Publicado 30/09/2019 - 14h23 - Atualizado 30/09/2019 - 15h32

Por Da Redação da Metrópole

Especial traz as novidades em diagnósticos e tratamentos para os cuidados com o corpo e a mente

I Stock

Especial traz as novidades em diagnósticos e tratamentos para os cuidados com o corpo e a mente

Bellagio Spa - Cuidados com o corpo e a mente em ambiente relaxante
Spa, uma expressão reduzida que traduz Serviço Personalizado de Atendimento. Desde a antiguidade, os spas se tornaram centros de cura nos quais o indivíduo recebia cuidados especiais para o equilíbrio e harmonia do corpo, mente e espírito. Desta forma, o Bellagio Spa se inspira nessa filosofia e proporciona um ambiente agradável, tranquilo, confortável, dispondo de técnicas e produtos de alta tecnologia cosmecêutica (nova geração de produtos que combinam cosméticos e produtos farmacêuticos criados através de pesquisas e pela engenharia cosmética a partir da década de 1980) para o público que busca um equilíbrio entre o corpo e a mente. Além disso, os profissionais são devidamente capacitados e assumem o compromisso de executar um atendimento singular.
Localizado na área externa do Vacance Hotel, em Águas de Lindóia, o Bellagio Spa é rodeado por uma vista privilegiada para as montanhas da região e traz como destaques entre os seus serviços os vários tipos de massagens, tratamentos faciais e corporais, banhos aromaterapêuticos em ofurô e jacuzi, que incorporam óleos corporais apropriados durante a aplicação. A drenagem linfática, por exemplo, é uma massagem indicada para modelar o corpo e reduzir medidas. Ao atuar no sistema linfático e circulatório, é a grande aliada no combate à celulite, afinal, possui como uma de suas principais ações a dissolução de nódulos. Além da drenagem, a massagem relaxante costuma ser sucesso entre os frequentadores do Bellagio Spa, afinal, com o propósito de atuar nos pontos de contraturas e tensões do corpo humano, e através das manipulações desenvolvidas sobre a musculatura e tecido cutâneo, proporcionam um profundo relaxamento e bem-estar.
A Especialista Ótica e Auditivos - Transformando deficiência em eficiência
Com quase um século de mercado, A Especialista Ótica e Auditivos traz um modelo inédito para o Brasil focado na saúde visual e auditiva. “Nosso laboratório foi totalmente repaginado com equipamentos de última geração, com capacidade de fazer lentes da mais alta qualidade em minutos e, sendo próprio, temos mais agilidade e controle das entregas. O futuro chegou a Campinas”, conta o diretor da rede, Paulo Rangel. Os Centros Auditivos possuem toda a infraestrutura para avaliação e testes de aparelhos auditivos totalmente sem custo, com acompanhamento de uma equipe de fonoaudiólogas experientes e especializadas no tratamento da audição e zumbidos. “Nosso foco é a saúde, queremos traduzir a qualidade de vida através da tecnologia e do atendimento especializado” conta a fonoaudióloga Ligia Assumpção de Marco. “Nós acreditamos que a deficiência visual e auditiva deva ser tratada de forma positiva, levando as pessoas a ter o melhor para viver os momentos da vida. Vamos transformar a deficiência em eficiência”, comenta Ligia. “Sempre investindo em equipamentos e profissionais para garantir que o cliente tenha as melhores indicações e tratamentos com produtos de qualidade superior, afinal a visão e audição não dá para tratar sem compromisso com a saúde, afirma Paulo Rangel.
Sexologia médica - Terapia sexual com bons resultados
Área de atuação reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), a Sexologia Médica atua no cuidado da saúde sexual das pessoas, levando em conta os componentes anatômicos e funcionais, psicológicos e sociais da sexualidade humana. Trata principalmente de disfunções sexuais tais como inibição ou diminuição do desejo sexual, disfunção erétil, ejaculação prematura ou inibição ejaculatória, dificuldade ou incapacidade de obter orgasmo, dispareunia (dor à penetração vaginal) e vaginismo (incapacidade ou extrema dificuldade em ter penetração vaginal).
Na maioria dos casos, o tratamento é feito por terapia sexual que se utiliza de técnicas cognitivo-comportamentais, à exceção do vaginismo, que habitualmente é tratado com técnicas complementares específicas. Podem ainda ser prescritos tratamentos medicamentosos, quando indicados.
“A terapia sexual costuma ser breve e pode trazer bons resultados já nas primeiras sessões. Muitas vezes, as pessoas chegam confusas e precisam apenas de um esclarecimento cientificamente embasado que as situe adequadamente entre as inúmeras informações – nem sempre confiáveis – que obtêm através de outros meios de comunicação", explica Nilva Ferreira de Andrade, especialista em Sexologia Médica com título reconhecido pela AMB, e atua na área desde 1986.
Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e com pós-graduação em Sexologia pela Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, ela foi responsável pelo Ambulatório de Sexologia do Caism-Unicamp de 1987 a 2015 e ressaltou que o assunto ainda é tratado com alguma dificuldade na sociedade.
