Publicado 18/10/2019 - 11h51 - Atualizado 18/10/2019 - 11h51

Por Daniel de Camargo

O médico Paulo de Tarso Alvim examina paciente:

Leandro Ferreira/AAN

O médico Paulo de Tarso Alvim examina paciente: "A primeira consulta com um oftalmologista deve ser feita antes dos 5 anos de idade"

O Centro de Cirurgia Ocular oferece, desde 2006, uma solução completa para quem quer ver a vida com bons olhos. A afirmação é do proprietário da clínica Paulo de Tarso Alvim, que empreendeu no setor para garantir que seus pacientes sejam atendidos de forma personalizada, humanizada e ética. “Definimos diretrizes e montamos uma infraestrutura que objetiva e nos permite prover uma solução completa: as pessoas podem realizar, aqui, praticamente todos os exames e tratamentos oftalmológicos possíveis”, destaca.
A excelência é assegurada, frisa, por meio de uma equipe coesa de profissionais altamente qualificados, que alia a sua experiência ao que existe de mais moderno no que diz respeito a equipamentos. Há 13 anos instalado na Rua Antônio Lapa, nº 280, salas 901-906, do edifício comercial América Cambuí, no Cambuí, em Campinas, o Centro começou com um especialista —Paulo de Tarso.
Hoje, conta com cinco, cobrindo várias subespecialidades da oftalmologia. O corpo clínico deve aumentar em breve. Paulo informa que outros médicos devem ser incorporados naturalmente à equipe. Contudo, esse crescimento ocorrerá de forma natural de modo que os princípios que inspiraram a concepção do Centro sejam mantidos. “Nosso foco é proporcionar uma boa saúde ocular as pessoas”, reforça o especialista.
Proprietário do Centro de Cirurgia Ocular, Paulo de Tarso Alvim ressalta que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou nos últimos anos. Por consequência, a necessidade de tratamentos oftalmológicos. Muitas doenças como glaucoma, catarata e degeneração macular relacionada a idade, informa, são mais frequentes na população com mais de 60 anos de idade.
Ressalta também que após os 40 anos de idade a presbiopia (vista cansada) acomete a grande maioria da população. “A partir dessa idade, a grande maioria das pessoas vai precisar usar óculos para leitura”, esclarece.
Para Paulo de Tarso, é melhor prevenir do que remediar. “A primeira consulta com um oftalmologista deve ser feita antes dos 5 anos de idade. Posteriormente, é recomendável uma consulta por ano”, disse. De acordo com o médico, muitos problemas envolvendo os olhos, na atualidade, se dão pelo tempo excessivo — por necessidade profissional ou não — que as pessoas passam em frente de celulares, televisões e computadores. “A incidência ou agravo em casos de miopia cresceu consideravelmente”, adverte.
Tecnologia de última geração
O Centro de Cirurgia Ocular utiliza tecnologia de última geração para ofertar os mais sofisticados exames oftalmológicos. São realizados diagnósticos das mais diversas patologias oculares como: Tomografia de Córnea (PENTACAM) e segmento anterior, Biometria por Interferometria Óptica, Microscópio Especular da Córnea, Topografia Corneana Computadorizada, Campimetria Visual Computadorizada, Ultrassonografia Diagnóstica, Potencial de Acuidade Visual a Laser (PAM), Tomografia de Coerência Óptica (OCT) entre outras.
Segundo o proprietário do Centro, Paulo de Tarso, o corpo clínico é extremamente qualificado para realizar os mais avançados tratamentos oftalmológicos como cirurgias de catarata com implante de lentes intraoculares de alta tecnologia (trifocais, multifocais, tóricas e de foco extendido), por exemplo.
Nesse contexto, utilizar os melhores equipamentos é preponderante. “A tecnologia, principalmente na área da oftalmologia, é essencial para completar as informações de saúde necessárias para definir qual a melhor abordagem para o caso do paciente”, frisa Paulo de Tarso. Seguidamente, aponta, o tratamento mais adequado. “A tecnologia é um acessório importante para garantir a resolutividade do problema”, encerra.
ATENDIMENTOS
Catarata
Cirurgia refrativa
Córnea
Glaucoma
Lente de contato
Oftamologia Geral
Plástica ocular e vias lacrimais - Retina e vítreo/laser/injeções intra-vítreas
Uveíte
Neuroftamologia
Especialista tem atuação destacada
O médico Paulo de Tarso Alvim examina paciente: "A primeira consulta com um oftalmologista deve ser feita antes dos 5 anos de idade"
Paulo de Tarso S. Alvim, 47 anos, se graduou em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em 1995. Goiano, reside em Campinas há mais de 20 anos. Na cidade, fez residência médica com especialização em oftalmologia no Hospital Centro Médico entre 1996 e 1997. Subsequentemente, se especializou também em cirurgia de catarata, córnea, glaucoma e cirurgia de segmento anterior.
Dessa vez, entre 1998 e 1999, no Hospital e Maternidade Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Seu currículo conta, entre outros, com capacitações e atualizações realizadas nos Estados Unidos e Europa. Atualmente, também é chefe do departamento de Oftalmologia do Hospital Centro Médico de Campinas.
ORAÇÃO DE SÃO LUCAS
Hoje, 18 de outubro, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de São Lucas Evangelista, autor do terceiro Evangelho do Novo Testamento e dos Atos dos Apóstolos, livro bíblico que mais fala sobre a Virgem Maria. Médico, tornou-se o padroeiro desses profissionais. São Lucas, cujo nome remete a “portador de luz”, não conheceu Jesus, mas sim Paulo, de quem foi discípulo.
Dentre os escritores do Novo Testamento, é o único não israelense. Sua mensagem foi dirigida aos cristãos gentios (não israelitas). No prólogo de seu Evangelho, diz que escreveu para que os cristãos conhecessem melhor as verdades nas quais tinham sido instruídos. Era, acima de tudo, um historiador e escrevia principalmente para os gregos. Para pedir sua intercessão, existe a Oração do Médico.
Oração do Médico
Ó Mestre, eu te agradeço porque me entregaste a missão de exercer a Medicina, restituir a alegria de viver às pessoas que me são confiadas a qualquer hora, momento e lugar.
Ofereço-te a minha vocação de servir a sociedade como instrumento de tua providência.
Grandes são os avanços da ciência, mas também são inúmeros os desafios à limitação humana que exige de mim seriedade, equilíbrio, sabedoria e fidelidade ao juramento que fiz.
Ó Deus da vida! Ilumina-me e faça de mim um mensageiro de misericórdia e esperança.
Que no final de cada jornada eu possa celebrar o renascer da vida, fruto do trabalho e entregar-te às situações da minha limitação quando não tiver êxito.
Senhor, que vieste trazer vida e vida em abundância, tornar-me um instrumento de tua misericórdia.
Amém.
Obrigado, Senhor!

Escrito por:

Daniel de Camargo