Publicado 28/09/2019 - 17h44 - Atualizado 28/09/2019 - 17h52

Por Francisco Lima Neto

A seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar

Divulgação

A seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para o processo seletivo para cursos técnicos gratuitos até o dia 10 de novembro. São 6 mil vagas para o primeiro semestre de 2020, distribuídas em 34 municípios do Estado. Para Campinas e região estão disponíveis 542 vagas. São 160 vagas para Campinas, 80 para Capivari, 182 para Hortolândia e 120 para Piracicaba. As inscrições são gratuitas e não há provas. Assim como nas edições anteriores, a seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar.
Para se inscrever, o candidato deve criar um cadastro no portal https://processoseletivo.ifsp.edu.br e preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico. São oferecidos cursos em três modalidades diferentes. A primeira é o curso técnico integrado ao ensino médio. O candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Ele cursará o ensino médio e o técnico no IFSP. A segunda modalidade é o curso técnico concomitante ao ensino médio. O candidato deve estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP. A última é o curso técnico subsequente ao ensino médio. O candidato deve ter concluído o ensino médio. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP.
O IFSP conta, em todos os campus, com um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), responsável por realizar o acolhimento, o atendimento e o acompanhamento de estudantes com necessidades em todos os aspectos, do psicossocial ao pedagógico, além de fomentar ações coletivas, como palestras e capacitações, para sensibilizar toda a comunidade acadêmica sobre a diversidade e a inclusão.
Outros dois núcleos são de extrema importância dentro da Instituição. O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) promovem debates e campanhas de forma a banir e evitar quaisquer situações de violência e de discriminação dentro da Instituição e pela comunidade do IFSP.
Campus
As quase 6 mil vagas estão distribuídas nas seguintes cidades paulistas: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.

Escrito por:

Francisco Lima Neto