“É importante vencer os constrangimentos, os mitos e os preconceitos que envolvem as questões da sexualidade e procurar ajuda profissional, ética e competente para alcançar uma plena e prazerosa saúde sexual", completa a especialista.
Grupo Surgical - Cirurgiões se juntam para atender urgências e emergências
Um grupo formado por 12 cirurgiões conseguiu padronizar, aprimorar e aumentar a qualidade do atendimento cirúrgico de urgência e emergência em Campinas e região. Criado para suprir uma deficiência encontrada nos serviços de saúde, o Grupo Surgical implantou marcadores internos, controle de resultados e padronizou o atendimento a emergências cirúrgicas em suas diferentes apresentações. Com esta mudança, quem precisa de atendimento de urgência e emergência consegue encontrar o mesmo atendimento em vários hospitais da região.
“O paciente que precisa de urgência e emergência, muitas vezes, fica sem saber onde procurar atendimento. Agora, ele tem várias opções de hospitais, onde encontrará a mesma equipe e a mesma qualidade”, explica o CEO do Grupo Bruno Pereira, que é cirurgião do trauma, urgência e emergência. “Um bom atendimento pode ser, muitas vezes, a diferença entre a vida e a morte. Nossa equipe está em constante atualização em outros países para oferecer aos pacientes da região de Campinas o que está sendo trabalhado no resto do mundo”, completa Pereira.
Em Campinas, o Grupo Surgical atende no Hospital e Maternidade Madre Theodora, Hospital Irmãos Penteado, Hospital Beneficência Portuguesa, Maternidade de Campinas, Hospital Metropolitano e Hospital Santa Tereza, além da Clínica Progastro. Em Valinhos, no Hospital e Maternidade Galileo e, em Vinhedo, na Santa Casa. Além de atendimento cirúrgico de urgência e emergência, a equipe também realiza atendimento ambulatorial e procedimentos eletivos. O Grupo Surgical atua nas seguintes áreas: urgência e emergência, trauma, aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia videolaparoscópica, cirurgia de cabeça e pescoço e cirurgia torácica, além de possuir larga experiência com doentes críticos e Terapia de Pressão Negativa. Pelo trabalho que oferece, o Surgical recebeu duas cerificações da América Latina Certificações: a ISO 9001 e a OHSAS 18001.
“Nosso trabalho vem crescendo a cada ano e os resultados realmente são muito satisfatórios. Hoje, os pacientes da região de Campinas que precisam de algum atendimento de urgência e emergência cirúrgica, cirurgias eletivas ou até mesmo consultas eletivas conseguem encontrar uma mesma equipe em vários serviços hospitalares, com atendimento no SUS, convênios e particulares”, explica Pereira.
No ano passado, o grupo realizou 2.218 cirurgias, sendo 1.372 de urgência. No mesmo período, eles registraram 12.099 consultas eletivas. Entre as cirurgias mais realizadas, estão apendicectomia, colecistectomia (retirada da vesícula) e colectomia (retirada total ou parcial do cólon), entre outras.
Centro Especializado Starkey - Inteligência artificial em aparelhos auditivos
A perda auditiva é um dos maiores problemas em adultos e idosos. Para contribuir com uma vida mais ativa e sem limitações, foi lançado o primeiro aparelho auditivo que utiliza a inteligência artificial para monitorar a rotina do usuário. Com funções como o Alerta de Quedas, detecta quando o usuário sofre uma queda e envia alertas para contatos de confiança que poderão ajudá-lo. Chamado de Livio AI, o aparelho foi lançado no ano passado pela Starkey nos Estados Unidos, e já é oferecido no Centro Especializado Starkey, em Campinas. Além de ter uma qualidade de som superior e excepcional, também possui um tradutor de 27 idiomas. “O Livio AI é o primeiro aparelho auditivo multipropósito que ajuda os usuários não apenas a restaurar sua audição, mas a melhorar a sua saúde geral e bem-estar”, diz a gerente de produtos e treinamentos da Starkey, Natacha Fregnani Boarati. Atualmente, cerca de 466 milhões de pessoas no mundo tem perda de audição. Sabemos que essa condição, muitas vezes, não vem sozinha. “Trata-se de uma alteração que, muitas vezes, traz outras consequências à saúde daqueles que a possuem”, explica Natacha. Desde 1989, a perda auditiva vem sendo associada a quadros de declínio cognitivo, principalmente entre os idosos. A ideia do Livio AI é criar uma profunda conexão entre o tratamento da perda auditiva e a redução dos riscos à saúde. “Uma perda auditiva não tratada impacta significativamente na qualidade de vida do paciente, incluindo aumento nas chances de demência, declínio cognitivo, ansiedade, estresse, isolamento social e aumento do risco de quedas. E podemos reverter isso reconectando os usuários às pessoas, lugares e atividades que eles amam”, explica a gerente de produtos. Além disso, com um aplicativo muito fácil de usar, os usuários irão se beneficiar de um aparelho auditivo capaz de monitorar a saúde do corpo e do cérebro, que mede a frequência cardíaca através das orelhas. “Essas funções encorajam o usuário a viver uma vida mais ativa, física e mentalmente. Ele pode também entrar em contato com seu fonoaudiólogo solicitando ajustes no equipamento por meio do próprio telefone celular. Sem dúvida é um aparelho que veio para revolucionar e mudar a vida do deficiente auditivo ajudando-o a se conectar com o mundo”, diz Natacha.
