Publicado 14/12/2019 - 15h58 - Atualizado 14/12/2019 - 15h58

Por Delma Medeiros

Oficina de dança para o espetáculo Um Voo a Céu Aberto, montagem de fim de ano dos jovens e adolescentes atendidos no Instituto Noberto

Gabriel Nardi/Divulgação

Oficina de dança para o espetáculo Um Voo a Céu Aberto, montagem de fim de ano dos jovens e adolescentes atendidos no Instituto Noberto

O Instituto de Pedagogia Terapêutica Professor Norberto de Souza Pinto apresenta o espetáculo Um Voo a Céu Aberto, na próxima segunda-feira, dia 16, no Teatro Iguatemi Campinas. O espetáculo tem entrada franca, mediante confirmação de presença pelo email administrativo@institutonorberto.com.br ou pelo telefone 2138-4250.
A instituição filantrópica oferece atendimento gratuito a 35 crianças e jovens com deficiência intelectual, estimulando-os por meio do fazer prático e experimental em diversas linguagens artísticas, como artes visuais, música, dança, teatro e arte digital/tecnológica. Todas estas linguagens estão reunidas no espetáculo, que faz parte do projeto Teatro e Música em Movimento, patrocinado pela Unimed Campinas com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Instituto tem como principal parceira no apoio aos seus projetos sociais a Fundação FEAC.
O voo dos pássaros, tema trabalhado em diversas oficinas com os jovens, foi o ponto de partida para o desenvolvimento do enredo e da concepção geral do espetáculo, que tem direção artística de Thaís Sans e criação de imagens de Izabella Pereira. Das narrativas visuais elaboradas nos ateliês de arte visuais e arte digital vieram contribuições para o cenário. Os movimentos e os sons dos pássaros, por sua vez, serviram de inspiração para as coreografias, assinadas por Thaís Sans, Jun Hosotani e Kátia Itami, à frente das oficinas de dança.
Nas oficinas musicais do Instituto Norberto, comandadas pelo professor Ricardo Botter Maio, garrafas, pisos de cerâmica, tubos de PVC e papelão, galões d'água e caixas de isopor são alguns dos materiais transformados em instrumentos musicais. Assim nasceu o nome para o grupo, Tamboreando Sonhos, que participa do evento mostrando canções do seu segundo CD.
“O espetáculo anual do Instituto Norberto mobiliza toda nossa equipe e envolve todos os nossos jovens. Esperamos que o público compareça para dividir conosco esse momento bastante especial, em que podemos apresentar um pouco do trabalho realizado ao longo do ano”, comenta Joselene de Souza Pinto, atual presidente do Instituto Norberto.
SAIBA MAIS
O Instituto Norberto de Souza Pinto, localizado no bairro Guanabara, foi fundado pelo educador Norberto de Souza Pinto, pioneiro na inclusão sócio educacional de crianças e jovens com deficiência intelectual no Brasil. O trabalho da instituição, que em 2020 vai completar 60 anos, é gratuito e tem como público-alvo crianças e jovens com deficiência intelectual.
AGENDE-SE
O quê: Um Voo a Céu Aberto
Quando: Segunda, 16/12, às 16h
Onde: Teatro Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina)
Quanto: Entrada franca mediante confirmação de presença pelo e-mail administrativo@institutonorberto.com.br ou pelo telefone (19) 2138-4250)

Escrito por:

Delma Medeiros