Publicado 24/03/2020 - 20h08 - Atualizado 24/03/2020 - 20h08

Por Luis Cesar de Souza Pinto

Motor 1.2 turbo é novidade no Tracker que também ganhou mais eficiência na motorização 1.0 turbo

Divulgação

Motor 1.2 turbo é novidade no Tracker que também ganhou mais eficiência na motorização 1.0 turbo

O impacto das restrições impostas pela pandemia de coronavírus levou a General Motors a lançar o novo Tracker em transmissão ao vivo pela internet para jornalistas. O novo modelo estreia com dois motores turbo: o conhecido 1.0 de 116 cv (já utilizado no Onix) e o novo 1.2 turbo de 133 cv de potência. Os preços ficam entre R$ 82 mil e R$ 112 mil.
Com uma estratégia agressiva, a apresentação do novo utilitário esportivo mirou em supostas ‘derrapadas’ de modelos concorrentes, como a pequena capacidade do porta-malas, a baixa potência ou baixo torque, excesso de plástico no acabamento e conectividade defasada. Os executivos da marca garantiram que o novo Tracker chega para resolver todas essas questões.
O Tracker ficou 5,2 cm mais baixo, mas em compensação cresceu em comprimento (1,2 cm), na largura (1,5 cm) e no entreeixos (1,5 cm), e ‘emagreceu’ 144 quilos. De acordo com dados divulgados pela fabricante, com isso o modelo ganhou eficiência e está 17% mais econômico, chegando a fazer 14,8 km/l de gasolina com motor 1.0 turbo. O conforto também foi privilegiado, já que o espaço para os passageiros de trás teve aumento de 7 cm para as pernas, de 4,6 cm para os ombros e de 1,9 cm para a cabeça.
Estreando novo visual, o Tracker segue o figurino do Onix com grade hexagonal, detalhes cromados e faróis afilados, lateral com linha ascendente e contornos plásticos nas caixas de roda. Na lateral, ganhou uma terceira janela para ampliar a visibilidade em manobras. A tampa traseira foi redesenhada, assim como as lanternas que passam a ser bipartidas. O suporte da placa do carro foi deslocado para o para-choque, que acomoda ainda refletores, a luz de neblina e um extensor.
O interior do carro ficou mais ergonômico: o painel foi rebaixado e traz no seu topo a central multimídia de última geração, com tela sensível ao toque de oito polegadas. O wi-fi a bordo é outro diferencial, com sistema de internet 4G e pacotes a partir de R$ 29,9 mensais. O velocímetro e o conta-giros contam com grafismos exclusivos e ponteiros iluminados por led. No meio do quadro de instrumentos há uma tela colorida que exibe o nível de combustível e quais passageiros traseiros estão ou não com o cinto de segurança afivelados.
A GM também focou na segurança. O novo Tracker vem de série com seis airbags em todas as versões. Dependendo da configuração, ele conta com frenagem de emergência em caso de colisão, faróis com função cornering, alerta de ponto cego, serviço de concierge OnStar (pago à parte). O novo Tracker traz quatro câmeras (uma traseira, uma frontal e duas laterais). O sistema de freios é totalmente novo e, apesar de não possuir discos nas rodas traseiras, tem maior eficiência do que os da concorrência, de acordo com a GM.
Duas motorizações: ambas turbo
Um dos pontos fortes do Tracker são seus motores turbo 1.0 de 116 cv e 1.2. 133 cv. Com 116 cv de potência, o motor 1.0 turbo faz utilitário esportivo acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. Com câmbio manual, esse propulsor faz 13,0 km/l na cidade e 14,8 na estrada, com gasolina; ou então 9,0 km/l na cidade e 10,4 na estrada, com etanol. Com transmissão automática de seis marchas o consumo com gasolina é de 11,9 km/l na cidade e 13,7 na estrada; com etanol, o Tracker 1.0 automático faz 8,2 km/l na cidade e 9,6 na estrada.
Já o do novo motor 1.2 turbo de três cilindros é capaz de gerar 133 cv e 21,4 kgfm de torque com etanol e 132cv com 19,4 kgfm com gasolina no tanque está disponível apenas com o câmbio automático de seis marchas. Na estrada, alcança médias de 13,5 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol). Na cidade, os números passam para 11,2 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol).
ais encorpado 
Versões e preços
Tracker Turbo 1.0 MT6 - R$ 82 mil
Tracker Turbo LT 1.0 AT6 - R$ 89.900
Tracker Turbo 1.2 AT6 - R$ 90.500
Tracker Turbo LTZ 1.2 AT6 - R$ 99.900
Tracker Turbo Premier 1.2 AT6 - R$ 112 mil
Legendas:
Totalmente repaginado, Chevrolet Tracker traz faróis estreitos, iguais aos do novo Onix, e também ganhou visual m
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Motor 1.2 turbo é novidade no Tracker que também ganhou mais eficiência na motorização 1.0 turbo

Escrito por:

Luis Cesar de Souza Pinto