Publicado 19/11/2019 - 09h06 - Atualizado 19/11/2019 - 09h06

Por Henrique Hein

Marcha Zumbi exibiu cores e muito ritmo na última edição, que ocorreu no ano passado, arrastando uma legião multirracial pelas ruas da cidade

Carlos Bassan/Divulgação/PMC

Marcha Zumbi exibiu cores e muito ritmo na última edição, que ocorreu no ano passado, arrastando uma legião multirracial pelas ruas da cidade

A Prefeitura de Campinas preparou uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado amanhã em todo Brasil. O feriado, que entrou para o calendário nacional em 2011, foi criado com o objetivo conscientizar as pessoas sobre temas como o racismo, discriminação, igualdade social e a inclusão dos negros e da cultura negra na sociedade. A data é comemorada no mesmo dia da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares – um dos maiores símbolos da resistência negra ao sistema escravocrata brasileiro.
Segundo a Prefeitura, as comemorações terão início logo nas primeiras horas da manhã, com a tradicional Marcha Zumbi dos Palmares. A concentração de pessoas, assim como em anos anteriores, mais uma vez, acontecerá na Estação Cultura, das 10h às 10h30.
De lá, os participantes percorrerão as principais ruas da região central, passando pela: Treze de Maio, Conceição, Barão de Jaguara, General Osório, Anchieta, Thomas Alves e Francisco Glicério, até chegar ao Largo do Rosário, onde as demais atividades do dia acontecerão.
Entre as ações programadas pelo poder público no local estão: uma mostra de trabalhos étnico-raciais das escolas municipais de Campinas e uma série de shows de música gratuitos, sendo o principal deles o da Banda Olodum, marcada para começar às 18h.
As apresentações também contarão com a presença dos grupos músicas: Grupo da Serrinha (às 12h); Reggae Spirit (às 13h) e DJ Pagú & MC Jenny Zion (às 15h).
Mês da Consciência Negra
A programação do Mês da Consciência Negra, que teve início em 1º de novembro, segue até o dia 30 deste mês.
A lista com todas as atividades que acontecerão na cidade até o final do mês estão disponíveis para acesso no site da Prefeitura, em: http://www.campinas.sp.gov.br.

Escrito por:

Henrique Hein