H&M Espaço de Saúde e Beleza - Lipo sem cortes
Para chegar com o corpo em forma e encarar aquele biquíni no Verão, muitos tratamentos estéticos inovadores são indicados, pois ajudam a melhorar a região que precisa ser diminuída. Um dos procedimentos mais modernos contra a gordura localizada é a Ultracavitação Focalizada, também conhecida como Lipo sem Cortes. “É sem dor e sem riscos. O tratamento é realizado através de equipamento não invasivo e garante resultados visíveis desde a sua primeira sessão, eliminando em média de 2 a 4 cm por área tratada”, diz a proprietária da H&M Espaço de Saúde e Beleza, Shyrly Masson Cristofoletti. As sessões são realizadas com intervalos de 15 a 30 dias.
A H&M foi  desenvolvida como um espaço único, que reúne todos os cuidados de beleza facial, corporal, saúde e bem-estar. Além da Lipo sem Cortes, a clínica oferece tratamentos inovadores de redução de medidas, prevenção da flacidez e os mais variados tipos de tratamentos a laser. Além de procedimentos completos para estética facial, rejuvenescimento e terapia capilar. “Temos um espaço de saúde completo com acompanhamento nutricional, especialistas em massagens e relaxamentos”, diz Shyrly. Os clientes também contam com um salão especializado com hair stylist, design de unhas, podologia, design de sobrancelhas, micropigmentação fio a fio, entre outros. A H&M é distribuidora exclusiva dos produtos dermocosméticos da Marca Valmari.
Umberto Takahashi – Fisioterapia - Técnica exclusiva para tratar dores cervicais
A região cervical é o segmento da coluna vertebral de maior mobilidade. Formada por sete vértebras, tem como principais funções manter o suporte adequado e dar estabilidade para a cabeça e proteger a medula espinal. “As alterações degenerativas músculoesqueléticas na coluna cervical podem originar cefaleias, hérnia de disco e dores na ATM (articulação temporomandibular)”, relata Humberto Takahashi, fisioterapeuta, criador da técnica HAT-IPTM.
O especialista afirma ainda que as cefaleias cervicais apresentam aumento da tensão pericraniana e maior extensão de dor relatada na face e na cabeça.
Geralmente, as alterações degenerativas nas vértebras têm origem na região cervical alta (C0-C1), no entanto, não devem ser confundidas com a enxaqueca, uma doença de origem vascular. “É muito comum as cefaleias cervicais estarem relacionadas com dores na ATM, definida como todo e qualquer contato estático entre os dentes superiores e inferiores. Qualquer anormalidade no contato desta oclusão poderá levar a uma mastigação unilateral e à hiperatividade dos aparelhos dos músculos mastigatórios, gerando assim, tensões musculares assimétricas na região crânio- mandibular”. De acordo com ele, essa condição resulta em desequilíbrios posturais no sistema musculoesquelético, criando desarranjos intra-articulares, como na posição do condilo e do disco na ATM surgindo dores e travamento no local.
Outra alteração que poderá ocorrer, conjuntamente ou não, é a hérnia de disco cervical. “A hérnia cervical se caracteriza pelo deslocamento do disco intervertebral. Isso comprimirá a medula espinal e os nervos nessa região resultando em dores, podendo até irradiar para o braço”, explica.
Tratamento com a técnica HAT-IPTM:
O tratamento com a técnica HAT-IPTM consiste primeiramente em uma avaliação para detectar os músculos hiperativos (contraturados), desvios posturais e as articulações degenerativas nessa região, detectando a causa e as consequências dos problemas devido às disfunções músculo-esqueléticas dessa região. “Tratamos com terapia manual com objetivo de realinhamento muscular e reposicionamento articular, resultando assim na eliminação dessas dores e na melhora na postura. Após esse primeiro momento, sugere-se um tratamento de reabilitação preventiva como Pilates, musculação terapêutica e fisioterapia funcional, que são técnicas de fortalecimento, alongamento e também de manutenção das articulações nessa região”, diz.
Nosso Cantinho - Estrutura completa para atendimento diurno a idosos
Um recente levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no Brasil e passará de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%). Para se ter uma ideia, até o ano de 2039, o número de idosos com mais de 65 anos vai superar o de crianças de até 14 anos. Atentos a essa demanda e às necessidades desse público foi inaugurado recentemente, em Valinhos, o Nosso Cantinho, que oferece atendimento especializado e de qualidade para os idosos passarem o dia.
