Publicado 06/12/2019 - 06h00 - Atualizado 05/12/2019 - 14h18

Por Do Correio

Movimento noturno em loja de Campinas

Reprodução

Movimento noturno em loja de Campinas

COMÉRCIO À NOITE: PRIMEIRO DIA, FRACO
Ontem, primeiro dia de funcionamento do comércio à noite, o movimento foi fraco, aliás como já se esperava, e motivado principalmente pela proximidade do fim de semana prolongado pelo feriado da próxima segunda-feira, que provocou a saída da cidade de muita gente. Mesmo assim, o número de pessoas nas ruas era grande a partir das 18 horas. Poucos compraram, mas muitos foram conhecer os preços, as formas de pagamento e ver o que há para vender é o que os comerciantes chamam de "reconhecimento de área", característico do fim de ano. Nas grandes lojas de departamentos, as primeiras compras, todas a prazo. Na terça-feira, quando voltar a funcionar até às 22 horas, o comércio vai ser mais intensificado, num crescendo que atingirá seu ponto máximo por volta do dia 20.
 
PRESERVAÇÃO DO PALÁCIO DOS AZULEJOS
Inaugurado como residência senhorial do Barão de Itatiba, em data de 1874, o Palácio dos Azulejos, que sediou a Prefeitura e as repartições municipais até há bem pouco tempo, encontra-se em péssimo estado de conservação. Por isso, a vereadora d. Enéa Caldatto Raphaelli, ao ocupar o expediente da Câmara em última reunião, focalizou o problema e clamou por providências. Disse que o Executivo está relegando a um plano secundário, apesar de haver sido tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico Nacional, "a fim de permanecer viva a tradição campineira, um pedaço sublimado de nossa História". Afirmou que a "Prefeitura não vem cumprindo as normas estabelecidas para a preservação dos trabalhos tombados".
 
ISOLAMENTO DO VÍRUS DE CÂNCER: ESPERANÇA
O isolamento de um vírus nos sarcomas humanos constitui urna "grande esperança terapeutica", mas não a vitória sobre o câncer, declarou na noite passada o professor Georges Mathe, diretor do Instituto Cancerológico de Villejuif (Paris). A descoberta do vírus pelos médicos norte-americanos Morton e Eilbert foi anunciada durante uns seminário sobre antígenos do câncer organizado por referido Instituto. A noite, o professor Mathe disse que se tratava de num passo científico importante e uma grande esperança terapêutica, mas que nem por isso se deveria crer que o câncer foi definitivamente vencido, visto que "não há uma, mas várias espécies de câncer".

Escrito por:

Do Correio