Publicado 27/03/2020 - 12h48 - Atualizado 27/03/2020 - 12h48

Por Estadão Conteudo

Vila é conhecida pela alta quantidade de frescos nas fachadas de várias das suas casas, conhecidos pelo nome alemão de Lüftlmalerei

Divulgação

Vila é conhecida pela alta quantidade de frescos nas fachadas de várias das suas casas, conhecidos pelo nome alemão de Lüftlmalerei

A tradicional Paixão de Cristo que acontece a cada dez anos na pequena vila de Oberammergau, nos Alpes da Baviera, na Alemanha, desde o século 17, foi adiada para 2022. A decisão foi tomada pelas autoridades sanitárias e administrativas do Distristo de Garmisch-Partenkinchen devido à pandemia do novo coronavírus. O mesmo ocorre com a tradicional montagem brasileira.A Paixão de Cristo de Nova Jerusálem, que seria apresentada de 4 a 11 de abril, foi transferida para setembro.
"O departamento de saúde realizou uma avaliação de risco e determinou que não é possível realizar a encenação da Paixão de Cristo. Ainda teremos um alto risco de infecções recorrentes por um longo período de tempo. Nesse estágio, entendemos claramente que um evento dessa escala não é viável neste momento", esclarecem as autoridades locais em comunicado oficial.
A Paixão de Cristo de Oberammergau remonta a uma promessa feita em 1633. Naquela época, o povo da vila bávara prometeu realizar periodicamente o sofrimento, a morte e a ressurreição de Cristo, se sua população ficasse protegida da peste da época. A encenação envolve em torno de 2,3 mil pessoas, todos naturais ou residentes na localidade há mais de 20 anos. A encenação da vila alemã serviu de inspiração para o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusálem, no agreste pernambucano. 
A pequena vila também é conhecida pela alta qualidade e quantidade de frescos nas fachadas de várias das suas casas, conhecidos pelo nome alemão de Lüftlmalerei, pinturas que mostram motivos religiosos ou de contos de fada.
O povo de Oberammergau quer cumprir o voto feito no século 17. Portanto, como a pandemia inviabilizou a montagem este ano, os planos para realizar a Paixão de Cristo em dois anos estão começando. A estreia está prevista para 21 de maio de 2022. As datas das demais apresentações serão anunciadas posteriormente.
Para a Paixão de Cristo de Oberammergau em 2020, foram programadas 103 apresentações, entre 16 de maio e 4 de outubro. O Teatro de Paixão de Oberammergau tem quase 4.500 lugares, sendo o maior palco ao ar livre com um auditório coberto no mundo. Eram esperados cerda de 450 mil espectadores nacionais e internacionais.
Este não é o primeiro adiamento da apresentação: Em 1770, a Paixão de Cristo não ocorreu devido a uma proibição geral; em 1920, o conselho municipal decidiu não realizar a apresentação, tendo em vista o grande número de baixas da Primeira Guerra Mundial; em 1940, a Segunda Guerra Mundial impediu o espetáculo.
Reembolso de ingressos
Existem duas possibilidades para o reembolso de ingressos já comprados: Em 6 de abril, as reservas para as apresentações deste ano podem ser convertidas em reservas para 2022. Outra possibilidade é o cancelamento de passagens e acordos, nesse caso será feito reembolso do preço de compra.
SAIBA MAIS
Nota da organização do espetáculo em Nova Jerusálem informando o adiamento.
“Em cumprimento as medidas preventivas adotadas pelo Governo do Estado de Pernambuco, com o objetivo de combater a expansão do contágio pelo Coronavírus, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova resolve adiar a temporada 2020, da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que seria realizada de 4 a 11 de abril, para o período de 2 a 7 de setembro de 2020. Os ingressos e os pacotes de hóspede interativo da Pousada da Paixão já adquiridos, continuam válidos para a temporada que será realizada em setembro.”

Escrito por:

Estadão Conteudo