“Percebemos que muitas pessoas não tinham com quem deixar os pais, avós, tios enquanto trabalham ou desenvolvem suas atividades diárias. Tivemos a ideia de montar um local que oferece estímulo mental e físico para esse público. No Nosso Cantinho o cuidar é essencial, mas outros fatores como o convívio entre amigos, a oportunidade de realizar atividades diferentes, leituras de jornais e revistas, alongamentos, atividades esportivas, passeios e alimentação saudável também fazem parte da proposta”, destaca a nutricionista Mônica Mizukami, idealizadora junto ao pedagogo Roberto Cremasco Alves e a enfermeira Neia Martins do Nosso Cantinho. Os três têm vasta experiência em instituição de longa permanência para idosos.
As atividades são bem variadas e as pessoas acabam sendo protagonistas de sua história ao poderem escolher o que mais lhes interessa. “Oferecemos também oficina de culinária, dança, musicoterapia, pintura, atividades na horta, jogos como bingo, xadrez, dominó, cruzadinha. Mas outra coisa essencial em nosso trabalho é escutar as histórias deles, deixar que compartilhem seus sonhos, angústias, aflições”, destaca Mônica.
A equipe também oferece serviço de transporte, acompanhamento a consultas, exames e tratamentos. O local tem sala de TV, sala de café, refeitório e quartos masculinos e femininos para o descanso.
Cirurgia bariátrica - Operação por robótica é realidade na região 
Considerada mais uma evolução para os pacientes que precisam ser submetidos a uma cirurgia bariátrica, a operação por robótica apresenta algumas vantagens em relação ao procedimento feito por videolaparoscopia, que foi uma grande mudança em relação à cirurgia aberta, feita através de um corte na parede abdominal.
“Com a videolaparoscopia, a cirurgia bariátrica já se tornou um procedimento minimamente invasivo, com riscos semelhantes ao de uma retirada de vesícula ou de uma cesárea. Fazemos apenas cinco furinhos na parede abdominal do paciente, que, em pouco tempo, pode voltar às suas atividades rotineiras. Agora, estamos dando mais um passo: a cirurgia bariátrica robótica, que deixa o procedimento ainda mais seguro”, explica o cirurgião bariátrico Admar Concon Filho.
De acordo com ele, diferentemente do que muitas pessoas pensam, o cirurgião está ao lado do paciente e controla o robô que faz o procedimento. “O paciente não fica sozinho. O cirurgião está ao lado com ele o tempo todo. Uma das principais diferenças da cirurgia robótica é a precisão dos movimentos e a visão da câmera, que é em 3D, enquanto a realizada por videolaparoscopia é por 2D. O robô também nos permite movimentos maiores que os da mão humana”, explica. Para Concon, em alguns casos, a robótica pode oferecer vantagens significativas para o paciente. “Em cirurgias revisionais, em que há maior aderência interna, e em cirurgias mais difíceis, que podem ser inviáveis por videolaparoscopia. Nesses casos, a robótica pode evitar que o procedimento se transforme em uma cirurgia aberta”, esclarece.
“A verdade é que, assim como a cirurgia bariátrica videolaparoscópica passou a ser feita em grande quantidade no Brasil, a tendência é que isso ocorra com a robótica. Não sabemos quando, mas, provavelmente em alguns anos, seja o tipo mais comum de cirurgia. É uma evolução natural”, ressalta Concon.
O número de cirurgias bariátricas vem crescendo ano a ano no Brasil. Em 2018, segundo a Sociedade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, foram realizadas no País 63.969 cirurgias, um número 84,73% maior que em 2011, quando foram registrados 34.629 procedimentos desse tipo.
Apesar do crescimento, o número ainda é muito pequeno perto da quantidade de pessoas com indicação para o procedimento. Apenas no Estado de São Paulo, há cerca de 1.078.000 pessoas aptas para a cirurgia de redução do estômago. “Nós somos um dos países que mais realizam cirurgia bariátrica e utilizamos por aqui a mesma tecnologia de países desenvolvidos. Mas precisamos aumentar o acesso das pessoas ao procedimento, que é o mais eficiente para quem tem obesidade mórbida”, destaca o cirurgião.
CEVISA - Centro de Vida e Saúde - Centro é referência em tratamentos personalizados 
Fundado há cerca de 13 anos e desde então encantando os clientes que por lá ficam. Clientes, aliás, que crescem a cada dia que passa, por conta da excelência no serviço oferecido, além do tratamento diferenciado. Este é o CEVISA - Centro de Vida e Saúde, localizado na cidade de Engenheiro Coelho e que tem como objetivo promover a saúde através de um estilo de vida diferenciado.
Os tratamentos do local duram ao menos uma semana, sendo que a pessoa pode escolher entre sete programas: saúde emocional; diabetes e síndrome metabólica; fitness; antiestresse/insônia; apoio no câncer; reabilitação; super detox. Cada um dos programas possui suas particularidades, com profissionais extremamente capacitados para oferecer o melhor atendimento.
