Publicado 19/08/2019 - 16h15 - Atualizado 23/08/2019 - 13h58

Por Da Redação da Metrópole


Leandro Ferreira/AAN

A massa de trigo integral preparada de forma artesanal tem ampliado sua aceitação entre os apreciadores de uma bela pizza. A massa de fermentação lenta e natural segue sendo uma aposta das pizzarias. A criatividade dos pizzaiolos na combinação de ingredientes frescos dispostos sobre o colchão de molho de tomate parece não ter limite e torna um desafio a quem tem de optar por um ou dois dos sabores.
Espósito Pizzeria
Com fortes raízes italianas, a Espósito Pizzeria oferece o melhor das “redondas” aos clientes em um ambiente aconchegante. Localizada em Barão Geraldo, há 10 anos a casa faz parte do Grupo Empório do Nono e conta com mais de 20 opções de pizzas com ingredientes frescos e massas artesanais. Para abrir o apetite, uma dica é saborear o Pão de Calabresa, feito na hora e servido quentinho em cubos. As clássicas Piadinas, lanches feitos com massa fina de pizza, contam com seis sabores como quatro queijos com filé mignon e aliche. 
Entre as pizzas, os destaques ficam com a Mogiana e a Mantiqueira, preparadas com queijos artesanais. A primeira combina queijo Mogiana artesanal da Fazenda Atalaia, bacon, requeijão cremoso, sálvia e tomate pelado. Já a Mantiqueira é servida com queijo Mantiqueira artesanal, da mesma fazenda, geleia de pimenta e muçarela. “A ideia da  massa é ser bem paulistana e italiana, tanto que ela não leva sal e nem há bordas recheadas. A nossa muçarela é do box Roni, do Mercado Municipal de São Paulo. Fomos os primeiros a trazer esse produto para a cidade”, diz um dos proprietários, Junior Pattaro. Outra boa pedida é a Baiana, de calabresa moída, ovos, pimenta de bico, cebola, lascas de azeitonas pretas e muçarela. Muitas dessas iguarias foram criadas a partir de sugestões de clientes, como a Famiglia Palmiere (muçarela de búfala defumada, rúcula, tomate assado, presunto parma e lascas de azeitonas pretas), criada a oito mãos. Para acompanhar as redondas, o chope artesanal tirado com capricho é perfeito. Nas versões doces, as pizzas de Nutella com banana ou fruta da época e a de banana flambada com canela e sorvete de creme fazem a alegria dos clientes, além das Piadinas como a de Nutella com morango. A casa, com paredes decoradas com ilustrações e quadros que remetem à produção italiana de pizzas, também oferece serviço de entrega pelo Espósito Delivery e faz reservas para eventos.
ONDE: Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1110, Barão Geraldo, (19) 3288-0693. De segunda a quinta, das 18h às 23h.Sexta e sábado, das 18h às 0h. Domingo, das 18h às 23h. Site www.espositopizzeria.com.br
Via Margutta
A Via Margutta está presente na cidade de Valinhos há 19 anos. O nome da casa foi inspirado em uma pequena e pitoresca rua do centro de Roma, que liga a Piazza di Spagna à Piazza Del Popolo: a Via Margutta. Pensando nesse ambiente de arte, bom gosto e da famosa gastronomia os proprietários montaram um cardápio que vai além, do preparo, mas que seja esculpido.
Muito mais que pizzas tradicionais a casa oferece pizzas especiais, elaboradas com ingredientes nobres. Entre as boas opções de pizzas estão: Via Ficco, Rúcula e Parma e L’Aglio Nero. Ingredientes como brie, geleia de pimenta, figo, alho negro, muçarela de búfala e um autêntico molho italiano somam-se ao diferencial da forneria.
O local oferece ainda opções de saladas, sanduíches, porções, sobremesas, pratos e massas. Dentre as entradas que fazem sucesso estão o cornicciones (massa de pizza recheada) e o pão de calabresa .
Durante o almoço a Via Margutta trabalha com o sistema de buffet, com opções diárias de risoto, quatro proteínas (carne de ave, carne vermelha, peixe e carne suína), além de uma vasta mesa de frios e saladas. Sobremesas e frutas também estão disponíveis para os visitantes. De sábado, o local oferece uma tradicional feijoada com música ao vivo.
ONDE: R. Pedro Leardini, 350, Itamaracá Mall - Chácaras Silvânia, Valinhos. De segunda a sexta-feira, almoço, das 11h30 às 14h30, e de terça a domingo, jantar das 18h até a meia-noite. Telefones: (19) 3869-1603 e (19) 19 99988-9506. Site: http://www.viamargutta.com.br

Escrito por:

Da Redação da Metrópole