Publicado 21/04/2020 - 06h00 - Atualizado 17/04/2020 - 15h54

Por Do Correio

Cidade mineira Ouro Fino

Reprodução

Cidade mineira Ouro Fino

TIRADENTES: HERÓI DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA
Todos os anos, neste mês e neste dia, comemoramos o sacrifício do mais puro de nossos heróis: Tiradentes. Evocamos então a figura ideal do sonhador, cujo único crime foi o de querer uma Pátria livre. Relembramos os episódios da Inconfidência Mineira, um dos fatos mais repletos de idealismo, de lances de coragem e de covardia, mescla de tudo quanto pode haver de mais elevado e demais mesquinho no comportamento humano. Ali, a realidade, que tantas vezes ultrapassa a própria fantasia, soube reunir em graus de inigualável intensidade, o amor e o ódio, o desprendimento e a ganancia, o coragem e a covardia.
 
BRASIL TERÁ POLÍTICA EXTERNA ATUANTE
O presidente Mediei, falando perante os formandos do Instituto Rio Branco, em cerimônia realizada no Palácio Itamarati, em Brasilia, traçou as linhas fundamentais do que deverá ser nossa política externa. Disse que aos diplomatas cabe dar prosseguimento à atuação do governo em prol da mudança das regras da convivência internacional, da alteração de uns sistema de relações que, apesar de tradicionalmente movel, ora se pretende estático". Nosso país - prosseguiu o presidente Mediei - se recusa a crer que a história se desenrole necessariamente em benefício de uns em prejuízo de outros; não aceita que o poder seja fonte de posições irremovíveis; e reafirma o direito de forjar, dentro das fronteiras, o seu próprio destino e de escolher fora delas, as suas alianças e os seus rumos". Continuou o chefe do governo assinalando que cabe ao Brasil, dentro da comunidade internacional, parcela de decisão cada vez maior.
 
NIXON ACELERA RETIRADA DE FÔRÇAS DO VIETNÃ
Tendo em conta a retirada de 115.000 soldados norte-americanos do Vietnã do Sul já realizada, os Estados Unidos retirarão daqui até a próxima primavera um total de 265.000 homens, indicavam ontem aqui os observadores após o discurso do presidente Nixon. Esta ultima cifra significa quase a metade dos efetivos norte-americanos que estavam no Vietnã do Sul quando Nixon assumiu a presidencia, em janeiro do ano passado. Em seu discurso, o Presidente manifestou sua inquietação no Laos e Cambodja, mas absteve-se de responder ao pedido de ajuda militar formulado pelo governo.

Escrito por:

Do Correio