Ao hospedar-se no CEVISA, todo hóspede tem direito ao Programa Básico, que inclui: consultas e acompanhamento médico durante toda a estadia; avaliação e definição de um programa de saúde personalizado; cuidados de enfermagem 24 horas; avaliação nutricional e física, se indicado pelo médico; programa alimentar personalizado (desjejum, almoço e jantar); dieta de desintoxicação; alongamento; caminhadas na pista, grama e piscina; circuito de musculação; hidroginástica em piscina térmica coberta; hidroterapia e massoterapia conforme indicação médica; aulas de culinária; aulas de terapias naturais; palestras educativas (médica, nutricional, educação física, fisioterapia e psicologia); reflexão bíblica; aconselhamento espiritual; sessões de relaxamento; áreas de lazer (piscina e solarium); atividades recreativas; arteterapia; musicoterapia.
Com público principalmente feminino entre 35 e 60 anos, o CEVISA possui o maior complexo de hidroterapia da América Latina, contendo mais de 30 tratamentos de SPA (Saúde Pela Água). Através do tratamento, é possível propor uma mudança no estilo de vida, promovendo a saúde através de uma alimentação saudável natural, horas de sono reguladas, exercício físico, entre outras atividades.
Spa Sorocaba - Emagrecimento de forma saudável e integrada
Reunir a maior quantidade de médicos especialistas em um ambiente agradável e aconchegante, para ajudar o hóspede a atingir o objetivo em relação ao seu corpo. Foi com esse propósito que o SPA Sorocaba foi criado em março de 1995. Com uma série de profissionais que participam do processo de cada cliente, o local passou a ser dirigido pelo médico Manoel Carlos Beldi Castanho em 2001 e é referência na região.
Emagrecer de maneira saudável é o propósito do espaço. Para isso, o SPA Sorocaba conta com cardiologistas como o próprio diretor, além de Luis Castanho, seu filho. Há ainda psiquiatras como Tatiana Castanho (também filha de Manoel), psicólogos, esteticistas, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, enfermeiras e até cirurgião plástico.
O trabalho é feito de maneira integrada. A dieta, por exemplo, é elaborada em conjunto pela nutricionista, endocrinologista e cozinha. Cada hóspede que chega precisa fazer uma avaliação para saber como está fisicamente e só então é decidido quantas calorias ele poderá consumir por refeição. Já as atividades físicas são decididas após uma avaliação do organismo que a fisioterapeuta faz com o educador físico. Ou seja, nenhuma das atividades é feita sozinha pelos hóspedes.
O SPA conta com variados serviços, como: atendimento médico, alimentação, atividades físicas, centro de relaxamento e estética, fisioterapia, núcleo de psicologia e psiquiatria, recreação e lazer. Sobre o período que um hóspede fica por lá, existem aqueles que fazem apenas um SPA Day, como também há clientes que praticamente moram no local, permanecendo por até mesmo um ano.
Entre tantas atividades, as mais aclamadas acontecem no ginásio, com os educadores físicos. Além da musculação, é possível fazer diferentes tipos de luta, como muay thai e esgrima, e também outras práticas, destacando-se a GAP, funcional, dança e balé fitness.
SOS Cabelos - Restauração capilar usa técnicas inovadoras 
Fios com pouco crescimento, quebradiços, opacos ou oleosos? Esses são alguns dos fatores que atingem a autoestima de muitas mulheres e homens, desde jovens até idosos. Segundo o tricologista da clínica SOS Cabelos, Marcelo de Sousa, a maioria desses tipos de problemas é causada por diversos fatores. “A grande maioria da população moderna sofre uma vida estressada, principalmente os jovens, na faixa etária de 20 a 30 anos. Isso gera uma grande liberação de adrenalina e cortisol, durante esta fase de ansiedade, ocasionando aumento da oleosidade e queda de cabelo”, explica Sousa. Condições como pós-parto, hábitos errados, alimentação inadequada, disfunção hormonal (menopausa), tratamento quimioterápico e uso de produtos químicos (alisamento, progressiva) também prejudicam e debilitam a saúde dos cabelos e do couro cabeludo, segundo o especialista.
Para combater esses males e recuperar fios mais fortes e com brilho máximo, a clínica SOS Cabelos oferece diversos tratamentos inovadores e modernos. “Depois de uma análise completa e exames, nós implantamos o tratamento mais adequado a cada tipo de diagnóstico, que vai desde o uso de produtos anti-alopecia, equilíbrio do PH, estimulação de crescimento, recuperação dos fios e ajuda psicológica e reeducação alimentar”, diz Sousa, que ainda faz um alerta. “Um fator que contribui muito para uma boa recuperação é não demorar em tratar, pois um problema simples pode com o tempo tornar-se crônico. Além disso, é importante a pessoa sempre procurar um profissional especializado na área”, finaliza.
pH9+ - Água alcalina previne doenças
Instalada em um galpão bem estruturado, localizado na parte alta do tradicional bairro Proença, a pH9+ comercializa águas minerais naturalmente alcalinas de alta qualidade e pureza. Entre os benefícios está a facilidade desse tipo de água penetrar nas células do organismo e hidratar o corpo humano com uma maior eficácia do que as águas consumidas normalmente pela maioria da população, tendo como resultado diminuir significativamente dores de cabeça, enxaquecas, pele seca, cabelo seco, entre outros males.
