Publicado 10/02/2020 - 16h25 - Atualizado 10/02/2020 - 17h09

Por Fábio de Mello

Buzina dá plantão no balcão do bar sete dias por semana para que as porções, como o espetinho de costela com mandioca e vinagrete, saiam no ponto certo

Fábio Mello/AAN

Buzina dá plantão no balcão do bar sete dias por semana para que as porções, como o espetinho de costela com mandioca e vinagrete, saiam no ponto certo

Buzina singrou o interior paulista em trens de carga, carregados de grãos, como ajudante de maquinista por muitos anos. Largou a profissão, que ainda é lembrada por ele com carinho, para trabalhar em um local fixo. Foi quando montou o Cantinho do Buzina, que foi fundado há 16 anos no Parque da Figueira II e, em 2017, se mudou para o Jardim Nova Europa, onde permanece até hoje. O amor pelo trabalho continua, mas agora é praticado atrás do balcão sete dias por semana, com o mesmo esmero dos tempos de ferroviário. Essa dedicação é sentida e devolvida pela clientela, que costuma lotar o seu salão o dia todo.
O lugar é simples, mas todas as suas dependências estão sempre impecavelmente limpas e o ambiente é amplo e tranquilo, com um generoso espaço entre as mesas para manter a privacidade dos fregueses. 
O cardápio conta com algumas das porções e quitutes mais tradicionais de boteco, como pastel, kibe, bolinho de bacalhau e isca de tilápia e também lanches cortados em boquinha-de-anjo de costela, pernil ou linguiça com ovo. Para beber, além das cervejas tradicionais, a casa serve uma boa variedade de cachaças mineiras e caipirinhas de pinga ou vodca.
As mesas do salão são perfeitas para grupos de botequeiros, mas, para os solitários, o balcão é geralmente a melhor escolha. Nas minhas últimas visitas, gostei de ocupar uma banqueta ao lado da estufa, que está sempre repleta de porpetas apimentadas ou não e pancetas crocantes, repostas continuamente pelo capitão da casa, que, além de bom profissional, é uma figura rara e ótima companhia.
Recomendo o espetinho de costela com mandioca e vinagrete, que forra bem o estômago e sai por um precinho camarada, para acompanhar a cerveja de sua preferência, sempre bem gelada. Saúde!
ONDE
Cantinho do Buzina. Rua Maestro Jaime Lopes Diniz, 175 - Jardim Nova Europa, Campinas. Aberto de segunda a sexta-feira, das 11h às 22h, sábado, das 11h às 23h, e domingo, das 10h às 16h.
Essa é boa!
Bêbado com dor de dente
O bêbado chega no boteco e pede uma dose de pinga, e dá a desculpa de que o dente doía muito.
Ele tomou a pinga, disse que o dente continuava a doer e pediu mais uma dose.
Novamente ele tomou a pinga, reclamou que o dente ainda doía e pediu mais uma dose caprichada de pinga.
O dono do boteco já curioso, pergunta:
- Mas qual dente que está doendo tanto assim?
O bêbado tira uma dentadura da boca, aponta e diz:
- Não sei se é esse ou esse outro!

Escrito por:

Fábio de Mello