Publicado 09/12/2019 - 17h00 - Atualizado 10/12/2019 - 13h34

Por Fábio de Mello

O enorme sanduíche de pernil com aliche, que vem na baguete ou em dois pães franceses cortados em boquinha-de-anjo é um dos pratos preferidos dos frequentadores do bar

Fábio Mello/AAN

O enorme sanduíche de pernil com aliche, que vem na baguete ou em dois pães franceses cortados em boquinha-de-anjo é um dos pratos preferidos dos frequentadores do bar

O bar do Cesinha, que fica no Chapadão, é desses estabelecimentos de bairro onde todo mundo conhece todo mundo e mesmo quem chega de fora é cumprimentado como se fizesse parte da turma. O comandante da casa é ex-docente universitário e, apesar de ter trocado a faculdade pelo balcão há alguns anos, continua a dar aula, agora em outra matéria: a botecagem.
O lugar é um tributo à cultura de bar, começando pela comida, preparada pelo seu parceiro Frau, sempre focado em iguarias típicas da baixa gastronomia. Nada é comprado pronto e tudo é preparado na bem estruturada cozinha, que tem janelas de vidro para o lado de dentro, permitindo que a clientela possa conferir sua limpeza e organização.
Além do cardápio fixo, que tem boas opções de porções, lanches e petiscos, o professor ainda serve frango assado nos finais de semana e joelho e costelinha de porco aos domingos. Durante a semana, a birosca também oferece petiscos que não estão no cardápio e variam de acordo com o clima e a vontade da clientela, como moela, dobradinha e até pimentão recheado de carne moída (receita ensinada pelo famoso e falecido seu Fernando, de quem Cesinha foi amigo e vizinho por muitos anos). A estufa, sempre recheada de pastéis, espetinhos de medalhão de frango e bolinhos de bacalhau, também é uma boa pedida para os mais apressados.
Para animar a visita e acompanhar a grande variedade gastronômica, o menu apresenta diversas bebidas destiladas, além das tradicionais cervejas e caipirinhas. Sugiro ao estimado leitor que ocupe um dos bancos do balcão e peça o enorme sanduíche de pernil com aliche, que vem na baguete ou em dois pães franceses cortados em boquinha-de-anjo e uma gelada para acompanhar. Saúde!
ONDE
Bar do Cesinha. Rua Cônego Manoel Garcia, 539, Jardim Chapadão, Campinas. Aberto de terça-feira a domingo, das 17h às 22h.

Escrito por:

Fábio de Mello