Tal capacidade de hidratação, inclusive, estimula o sistema imunológico do organismo, prevenindo doenças cardíacas, doenças degenerativas e ainda fornece um melhor ambiente para as células, melhoria na absorção de nutrientes e coopera para o aumento metabolismo basal. O consumo de água alcalina possui também efeitos benéficos para prevenção da diabetes, redução da azia, auxílio no emagrecimento, redução do Alzheimer e da osteoporose, alívio na artrite e outras tantas doenças. Uma sugestão é beber cerca de 30mL de água alcalina por quilo corpóreo por dia, ou seja, uma pessoa de 70kg deve beber pelo menos cerca de 2 litros de água alcalina por dia.
Por falar nas doenças degenerativas, as quais se desenvolvem em meio ácido, elas são capazes de tornar o indivíduo mais propício a desenvolver inúmeras doenças. Afinal, ao ingerir alimentos ácidos, comuns ao cotidiano da população, como refrigerantes, produtos industrializados e frituras, por exemplo, acabam aumentando a dificuldade do corpo de eliminar o excesso de ácidos, prejudicial à saúde e que deve ser eliminado através da urina, respiração, estômago e da transpiração.
Com a proposta de manter a qualidade da água mineral, os galões e demais frascos da pH9+ são estocados sobre pallets adequadamente dispostos em um ambiente adequado e isento de iluminação. Além disso, o transporte é feito por uma equipe especializada em carga e descarga de produtos em locais desprovidos de luz solar.
Clínica Camila Dutra - Check-up garante um sorriso aberto 
É melhor prevenir do que remediar. Com essa conduta dá para evitar diversas doenças e complicações relacionadas ao corpo, incluindo a região bucal. Uma simples forma de praticá-la é realizando o check-up odontológico preventivo. “É de extrema importância realizar a profilaxia (limpeza profissional) e o check-up preventivo com frequência, porém, muitos acabam não realizando este tratamento, que é o mais básico”, explica a cirurgiã-dentista Camila Dutra. Por meio das consultas de rotina é possível prevenir inúmeros problemas, ou mesmo tratá-los ainda no início, tornando os tratamentos mais tranquilos e menos invasivos. “Além disso, a má higiene bucal, associada à falta de acompanhamento de um profissional, pode trazer prejuízos localizados como mau hálito, cáries, perda dos dentes, infecções na gengiva, câncer bucal e também para a saúde sistêmica como problemas cardíacos, pulmonares e diabetes”, comenta Camila, dona da clínica que leva seu nome há 17 anos.
 Sempre atenta as inovações para oferecer o que há de melhor para os pacientes, tanto em qualidade de tratamento quanto em conforto, a Clínica Camila Dutra oferece tratamentos não só para a saúde bucal, mas também nas condições gerais de saúde interligadas e até mesmo nas intervenções estéticas. O acompanhamento com o cirurgião-dentista é fundamental para uma vida saudável equilibrada. “Contamos hoje com um time de profissionais de todas as áreas da odontologia: reabilitação bucal, odontopediatria (bebês e crianças), cirurgia e implante, periodontia (gengiva e tecidos de sustentação dos dentes) endodontia (tratamento de canal), odongeriatria, ortopedia e ortodontia (aparelhos de diferentes tecnologias), bruxismo, ronco e apnéia do sono, acompanhamento de gestantes e aconselhamento em amamentação entre outros. A clínica oferece ainda tratamento de ponta na tão comentada Harmonização Facial”, destaca Camila.Para manter o padrão de excelência nos tratamentos, a dentista foi até a Universidade de Harvard se especializar em procedimentos estéticos e harmonização facial, área da odontologia que realiza procedimentos estéticos combinados com o objetivo de melhorar a harmonia do rosto. Segundo a cirurgiã-dentista, é possível associar diversas técnicas como a toxina botulínica e os preenchedores faciais. “Desta forma, pode-se alterar os traços indesejados, além de tratar o envelhecimento facial, e melhor ainda, preveni-lo”, diz a especialista.
É importante ressaltar que e os métodos disponíveis são minimamente invasivos, sem a necessidade de cirurgia. “Para valorizar a beleza de cada pessoa, é possível realizarmos mudanças sutis, como delinear o lábio e remover rugas e linhas de expressão. Entretanto, o objetivo principal é trazer naturalidade a mudança desejada, explorando o potencial de cada face sem transformá-la,” completa Camila.
