Publicado 18/10/2019 - 07h58 - Atualizado 18/10/2019 - 07h58

Por Henrique Hein

Ecotroca amplia pontos de arrecadação

Divulgação

Ecotroca amplia pontos de arrecadação

A Prefeitura de Campinas fechou uma parceira com o Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região (Recap) para participar da campanha do Projeto Ecotroca+Eletrônicos, um programa que tem como objetivo fornecer espaços para que a população possa descartar equipamentos eletrônicos, como celulares, baterias, TVs, pilhas e qualquer outro tipo de equipamento, de maneira sustentável. A partir de agora, os Centros de Educação Ambiental (CEA) de Campinas e seus parceiros passam a atuar como pontos de coleta do programa.
Lançada em maio desde ano, a iniciativa do Recap envolve cerca de 600 postos de combustíveis distribuídos nas 90 cidades da área de abrangência do sindicato. Com a parceira, as pessoas poderão agora também destinar o resíduo em sete pontos da cidade. Nesses locais, há um tambor verde-escuro identificado com o símbolo da campanha, onde os descartes podem ser feitos.
De acordo com o secretário do Verde, Rogério Menezes, entre os males causados ao meio ambiente pelo descarte incorreto de eletrônicos estão a redução do tempo de vida útil dos aterros sanitários; a contaminação da água e do solo por metais pesados; além de riscos diversos à saúde da população.
À medida que os produtos são descartados, um caminhão do Recap faz a coleta dos resíduos e os leva até Nova Odessa, onde é feito processo de manufatura reversa dos eletrônicos. Entre junho e agosto, mais de uma tonelada de lixo eletrônico foi descartado pela população nos postos de combustíveis participantes da iniciativa sustentável.
Os municípios que tiveram mais arrecadação de equipamentos foram: Campinas, Indaiatuba, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Serra Negra, Valinhos e Vinhedo. Os locais de descarte na cidade podem ser consultados no site da Prefeitura em: http://www.campinas.sp.gov.br. Já os 600 postos de combustíveis que participam da campanha podem ser encontrados no site: http://www.recap.org.br/ecotroca-descarte-eletronico.

Escrito por:

Henrique Hein