Publicado 11/11/2019 - 15h08 - Atualizado 13/11/2019 - 14h14

Por Fábio de Mello

Porção Eduardo e Mônica mistura carne moída e amendoim numa criação de Beto, dono do boteco, inspirado em música homônima

Fábio de Mello/AAN

Porção Eduardo e Mônica mistura carne moída e amendoim numa criação de Beto, dono do boteco, inspirado em música homônima

Beto chegou a Campinas, aos 16 anos, sem seus pais, nem documentos. Veio de Minas com o sonho de se tornar jogador de futebol, mas, nenhuma oportunidade surgiu e ele teve que procurar emprego. Foi contratado como ajudante de cozinha, por uma fábrica de pizzas e, durante algum tempo, ocupou o cargo de barman em baladas da cidade. Estas experiências ajudaram-no a se tornar o que é hoje: um ótimo dono de bar, que elabora receitas criativas, entende de bebidas e, ainda por cima, é um bom contador de histórias. Para cada petisco da birosca há um relato interessante e, quase sempre engraçado, que faz questão de contar a cada cliente que aparece.
A porção chamada Eduardo e Mônica, por exemplo, foi inspirada na música de mesmo nome, por conta de seus ingredientes (carne moída e amendoim), que à primeira vista não combinam, mas no final acabam dando certo, como acontece com o casal na canção.
As porções A Vaca foi pro Brejo (croquete de costela com mandioca), Rainha da Sucata (bolinho de arroz, com linguiça artesanal, recheada com queijo e empanada na farofa de soja) e a Filho Adotado (moela marinada na cevada, empanada e frita) são as mais pedidas e também são servidas com alguma informação adicional.
O boteco oferece caipirinhas e drinques clássicos como sex on the beach, mojito e o manhattan, além de versões tropicais criadas pelo comandante da casa. O local, que conta com um generoso salão e um balcão comprido, onde são preparadas as bebidas, foi inaugurado há dezessete anos numa esquina movimentada da Vila Teixeira. Recomendo as mesas do deck, que ficam na lateral, do lado de fora, de onde é possível acompanhar o movimento da rua. Espaço perfeito para apreciar uma porção, acompanhada de uma cerveja gelada e algumas anedotas do anfitrião. Saúde!
ONDE:
Botequim do Beto. Rua Joaquim Vilac, 683, Vila Teixeira - Campinas. Aberto todos os dias, das 11h às 23h

Escrito por:

Fábio de Mello