Clínica Odontológica Dr. Walter Machado de Campos Jr. - Cuidados com a saúde bucal na terceira idade 
No Brasil, 80% dos tipos de câncer bucal, ou mais, são causados por próteses mal adaptadas ou vencidas. “Existe uma cultura de que os portadores de dentaduras não precisam visitar o dentista. E isso não é verdade. A perda óssea avançada nos arcos dentais também estão diretamente relacionadas com dentaduras em mal estado. É preciso lembrar que todas as próteses, parciais ou totais, devem ser substituídas a cada cinco anos, mesmo aquelas que aparentemente estejam em bom estado”, alerta o dentista Walter Machado de Campos Júnior. Nos últimos quase 40 anos de atuação, o profissional já realizou inúmeros tratamentos, e em especial, as próteses totais e parciais, fixas ou removíveis.
Com sua vasta experiência em clínica odontológica, Machado de Campos Jr. dedica-se há mais de 20 anos à odontologia para os pacientes com mais de 60 anos. Docente da Faculdade de Odontologia na PUC-Campinas durante 25 anos, atua hoje em dia exclusivamente em seu consultório. Com características individualizadas sempre pautadas na qualidade, simplicidade e respeito ao próximo, Machado de Campos Jr buscar tornar o relacionamento entre paciente e profissional o mais agradável e confiável possível. Em seu laboratório de prótese dental onde desenvolve pessoalmente cada trabalho, presta atendimento exclusivo aos pacientes da terceira idade, conseguindo assim, encontrar soluções para os mais complexos casos relacionados a problemas dentais que surgem nos pacientes desta faixa etária. Entre os mais comuns, estão as retrações gengivais, que favorecem a sensibilidade à dor por estímulos de temperatura e alguns alimentos, principalmente os doces. O destaque fica por conta dos pacientes com doenças crônicas, como diabetes, e também cardíacos, os quais necessitam ter ainda mais atenção.
Hospital Centro Médico de Campinas - Nova Unidade Cardio-Neuro-Vascular
Considerado referência em tratamentos de saúde, o Hospital Centro Médico de Campinas, que já disponibilizava a maior UTI privada na região, acaba de inaugurar sua Unidade Cardio-Neuro-Vascular, ampliando em mais de 50% seus leitos de alta complexidade. Suportada por equipamentos de última geração, a unidade funciona deste agosto para oferecer um serviço integrado e dedicado às doenças vasculares, com protocolos bem definidos e conduzida por renomados especialistas em seus campos de atuação.
“Nasceu com a ambição de ser referência, oferecendo o que a medicina tem de melhor para o tratamento dessas doenças”, ressalta o diretor-executivo, Henri Tannus Boteon. Segundo ele, até o momento, nenhum hospital da cidade oferece as mesmas condições do novo atendimento. Os dois equipamentos de hemodinâmica são os mais modernos da região, com equipe médica multiprofissional de excelência e presença de cardiologista intervencionista e neurologista vascular todos os dias.
A unidade é composta por um setor de hemodinâmica com capacidade para realizar mais de 450 procedimentos/mês e 24 leitos totalmente equipados e dedicados a patologias cardio-neuro-vasculares. Também produzirá diversos dados para pesquisa no campo da embolização de aneurismas cerebrais.
“Somos pioneiros na região a oferecer o procedimento de plastia mitral percutânea para tratamento da válvula do coração sem a necessidade de cirurgia, com procedimento minimamente invasivo,” explica o diretor.
Com esse novo serviço, o Centro Médico se consolida como referência para tratamento de cardiopatias estruturais e de angioplastias complexas. Também oferece o que há de mais moderno em hemodinâmica, como correção de aneurismas complexos de aorta, com próteses ramificadas e fenestradas, embolização de miomas, tumores de fígado, tratamento de artéria periférica e neurointervenção para tratamento agudo do AVC, fundamental para proporcionar um menor nível de sequela.
“Nas doenças cardíacas e neurológicas, a rapidez do atendimento, a precisão do diagnóstico e a eficácia do tratamento, fazem toda diferença”, finaliza Boteon.
Rosa Massoteraupeuta - Lipomodelagem é a queridinha das celebridades
A partir de técnicas avançadas na área terapêutica e facial, a massoterapeuta Rosa Silva vem construindo sua trajetória profissional em Campinas há 20 anos. Além do domínio dos métodos dentro do universo estético, Rosa possui ainda o suporte de uma equipe treinada e especializada desde o atendimento até o tratamento.
Sendo assim, é possível destacar a lipomodelagem orgânica como uma das técnicas mais requisitadas pelas clientes da massoterapeuta. Desenvolvida por Eli Monteiro, uma das esteticistas mais renomadas no País, o procedimento é indicado para qualquer pessoa: homens, mulheres, gestantes, indivíduos que estão em situação de pré e pós-operatório e pessoas com muita retenção de líquido. A técnica costuma também fazer sucesso para quem deseja aproveitar o Verão em grande estilo: famosas como Taís Araújo, Yasmin Brunet e Giovanna Antonelli, por exemplo, já revelaram ter se utilizado de tal técnica.
