de ontem pelo superintendente do HC, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho. O médico detalhou que dentre os pacientes infantis, um tem apenas 6 meses de vida e outro está entubado.
No momento, explica, a população brasileira vive quatro epidemias ao mesmo tempo: Covid-19, dengue, influenza (H1N1) e o vírus sincicial respiratório (VSR). De agora até julho, comenta, as unidades de saúde costumam receber muitas crianças com bronquiolite — resulta em dificuldades para respirar — que requerem cuidados intensivos. Hoje, esclarece Oliveira Filho, quando chegam ao HC com algum sintoma respiratório, tendo em vista que a disseminação da Covid-19 já é comunitária, são colocados imediatamente como caso suspeito.
Atualmente, o HC dispõe de 20 de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adultos e outros 20 infantis destinados aos pacientes graves com suspeita ou infectados pelo vírus. A partir da próxima semana, a quantidade para adultos deve subir para 33. E, futuramente, há proposta de acréscimo de outros 40. Contudo, depende de recursos, por exemplo, para compra de equipamentos.
"Fizemos um preparo desde o início, com todo o cuidado, para que a disseminação da doença não ocorra dentro do nosso meio", reforçou. Com a estratégia, o HC tem ainda 80 leitos de enfermaria liberados.

Escrito por:

Daniel de Camargo