Publicado 19/11/2019 - 07h32 - Atualizado 19/11/2019 - 07h32

Por Gilson Rei

Negociação deve ser feita em escritório da Boa Vista SCPC, no Centro

Wagner Souza/AAN

Negociação deve ser feita em escritório da Boa Vista SCPC, no Centro

O sonho de participar do Black Friday, das compras de Natal e do Ano Novo com o “nome limpo na praça” — sem peso na consciência — pode se transformar em realidade. A partir de quinta-feira, começa em Campinas o mutirão de renegociação de dívidas, que oferece descontos a partir de 30% em dezenas de empresas, incluindo nos débitos com a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa). 
A campanha “Acertando suas Contas”, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), acontecerá de 21 de novembro a 20 de dezembro. O mutirão oferecerá uma grande oportunidade para o consumidor limpar o nome, pois os descontos na dívida começam em 30%, mas podem ser até maiores, dependendo da disponibilidade de cada empresa. Ao todo, 30 empresas já aderiram à campanha, como Sanasa, Óticas Ipanema, Biguá Alimentos, Microlins Amoreiras, WM Formaturas e Eventos, entre outros estabelecimentos. Novas empresas ainda deverão ingressar.
Adriana Flosi, presidente da Acic, afirmou que a expectativa é de atender aproximadamente 18 mil pessoas, o dobro do número do mutirão de 2018. “A perspectiva de maior procura se deve principalmente a alguns fatores: a liberação de FGTS e do PIS/PASEP, e o incentivo para entrada no Cadastro Positivo, que oferece vantagens para quem esteja em dia com suas contas, como juros mais baixos e facilidade de crédito”, explicou.
O mutirão oferecerá aos inadimplentes condições especiais de renegociação de dívidas, como isenção de multa e desconto igual ou acima de 30% nos juros. “Os consumidores poderão também consultar seu CPF gratuitamente e realizar a negociação direta com os credores, em um ambiente de conciliação e não de cobrança”, ressaltou Flosi. 
Segundo Flosi, o objetivo vai além de gerar oportunidades de acordos e renegociações de dívidas. “Trata-se também de buscar soluções para que o inadimplente se reorganize financeiramente por meio de educação financeira. Cada consumidor receberá informações sobre como proceder na renegociação da dívida e informações que o ajudarão a evitar novos endividamentos.”
Endividamento
A inadimplência em Campinas aumentou 1,77% entre janeiro e outubro deste ano, comparado ao mesmo período de 2018. Nesses 10 meses, foram identificados 213.477 carnês /boletos vencidos há mais de 60 dias, totalizando R$ 153,7 milhões de dívidas dos consumidores da cidade.
Na Região Metropolitana de Campinas, no mesmo período, houve 508.879 carnês vencidos e não pagos há mais de 60 dias, o que equivale ao endividamento de R$ 366,4 milhões.
A inadimplência em Campinas aumentou 260,86% em outubro deste ano em relação ao mesmo mês de 2018. Comparado a setembro deste ano, outubro registrou redução de 4% na inadimplência. 
De acordo com o Serviço Central de Proteção ao Crédito, em Campinas, o balcão de atendimento teve 40.992 consultas de janeiro a julho deste ano, enquanto no mesmo período de 2018 foram 48.824 consultas, ou seja, houve uma queda de 16%.
SAIBA MAIS
Onde negociar sua dívida:
Local - escritório da Boa Vista SCPC, com acesso pela Rua José Paulino, 1.111, Centro, Campinas.
Horário - atendimento, individual, será realizado das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 12h30, no sábado.
Site - A campanha tem um site próprio para esclarecimento de dúvidas: http://www.acertando suascontasacic.com.br.

Escrito por:

Gilson Rei