A lipomodelagem orgânica é um método agradável, indolor, e combina técnicas de movimentos alongados semelhantes ao bombeamento da corrente sanguínea, e faz com que ative a circulação, excretando toxinas do organismo após sua realização. Ao promover o chamado reposicionamento muscular instantâneo, a técnica realiza um verdadeiro “Efeito Cinderela” em partes como bumbum ou coxa. Considerada diferente das massagens convencionais e drenagens linfáticas, a lipomodelagem apresenta resultados visíveis, principalmente no que se refere à perda de gordura localizada, celulite e retenção de líquidos.
São Leopoldo Mandic - Faculdade sedia o Health Innovation Day
Com a proposta de criar um espaço de inovação dentro do curso de graduação de Medicina, a faculdade São Leopoldo Mandic sedia o Health Innovation Day, no dia 29 de outubro. O evento integra a Semana de Inovação de Campinas e vai reunir alunos e profissionais da saúde para debater sobre inovação em saúde, startups, além de acompanhar o lançamento do Mandic Health Innovation Hub. “Percebemos que os nossos alunos são da nova geração natural digital e eles têm a necessidade de interação com conteúdo e inovação na área da saúde. A data foi escolhida na semana de inovação que vai ocorrer em Campinas, organizada pela Prefeitura, e queremos comunicar que a São Leopoldo Mandic está empenhada em desenvolver esta área de inovação”, explica o coordenador do curso de Medicina da faculdade, Guilherme Succi.
O HUB da SLMANDIC tem como propósito ser o espaço de encontro entre os diversos profissionais do ecossistema de inovação em saúde, apoiando a validação de novas ideias, o processo regulatório do setor e a aplicação de soluções inovadoras na rede de serviços, buscando soluções para as instituições em toda cadeia do setor saúde. “A vantagem de estar dentro da faculdade de Medicina é termos acesso a todo ecossistema de saúde, que são os serviços de saúde, áreas de pesquisas com rigor científico, tendo uma conexão com todo mundo envolvido no sistema de saúde, desde gestores de saúde públicos a secretários, médicos e demais profissionais com interesse para desenvolver novos produtos na área de saúde”, explica Succi.
O HUB oferece planos atrativos para uso do espaço para trabalho, estrutura para reuniões e eventos, facilidades para conectar com a comunidade interna da SLMANDIC de alunos e professores, além de apoio jurídico e técnico para validação do negócio e conexões.
A sede do HUB será a Faculdade São Leopoldo Mandic, que conta com mais de 8.200 alunos entre graduação e pós-graduação, 9 unidades em 7 diferentes estados e profissionais de renome no corpo docente. “A Faculdade desenvolve pesquisas e parcerias com diversas instituições do setor privado e público. A inovação sempre foi um diferencial de nossa marca e o Mandic Health Innovation Hub será um espaço catalisador das ações de inovação em saúde, para isso procuramos parceiros que desejem aliar sua marca ao nosso negócio, buscamos grandes empresas do setor e, principalmente, startups”, comenta o coordenador.
As startups que aderirem agora ao Mandic Health Innovation Hub serão parceiras no evento de lançamento. Para participar, basta entrar em contato pelo e-mail: thiago.trape@slmandic.edu.br.
Vip Nutricional - Nutrição personalizada tem resultado eficiente
A busca por um profissional de nutrição pode ocorrer por vários motivos: emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar a condição de saúde ou investir no condicionamento físico. Segundo a nutricionista Franciela Trevisan, do Projeto Vip Nutricional, é preciso olhar o ser humano como um todo antes de definir um cardápio. Ela acredita que o resultado eficiente vem por meio de um projeto personalizado para cada paciente. Para ela, ser saudável é apaixonante e esse é, sem dúvidas, o propósito do Vip Nutricional.
Franciela conta que o primeiro passo é fazer uma análise completa do indivíduo vendo suas preferências alimentares, suas variações de peso. Outro ponto essencial são os exames laboratoriais, genéticos, a checagem da intolerância alimentar e uma análise da composição corporal. “Cada pessoa tem uma necessidade diferente quando o assunto é alimentação, por isso o cardápio precisa ser personalizado e atender a necessidade nutricional de cada pessoa. Os exames são fundamentais, pois ajudam a checar a real necessidade individual”, conta a nutricionista.
Dentre as análises feitas para cada paciente está o exame de sensibilidade alimentar. “Algumas sensibilidades alimentares podem causar depressão, ansiedade, saciedade, aumento de peso, dificuldade de redução de peso”, conta. Outro ponto importante é a análise da flora intestinal. “Detectamos qual bactéria vive dentro da pessoa e como a alimentação e o complemento de lactobacilos pode regularizar a flora intestinal”, destaca.
O exame genético também é outro ponto importante no atendimento do Projeto Vip Nutricional, que pode mostrar variações de mutações genéticas. “Temos como tentar postergar algumas doenças por meio da alimentação”, destaca.

Escrito por:

Da Redação da Metrópole